Localização de foto do Hospital Miguel Bombarda publicada em 1914

A construção do edifício principal (serviços administrativos) do Hospital Miguel Bombarda de Lourenço Marques, actual Central de Maputo foi em 1911/12 e por essa altura começaram-se a construir enfermarias e mais edifícios à frente da antiga Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane. 
Esta foto quase inédita do hospital nos tempos iníciais aparece numa edição da Revista Colonial publicada em 1914 e oferece uma perspectiva que me era desconhecida. Por isso vamos tentar a sua localização: 

FOTO 1
Legenda original: "Hospital de Lourenço Marques"
Passamos à FOTO 2 (desenvolvida inicialmente aqui) de cerca de 1929 à procura dos edifícios de cima, em que os pavilhões compridos serão certamente enfermarias. Na FOTO 2 estamos no primeiro andar da traseira do edifício principal do Hospital localizado ao centro-sul do recinto (o terreno murado desse edifício foi marcado com o número 1 no canto inferior direito) e a olhar para o lado da Polana:



FOTO 2
Ao fundo três edifícios do Hospital vistos do lado interior do recinto cerca de 1929
Na FOTO 2 por trás dos três edifícios marcados com 2, 3 e 4 passaria uma via no limite do a leste = nascente do recinto e que marco aí amarelo, mesmo que ela não estivesse ainda traçada. Vê-se à esquerda uma torre da estação da TSF no local do actual Parque dos Continuadores, mostrando por exemplo na FOTO 2 qual direcção de onde estaria o Hotel Polana.  
Marquei na FOTO 2 com o número 3 um pavilhão comprido com arcada no rés do chão. Vamos ver que ele e os dois que o ladeiam correspondem precisamente aos que se vêm na FOTO 1 mas se forem vistos do lado oposto, isto é do exterior do recinto do Hospital.


FOTO 1 com marcas
Legenda original melhorada: Cinco edifícios do centro para o canto sudeste
do recinto do  "Hospital de Lourenço Marques"
Na FOTO 1 temos então num grupo da frente os mesmos três edifícios da FOTO 2, que são marcados com o 4 (um grande edifício de primeiro andar), o 3 (um pavilhão com arcada no R/C, ao centro deste grupo) e o 2 (outro pavilhão, provávelmente também uma enfermaria em construção) relativamente mais para norte, mas repito vistos do lado oposto ao da FOTO 3.
Podemos também reparar na FOTO 1 no edifício marcado com o número 1 que e como se pode ver pelo indicado com a marca vermelha era o edifício principal do hospital (vê-lo também aqui). Na FOTO 1 mais para o fundo e na mesma direcção da linha verde temos um edifício mais baixo que será o que vemos na FOTO 3 em primeiro plano.

FOTO 3
Os três edifícios ao longo da linha verde da FOTO 1 mas aqui vistos de Oeste para Leste
Na FOTO 4 dos anos 40 podemos ver que estes edifícios do início do Hospital continuavam a existir e que tinham aparecido muitos outros nos espaços inicialmente vazios. 

FOTO 4
Os cinco edifícios da FOTO 1 localizados relativamente a:
Verde: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane, passava mais afastada

 do edifício principal do que marquei nas FOTO 1 e 3
Amarelo: Av. General Botha, actual Nduda
Nem na FOTO 2 nem na FOTO 4 se consegue ver bem o edifício marcado com o número 4 e de facto nunca antes da FOTO 1 tinha conseguido boa foto dele. Tinha aparecido com a marca vermelha nesta mensagem sobre a zona do Hospital próxima das Avs. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas e Nduda, antiga General Botha onde tentámos ver o que tinha sido inicialmente mas sem muita certeza no final. Mas concluímos que continuava a existir e que parecia recentemente ter tido a ver com a Psiquiatria ou a Culaia (?) / Centro de Aconselhamento.
Resumindo, a FOTO 1 mostra o Hospital e a sua zona nos tempos iníciais visto digamos da antiga Av. Pinheiro Chagas em frente aos Irmãos Maristas e olhando para a Oftalmologia, que veio mais tarde ocupar o espaço que esteve livre durante muitos anos entre a esquina das avenidas marcadas a verde (a antiga Pinheiro Chagas, que na FOTO 1 era ainda um caminho) e a amarelo (a antiga General Botha, que não devia estar ainda aberta) e o edifício pouco conhecido de primeiro andar marcado com o número 4 nas fotos de cima.
Lembro também que os primeiros edifícios do Hospital foram construidos na esquina oposta à que vimos aqui (quer dizer na esquina sudoeste) e que foi o do director (1908) e algum tempo depois deve ter sido a primeira enfermaria..

Comentários