Porto de LM em funcionamento - com militares e cerimónias

Continuamos com fotos do porto de Lourenço Marques, actual Maputo neste caso cinco fotos com militares e com cerimónias mais ou menos oficiais e/ou protocolares. 
A primeira mostra o submarino norte-americano Jallao que pertenceu de 1944 a 1974 à armada dos Estados Unidos e que de 1974 a 1984 passou a ser o espanhol Narciso Monturiol. Neste artigo fala-se da sua viagem a países da África Oriental em 1956 (through the Suez visited several countries of eastern and southern Africa) que é aqui representada.
Submarino US NAVY Jallao acostando à ponte-cais Gorjão em 1956
A ver pela assistência deve ter sido dia grande na cidade de cimento e de caniço ... 

Famílias observam o submarino Jallao atracado.
Passamos para tempos muito mais antigos com fotos que suponho são todas de 1915. Duas relacionam-se como os proeminentes Governadores-Generais de Moçambique General Machado e Álvaro de Castro (também militar que foi duas vezes primeiro ministro de Portugal). Não se sucederam pois entre eles na lista dos Governadores há um nome pouco conhecido e que deve ter sido nomeado interinamente: 
Partida do Governador-Geral General Machado em 1915
Chegada do Governador-Geral Álvaro de Castro a Lourenço Marques

Na foto de cima via-se que a ponte cais estava no formato actual embora menos extensa. Ao fundo vê-se a torre dos sinais luminosos para os navios situada mais ou menos na direcção da actual Rua da Mesquita.

Ainda de 1915 mas de Maio temos uma foto da chegada de contingente militar que veio de Portugal europeu defender o território de Moçambique das investidas alemãs no norte, durante a primeira grande guerra mundial. 
Vista do cais oposta à da foto anterior.
Estavamos no seu princípio a oriente com a torre dos sinais para o fundo.

Comentários