Piscina dos Velhos Colonos de Lourenço Marques: mais do Parque Infantil (3/5)

Inicio mais um artigo da série sobre a piscina da Associação dos Velhos Colonos (AVC) de Lourenço Marques, actual da maxaquene de Maputo com um foto da Gulbenkian:

FOTO 1
Vista para sudoeste da piscina dos Velhos Colonos original 

Segue-se uma foto apresentada por Fernando Pinho no facebook Alto Maé com a vista completa da piscina que foi inaugurada em 1950, dos campos de ténis e do telhado do edifício da AVC que aparece na parte inferior central da foto.


FOTO 2
Quarteirão dos VC visto para sul 

Na foto de cima, a leste (à esquerda) e a oeste (à direita) do quarteirão dos VC viam-se a Rua dos Velhos Colonos e a Princesa Patrícia, respectivamente. E a norte e sul respectivamente tinhamos a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane (em baixo) e a Afonso de Albuquerque, actual Touré (em cima).
Numa mensagem anterior tinhamos falado em detalhe sobre o parque infantil da Associação dos VC inaugurado em 1947. Nessa altura tinha ficado com a impressão que uma parte (pequena embora) do parque teria sido demolida para se construir a piscina o que mostraria planeamento deficiente e que os dois escorregas aquáticos talvez tivessem sido demolidos pois a sua atractividade teria então desaparecido. Mas a FOTO 2 mostra que o parque e a piscina se integraram perfeitamente sem necessidade de alterar o parque. 
Na FOTO 2 de que se vê em baixo um pormenor é agora claro que era para o lado de lá (nascente = leste) da linha amarela que estava o parque incluindo o cogumelo (laranja), os dois escorregas aquáticos (vermelho e azul) e o escorrega de elefante (roxo) - que não se consegue ver bem mas confirmar-se-á a seguir - e que estes elementos do parque coabitaram com a piscina pelo menos no seus tempos iniciais.

Pormenor da FOTO 2 
Pormenor da FOTO 2 de cima.
Azul escuro: canto a nordeste da piscina
Vermelho: escorrega aquático maior
Azul: escorrega aquático menor

Roxo: escorrega de elefante
Laranja: cogumelo
Amarelo: divisão entre o parque dum lado 

e o espaço da Associação, campos de ténis e piscina do outro

Nota-se agora bem que a linha amarela ficava no alinhamento do canto leste dum coberto 
construído nas traseiras do edifício da AVC.
Agora duas fotos da altura da inauguração do parque já anteriormente apresentadas mas que tal como a mensagem interior foram re-interpretadas integrando os pontos esclarecidos pela nova FOTO 2. Não ficam agora dúvidas que era para lá da linha amarela que estavam o cogumelo (laranja) e o o escorrega de elefante (roxo) de que se vê bem a sombra da tromba no chão nos dois casos e de que inicialmente, principalmente por na foto à direita não se ter boa perspectiva, eu não sabia em que posição exacta estavam.  

FOTO 3
Vistas para sudeste com o edifício da Mansão dos VC ao fundo (seta preta)

Focando-nos agora na piscina temos uma foto relativamente recente de Carlos Monteiro aqui reproduzida com a devida vénia do seu facebook pessoal

FOTO 4
No canto sudoeste e lvendo-se o lado oeste da piscina,
que é ladeado pela Av. Allende, antiga Princesa Patrícia

Comparando a FOTO 4 com a FOTO 2 via-se nesta última que a prancha grande estava rodeada por duas outras mais pequenas. Na FOTO 1 consegue-se ver melhor uma das pranchas mais pequenas e da maior que fica muito para a direita da foto vê-se pouco para que se possa comparar com o que se vê na FOTO 4 mas ...

MONTAGEM 1
Protecções em tubo parecem ser as originais 

Noto que também se viam as protecções originais e a parte da piscina que lhe ficava mais próxima na quarta foto da outra mensagem sobre a piscina.
Ver mais sobre esta zona nesta e nesta mensagens.
Continua no próximo artigo desta série.

Comentários

Bárbara disse…
Boa tarde,

Tenho lido o seu blogue e gostava de perceber onde ficaria a rua dos Antigos Colonos. Consegue ajudar-me?

Cumprimentos

Bárbara Loução
Rogério Gens disse…
Bárbara: Quer dizer a Rua dos Velhos Colonos? Veja aqui no google maps https://www.google.pt/maps/place/Maputo,+Mozambique/@-25.9712203,32.5851546,290m/data=!3m1!1e3!4m6!3m5!1s0x1ee69723b666da55:0x42497f579a6bb442!8m2!3d-25.969248!4d32.5731746!16zL20vMGZxYnk?entry=ttu
escolhendo no quadrado em baixo à esquerda para ver a foto e não o mapa.
É agora a Rua Francisco Malnge. Vê-se a piscina e todo esse quarteirâo era dos Velhos Colonos, agora tem diversos ocupantes mas todos do Estado. A rua só percorria 2 quarteirões. Cumps. RG