Primeiras estações de Caminhos de Ferro de LM: a de dois pisos adaptada para Alfândega (4/4)

Este edifício da Alfândega era para mim um dos grandes enigmas da cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo antiga. Suspeitava que fosse na zona das duas alfândegas já conhecidas (primeira e actual) e lógicamente não longe do recinto do porto e caminhos de ferro mas não tinha conseguido concretizar a ideia e tinha feito uma mensagem sobre isso. Uma imagem do filme da cinemateca portuguesa No País das Laurentinas de 1934 tem a solução e para variar nem são precisas muitas explicações. 
Primeiro a foto que se conhecia:

FOTO 1
Alfândega (Customs House) em Lourenço Marques
Agora a foto do filme da cinemateca onde aparece este edifício ao centro esquerda para o fundo da imagem e onde pode ser perfeitamente localizado:


FOTOS 2

Vermelho: edifício da FOTO 1 em 1934
Branco: prédio Santa Maria
Castanho:
Av. General Machado, actual Guerra Popular
Verde claro: Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores
Laranja: edifício da clarabóia (já sem a dita cuja)
Rosa: Av 18 de Maio, actual M. Inhaminga
Azul: estuário
Noto que ao centro da praça parecia estar em início de construção o monumento que foi inaugurado em 1935. E chegados aqui não é dificil ver o que tinha anteriormente sido o edifício da Alfândega da FOTO 1:


MONTAGEM 1
Vistas das primeiras estações para o lado leste
 
A entrada para estas estações para o público chegando da Baixa da cidade estava do lado oposto ao das linhas e por isso invisível aqui. Notam-se desse lado árvores que bordejavam a Av. 18 / 28 de Maio, actual M. de Inhaminga e são das que estão em primeiro plano na FOTO 1.
Em primeiro planos nas fotos desta montagem estava a primeira estação de 1887 e que se pode ver na FOTO 2 que ao seu tempo, em 1934, tinha sido demolida. Mais afastada estava a estação de combóio de dois pisos que veio a ser a alfândega da FOTO 1 e para se evitar confusões com o uso anterior ter-se-ia colocado a placa com letras grande à entrada. Como na FOTO 1 se viam árvores em frente ao edifício, ele aí estava provávelmente a ser visto do lado da cidade, oposto ao lado que se vê na MONTAGEM 1 que é do lado das linhas férreas e do recinto do porto. 
Foi em 1907 que começou a ser usado o cais (plataforma) das linhas que foi a primeira parte construida da estação de caminho de ferro actual que fica no lado poente da praça, por isso este edifício da antiga estação só pode ter começado a ser usado como alfândega a partir daí, o que põe 1907 como data inferior limite da FOTO 1.

Tudo isto colocado no mapa de 1903:
Cores para a mesma legenda das FOTOS 2
e vista com o sul = ponte cais para o fundo ou para cima
A FOTO 1 permite também esclarecer a posição exacta das primeiras estações de caminho de ferro da cidade.
Era esta a descrição feita anteriormente no HoM ao edifício da FOTO 1 e que se mantém:
- edifício pelo menos revestido a pedra com portas e janelas redondas em cima;
- varanda fazendo parte da construção e não aparelhada depois; 
- grupo de senhores fardados por isso não dá muito ideia da época, mas o senhor à direita tem um fato normal; 
- um atrelado de tracção animal, o que dá ideia de pouca disponibilidade de automóveis; 
- bandeira mas não dá para ver se é da monarquia ou república. 

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