Zona rodeando os Velhos Colonos antes e agora - parte 1

Olhamos de novo para a foto de Fernando Pinho referida em mensagem anterior para reparar nalguns dos edifícios que rodeavam cerca de 1950 o quarteirão que contém as diferentes instalações da antiga Associação dos Velhos Colonos (VC). 

FOTO 1 sem e com marcas
Castanho escuro: Mansão dos VC de 1946
Vermelho: parque infantil dos VC de 1947
Azul claro: piscina dos VC de 1950 (com mais imagens do quarteirão)
Cinzento: edifício da Associação dos VC 
Verde claro: campos de ténis dos VC
Laranja escuro: edifício de gaveto na Av. Afonso de Albuquerque
Roxo (na horizontal à esquerda): edifício ao lado do de gaveto (laranja)
Verde escuro: casa baixa de esquina
Laranja claro (dois traços): Igreja reformista Wesleyan
Creme: Av. 24 de Julho
Como marquei na FOTO 1, o quarteirão dos VC tem a leste (à esquerda, a amarelo) a Rua dos Velhos Colonos, a oeste (à direita, a roxo) a Av. Princesa Patrícia e a sul (em cima, a azul escuro) a Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré. A norte (em baixo) tem a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane mas não se conseguia vê-la na FOTO 1. 
Veremos agora os edifícios marcados na FOTO 1 em fotos modernas que na maioria foram reproduzidas dfacebook pessoal de Carlos Monteiro que habitou na zona durante a sua adolescência (são excepções as FOTOS 4).
Na esquina diametralmente oposta à do edifício da Mansão via-se na FOTO 1 um edifício de gaveto (com marca laranja escuroa) que aparece na foto seguinte (e que andará perdido com outra foto algures no HoM).

FOTO 2
Vista para sudeste da esquina com o edifício marcado a laranja escuro na FOTO 1. 
Na FOTO 2 vê-se também que para sul (do lado direito) do de gaveto, fica um prédio com varanda no primeiro andar e que existia também ao tempo da FOTO 1.  
Imediatamente para leste = nascente do edifício da FOTO 2 na Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré vemos o seguinte na foto em baixo:

FOTO 3
ao centro direita: prédio da marca roxa (na horizontal à esquerda) na FOTO 1 à direita: ponta a nascente do prédio branco da FOTO 2 (o da marca laranja escura)
Ainda na antiga Av. Afonso de Albuquerque, veremos agora a esquina nordeste do seu cruzamento com a antiga Rua dos Velhos Colonos, actual Malnge. Tinhamos aí uma casa baixa marcada a verde escuro na FOTO 1 e que podemos rever em fotos recentes que foram tiradas em direcção a norte.

MONTAGEM de FOTOS 4
Casa "estilo bunker" (verde escuro na FOTO 1) 
que parece estar à espera de demolição
Nas MONTAGEM de FOTOS 4, na da esquerda vê-se à sua esquerda a antiga Mansão actual Ministério e ao fundo da rua vê-se a actual Medicina do hospital que fica para lá da Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas. Na foto da direita da montagem vê-se para nascente da casa da esquina (que está a ser iluminada pelo sol poente nas duas fotos) um grande prédio de apartamentos construido recentemente. 
Carlos Monteiro publicou também uma foto tirada na zona na sua juventude. Parece-me ser no terreno do referido grande prédio construido recentemente e olhando ao longo da Av. Afonso de Albuquerque para poente = oeste.

FOTO 5
à esquerda: seria o prédio "estilo bunker" das FOTOS 4 visto do lado da Polana?
à direita: esquina da Mansão dos Velhos Colonos
Na FOTO 4 da direita o prédio tem, tal como se vê na FOTO 5, uma cobertura saliente sustentada na ponta por colunas cilíndricas, mas tenho certas dúvidas que seja o mesmo por causa dos alinhamentos destas duas construções.
Na mensagem seguinte sobre este tópico veremos o resto do que rodeia o quarteirão dos Velhos Colonos continuando a usar como referência a FOTO 1 de cerca de 1950.

Comentários