Objectos inesperados ou não na Rua Consiglieri Pedroso entre 1900 e 1910

A primeira foto desta mensagem é nova no HoM e foi usada por Santos Rufino para mostrar a Rua Consiglieri Pedroso anteriormente à chegada do carro eléctrico à cidade de Lourenço Marques, actual Maputo que aconteceu em 1904. Estávamos aqui mais ou menos em frente à Casa Amarela e a olhar para o lado poente = oeste da rua.  

FOTO 1
Rua Consiglieri Pedroso cerca de 1900

Vimos depois nesta mensagem a mesma rua e zona em detalhe com imagens posteriores à de cima. Em todas elas ao prédio de primeiro andar à direita (para norte) da rua na FOTO 1, com platibanda decorada com vasos de cerâmica à italiana, tinha sido aplicada uma varanda alpendrada. Podemos recordar isso na foto seguinte que era também a FOTO 2 dessa mensagem anterior.

FOTO 2
Rua Consiglieri Pedroso com a linha do eléctrico e com menos árvores nos passeios
Revemos então na FOTO 2 à direita a tipografia do Jornal o Futuro que não aparecia na FOTO 1 por ela ter sido tirada um pouco mais para a frente. A seguir para oeste = poente via-se o terreno murado com três entradas do BNU e o prédio dos vasos à italiana, esses dois elementos estando na FOTO 2 como na FOTO 1, quer dizer sem evolução notória. 
Assim de novo localizados vamos ver um pormenor da FOTO 1.

FOTO 1 ampliada
Azul claro: parece um depósito de água elevado no passeio

E de facto não é a primeira foto em que vemos objectos inesperados nesta rua. A foto seguinte é já posterior a 1904 e marcamos aí o relevante para este caso:

FOTO 3
Azul claro: estrutura mais ou menos na posição da foto anterior 
mas sem depósito no topo
Vimos nesta mensagem o primeiro depósito de água da companhia distribuidora DBDC na Ponta Vermelha. Tinha a base da torre mais alargada mas o tanque em si seria de volume similar ao que apareceria na FOTO 1:

FOTO 4

Instalações das águas em 1902/3 na Ponta Vermelha
Seriam esses objectos/estruturas na Rua Consiglieri Pedroso depósitos de água da distribuição pública? Estranho é que não tenham aparecido mais fotos deles nas muitas que foram feitas na cidade nesses anos de 1900 a 1910.
Ver aqui texto sobre o primeiro abastecimento e distribuição da água à cidade.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Curioso;
Os meus cumprimentos.
Quero referir me a foto número 3.
Depois de consultar algunas outras fotos da mesma época, julgo, que o que refere como um depósito de agua se trata realmente do topo da moldura que rodeaba o Escudo Nacional da fachada da 2ª Escuadra. Se estou enganado pesso desculpa, mas essa é a miña impressao.
Um abraço.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Tem absoluta razão. Por algum motivo eu estava a ver qualquer coisa elevada mais para o fundo e erguida no ar. Corrigi e ficamos com um ou dois casos que sinceramente acho estranho, se fossem depósitos, não aparecerem em mais fotos. Por outro lado que tivesse havido depósitos, da rede ou particulares, para servir pelo menos os prédios de 2 pisos na baixa antes da água vir duma parte mais elevada da cidade também seria de esperar. Bombas de água a vapor já havia cerca de 1900. Por isso caso a acompanhar. Cumprimentos.