A firma Breyner & Wirth em Lourenço Marques: as publicidades e as actividades

Anúncio em 1920 da Breyner & Wirth (B & W)

Como as mensagens originais (um e dois) tinham ficado demasiadamente pesadas e é interessante mostrar as publicidades da firma surge uma nova mensagem com parte do conteúdo das anteriores.
Os anúncios mais antigos da B & W foram publicados em inglês em Lourenço Marques no jornal O Futuro em 1902.
Breyner e Wirth eram sócios de duas firmas em 1902

A firma de B & W com Lueders deve ter continuado na loja que tinha sido de Lueders com Theodor Wandschneider e que se localizava no lado norte e mais ou menos a meio da Rua Araújo, actual Bagamoyo. 
Laranja e amarelo: local da L & W, provávelmente também depois da B, W & L
Castanho: Rua Araújo, actual Bagamoyo, virada para as

estação de caminho de ferro e Praça 7 de Março respectivamente
Verde: Rua da Mesquita inicial

Em 1902 a B & W seria prestadora de serviços e a B & W & L seria mais comercial, por atacado e de retalho mas desconheço informação posterior que lhe diga respeito.  
Da B & W antiga, de 1902 até cerca de 1929, desconheço a localização porque estes anúncios só referem Caixa Postal como endereço. Como o edifício de baixo deve ser na forma inicial dos anos 30 e era onde a B & W estava instalada nos anos 60 é provável que o tenha ocupado desde a origem mas certezas nenhuma.
Antiga B & W na baixa de LM entre o Scala à esquerda e os Correios à direita

Voltando aos anúncios da B & W, agora em 1913 e 1918: 
O anúncio de 1913 tem o mesmo desenho que o de 1920 visto ao alto

O anúncio seguinte é de 1922 e a firma destacava a função de agente financeiro de terrenos. O que significava isso? 
B & W era agente de 12 firmas

Das firmas agenciadas em 1922 pela B & W destacam-se duas ligadas ao envio de mão de obra moçambicana para o exterior, São Tomé e o Rand na África do Sul.
E cerca de 1929 a B&W continuava ligada à navegação, como se via já em 1922:
Cerca de 1929, a B & W era agente da CNN

Completa-se a informação dos anúncios de cima com muito mais sobre a evolução posterior da B & W retirada de um texto original de Maria Helena Bramão no seu Livro de Ouro da segunda metade dos anos 60. Fiz-lhe pequenos cortes mas mantendo o tom encomiástico que caracterizava essa jornalista: 

A firma Breyner & W i r t h , Lda., que já tem mais de setenta anos de existência, tendo sido fundada em 1898 por D. Francisco de Melo Breyner e Fritz Otto Wirth.
Entraram posteriormente como sócios o Dr. Francisco Ferrão, Dr. Alfredo Reis, António de Azevedo, Pedro Gaivão, Luís Costa, Eng.° Manuel Prata Dias e Dr. Theodorino Sacadura Botte, que tanto contribuíram para prestigiar o nome do comerciante lourenço-marquino.
A sociedade é hoje pertença dos seguintes sócios: — D. Helena Ferrão, Dr. Alfredo Reis, D. Maria Bernardino Salema Reis, D. Maria José Salema Reis de Almeida Garrett, Álvaro Ferrão de Castelo Branco, Alberto Manuel da Gama Lobo Salema Reis, Manuel Ferrão de Lencastre, Manuel da Gama Lobo Salema Reis, Eng.° Manuel Prata Dias (Herdeiros), Dr. T. Sacadura Botte e João Ferrão de Castelo Branco, dos quais o último juntamente com o Eng.° Amândio Borges, constituem a Gerência da Firma em África.
Desenvolvendo sempre os seus negócios de forma a acompanhar o progresso de Moçambique, a Firma, tem vindo a expandir a sua actividade comercial, de forma que é hoje subdividida nas seguintes secções independentes: — Seguros, Armazenagem e Trânsito Internacional, Técnica, Comércio Geral, Farmacêutica e Firestone.

«NAVETUR» — Depois de representar durante mais de cinquenta anos a Companhia Nacional de Navegação no Porto de Lourenço Marques, a Breyner & Wirth tornou ainda mais estreita esta velha ligação associando-se com a própria C.N.N., numa firma fundada em Agosto de 1969, NAVETUR — Sociedade de Agências de Turismo e Transportes de Moçambique, Lda., que passou a ser Agente Geral da C.N.N. em Lourenço Marques e com Sucursal na Beira.

SEGUROS — Agentes Gerais, desde 1956 para toda a Província de Moçambique, da grande Seguradora Portuguesa, Companhia de Seguros «IMPÉRIO».

ARMAZENAGEM E TRÂNSITO INTERNACIONAL — Para que os exportadores e importadores dos territórios vizinhos sejam bem servidos no trânsito das mercadorias por Lourenço Marques, necessitam de ter neste porto quem lhes trate da recepção, armazenagem e expedição.
É este um dos principais negócios das firmas estrangeiras aqui estabelecidas que o fazem ainda hoje, quase em regime de monopólio. Mas a firma Breyner & W i r t h montou estes serviços há uns trinta anos com armazéns próprios servidos por desvios de linha férrea, e é hoje uma das duas transitárias nacionais em Lourenço Marques. As suas estâncias, em terreno próprio, distam um quilómetro e meio do Cais Gorjão.

