A primeira foto desta mensagem é nova no HoM e foi usada por Santos Rufino para mostrar a Rua Consiglieri Pedroso anteriormente à chegada do carro eléctrico à cidade de Lourenço Marques, actual Maputo que aconteceu em 1904. Estávamos aqui mais ou menos em frente à Casa Amarela e a olhar para o lado poente = oeste da rua.
FOTO 1
Rua Consiglieri Pedroso cerca de 1900 |
Vimos depois nesta mensagem a mesma rua e zona em detalhe com imagens posteriores à de cima. Em todas elas ao prédio de primeiro andar à direita (para norte) da rua na FOTO 1, com platibanda decorada com vasos de cerâmica à italiana, tinha sido aplicada uma varanda alpendrada. Podemos recordar isso na foto seguinte que era também a FOTO 2 dessa mensagem anterior.
FOTO 2
Rua Consiglieri Pedroso com a linha do eléctrico e com menos árvores nos passeios |
Revemos então na FOTO 2 à direita a tipografia do Jornal o Futuro que não aparecia na FOTO 1 por ela ter sido tirada um pouco mais para a frente. A seguir para oeste = poente via-se o terreno murado com três entradas do BNU e o prédio dos vasos à italiana, esses dois elementos estando na FOTO 2 como na FOTO 1, quer dizer sem evolução notória.
Assim de novo localizados vamos ver um pormenor da FOTO 1.
FOTO 1 ampliada
Azul claro: parece um depósito de água elevado no passeio |
E de facto não é a primeira foto em que vemos objectos inesperados nesta rua. A foto seguinte é já posterior a 1904 e marcamos aí o relevante para este caso:
FOTO 3
Azul claro: estrutura mais ou menos na posição da foto anterior mas sem depósito no topo |
Vimos nesta mensagem o primeiro depósito de água da companhia distribuidora DBDC na Ponta Vermelha. Tinha a base da torre mais alargada mas o tanque em si seria de volume similar ao que apareceria na FOTO 1:
FOTO 4
Instalações das águas em 1902/3 na Ponta Vermelha |
Ver aqui texto sobre o primeiro abastecimento e distribuição da água à cidade.
Comentários
Os meus cumprimentos.
Quero referir me a foto número 3.
Depois de consultar algunas outras fotos da mesma época, julgo, que o que refere como um depósito de agua se trata realmente do topo da moldura que rodeaba o Escudo Nacional da fachada da 2ª Escuadra. Se estou enganado pesso desculpa, mas essa é a miña impressao.
Um abraço.