Mais fotos e info das aerogares de Lourenço Marques desde 1940

Depois de lhe dedicarmos este artigo, falámos neste outro da metamorfose da aerogare de Mavalane. Temos aqui mais três fotos da mesma em que indicarei em que configuração estava, faltando só a segunda das três, até se dar a grande transformação para sede da companhia aérea DETA, actual LAM após a inauguração do Aeroporto Gago Coutinho em 1962/63.
Começamos com uma foto da aerogare de Mavalane disponibilizada pela Gulbenkian :
Aerogare de Mavalane na 1a configuração de 1940 vista do lado da pista

Agora uma foto recuperada de postal à venda no site delcampe.net:
Aerogare ainda na 1a configuração de 1940 vista de frente, olhando-se para poente

Duas fotos da aerogare mas com aviões (um Junkers na primeira) a sobrevoá-la (montagens?) e reproduzidas do site Voando em Moçambique:

Lados da praça e da placa da aerogare de Mavalane, na mesma fase de construção

Agora a aerogare de Mavalane com uma nova 
ala construida no R/C do lado esquerdo e com novos blocos adicionados aos lados da torre, em foto do ACTD.

Aerogare na 3a configuração de 1947 vista do lado da pista com avião da TAP
E aqui a aerogare de cima transformada em sede da DETA/LAM vista do lado da cidade. 

Ao centro do edifício o mapa de Moçambique e paises vizinhos de 1940.

Para finalizar uma foto pouco conhecida da aerogare Gago Coutinho que substituiu a de Mavalane:
Vista da aerogare e torre de controle, para poente (do site delcampe.net)

Comentários