COMÉRCIO GERAL — A Secção de Comércio Geral trabalha com produtos das mais variadas origens, em que predominam algumas importantes mercadorias de produção e fabricação da própria Província, como seja o conhecido «Chá Licungo», da Companhia da Zambézia - Quelimane, o Álcool Puro e Desnaturado da Companhia do Búzi, S.A.R.L. - Nova Lusitânia (Beira) e Sacaria, Serapilheiras e Fios de Juta, da Companhia Têxtil do Púngoè.
Dos produtos de origem nacional metropolitana em que esta Secção negoceia podemos destacar toda a vasta gama de fabrico e especialmente os Adubos da sua representada Companhia União Fabril, de Lisboa, a Caixotaria de Madeira da Socomina, de Viana do Costeio e Tintas C.I.N. - Corporação Industrial do Norte.
Um importante ramo de negócio desta Secção é o de produtos Agro-Pecuários em que predominam os Adubos da CUF e toda a vasta gama de carracicidas, insecticidas, desinfectantes e tudo o mais destinado à Pecuária de que a Cooper & Newphew S.A. (Pty) Ltd. da África do Sul é fabricante.
Já há muitos anos esta Secção se tem dedicado à venda de mobiliário de aço de fabrico nacional e estrangeiro. Em 1965, todavia, a Breyner & Wirth associou-se com a fábrica local, L. Duarte dos Santos, Lda., adquirindo metade do capital social, continuando a comercialização dos produtos fabricados a ser trabalhada por esta Secção. A Fábrica L. D. Santos também se dedica ao fabrico de casas pré-fabricadas e de estruturas metálicas, tendo ultimamente executado os contratos das novas instalações da SICOMO e SOCAJU, em Nacala.

SECÇÃO TÉCNICA — Sob a orientação de dois engenheiros e outro pessoal especializado, é promovida a venda para o Estado e entidades particulares, de produtos de fabricantes nacionais e estrangeiros que nesta Província a Firma representa, dos quais os principais são:
COMPANHIA UNIÃO FABRIL —ESTALEIROS NAVAIS DE LISBOA (LISNAVE) — EMPRESA ELECTRO CERÂMICA — SIEMENS — DEMAG — PRATT & WHITNEY — DEGRÉMONT — BARBIER BERNARD & TURENNE — DORMAN, LONG — PETTERS — MERRY WEATHER — ADDISON— A. O. SMITH — U N I T E D AIRCRAFT — BRITISH STEEL PILLING — J . STONE— SIGMUND — HALL THERMOTANK — ALLAM — CHRISTIAN & NIELSEN — THE NISSHO-IWAI CO. e SUPERHEATER CO.
A diversidade da gama de produtos coberta por estas representações é traduzida pelos fornecimentos que têm sido feitos de material de via fixo (carris, travessas, croximas, eclisses, mudanças de via), sinalização ferroviária «Siemens», guindastes eléctricos e carregadores mecânicos de navios «Demag», motores e subressalentes «Pratt & Whitney», para os aviões da DETA, Dragas e Rebocadores da Lisnave para os Serviços de Marinha, equipamento «Stone» de ar condicionado e iluminação para locomotivas e carruagens, instalações frigoríficas «Hall», instalações de tratamento de água e centrais eléctricas, e t c , etc.
É também depositária de «stocks» de motores e grupos geradores «Petters»; motores eléctricos, alternadores, transformadores, centrais telefónicas, teleimpressores, aparelhagem de corte e protecção «Siemens», lâmpadas Osram, material eléctrico da Electro Cerâmica, aparelhos de ar condicionado «Addison», artigos domésticos, também da «Siemens», gás «Freon», bombas de água e vibradores «Aliam».

SECÇÃO FARMACEUTICA — As representações desta Secção são as seguintes: VICK — GLAXO-ÁLLENBURYS — INFAR — LAKESIDE — LUS OM —SCIENTIA — ASTRA — HARRIET HUBBARD AYER e MARCEL ROCHAS.

SECÇÃO FIRESTONE — Em fins de 1965, foi a Firma nomeada Agente da FIRESTONE PORTUGUESA, S.A.R.L., cujo negócio tem sido desenvolvido através de uma rede de Subagentes, de maneira a tornar esta Secção uma das mais valiosas da Firma.(ver aqui o reclame vertical  na fachada)

MINE LABOUR ORGANISATIÓNS (WENELA) LIMITED - A Breyner & Wirth é representante em Moçambique, há mais de sessenta anos, da MINE LABOUR ORGANISATIÓNS (WENELA) LIMITED.

BEIRA — Na capital do Distrito de Manica e Sofala a Breyner & Wirth, (Beira) Lda., montada em 1956, é consttuído pelos mesmos Sócios da sua associada em Lourenço Marques, sob a Gerência do Dr. Aires Viterbo de Freitas.
Trata-se, como se vê, de uma organização grande e complexa que há 72 anos se tem vindo a desenvolver, acompanhando o ritmo de progresso desta parcela de Portugal, e com a preocupação de manter no futuro, o seu prestígio como comerciantes nesta Província.

Comentários