Carvoeiras do porto de LM - Mac Miller de 1915

No volume III da sua História dos Caminhos de Ferro que faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto, o luso-moçambicano Alfredo Pereira de Lima (APL) desenvolveu o tema das carvoeiras do porto de Lourenço Marques, actual Maputo. 
O ponto base do funcionamento da carvoeira Mac Miller de 1915 era que o vagão carregado com carvão parava sob a sua estrutura, era levantado até quase ao topo dela e aí era rodado até despejar numa tremona que dirigia a ponta e assim o carvão para o porão do navio a carregar. 
Num detalhado documentário da RTP de 1963 sobre o movimento do porto pode ver-se a  carvoeira Mac Millar a funcionar entre os minutos 4:30 e 8:22 incluindo a rotação lateral do vagão para a tremonha e a deslocação dos vagões até à base da carvoeira.
Por seu lado na carvoeira Provay de 1923 e de invenção local o vagão era também rodado mas ao nível do solo e o carvão tombava num funil de cimento onde entrava em contentores. Estes subiam rampas de elevação de onde o despejavam para um balde parecido com a tremona da Mac Miller descendo daí também para os navios.
A primeira grande diferença entre as duas carvoeiras era então a distância ao solo a que o vagão era rodado. 
A segunda grande diferença é que na Mac Miller era o próprio mecanismo que orientava a tremona para o navio enquanto que na Provay se decidiu simplificar o mecanismo e usar o guindaste de 60/80 toneladas para o fazer.
Um pormenor é que na Mac Miller é dito que o vagão era levantado com o carril (quer dizer na zona de paragem dos vagões para a carvoeira o carril tinha de ser destacável do carril do resto da linha) mas penso que na Provay acontecia o mesmo pois não seria possível levantar o vagão do carril através duma simples rotação dos volantes, a menos que o carril aí não tivesse cabeça, quer dizer que o carril dentro do "cilindro" fosse completamente rectangular sem a normal parte saliente em cima.
Passamos às novas fotos com a Mac Miller:
Carvoeira Mac Miller no porto de Lourenço Marques
A foto seguinte vem dum anúncio do próprio porto na segunda metade dos anos 10, faz agora quase 100 anos:
Ponte-cais gorjão vista para nascente = lado da Baixa para o fundo
Na foto de cima penso que se vê bem o vagão alinhado com a frente da estrutura da carvoeira e inclinado para a direita para despejar o minério pela borda fora. Naturalmente a "boca" da tremonha tinha de ser um pouco mais larga do que o comprimento do vagão mas a tremonha afunilava do lado opisto para despejar no navio com mais precisão. Nesta fotos não se vê as rodas do vagão porque a plataforma sobre a qual ele era erguido devia ser tapada por baixo. 
Outra imagem semelhante sem grandes pormenores:
Carvoeira Mac Miller em Lourenço Marques
E esta última foto, que penso ser dum site sul africano, confirma que a Mac Miller foi a primeira carvoeira do porto. 


Vista para poente com as linhas cheias de vagões perto da estação.
Entre os anos de 1915 e de 1923 ainda se viam veleiros no porto..
Agora o texto dum visitante nos anos 20 do século XX (20) que diz coisas interessantes e estava claramente embasbacado com o porto de Lourenço Marques e com as suas carvoeiras, particularmente a Mac Miller:
Do livro Terras de África

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