Primeiros guindastes eléctricos e os que se seguiram no porto de LM

Alfredo Pereira de Lima (APL) na História dos Caminhos de Ferro de Moçambique - Volume III de cerca de 1972 publicou as três primeiras fotos que se mostram aqui afirmando que foram os primeiros guindastes no porto de Lourenço Marques (mas já vimos que antes deles tinha havido os movidos a vapor). Estas fotos são reproduzidas do exemplar dessa obra disponível na Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Guindaste número três depois dos movidos a vapor
Os guindastes número um e dois
Vê-se que o número um tinha um contrapeso que o dois não tinha. O resto, estrutura e cabine, era igual. No número três o contrapeso era maior do que no um e a sua lança (braço) era diferente dos outros dois porque apontava mais para baixo. Todas estas lanças eram ainda fixas. 
Foi aqui que falámos mais dos guindastes intermédios no porto mas só tinhamos visto em pormenor do número 4 para a frente. Desses ainda com lança fixa podemos ver aqui dois em montagem simultânea em 1914:
Peças ainda desmontadas e o estuário para o fundo
Na foto seguinte que é de 1915 ao fundo está o número 6 em operação, nesta imagem da Revista Colonial. É igual aos que se estavam em cima em montagem no ano anterior, 
Desembarque de tropas portuguesas em Lourenço Marques em 1914
Na foto de cima ao fundo do lado de terra vemos os armazéns especiais e o sinal luminoso
Era nessa zona que operavam os guindastes em "L" que não descobri como funcionam e para que eram usados.

Comentários