Caminho de ferro entre Lourenço Marques e Pretória - estação de Movene e as fotos do CPF

Vamos agora começar uma nova série de artigos apresentando muito mais fotos dos trabalhos de recuperação e/ou reconstrução da linha de caminho de ferro entre as estações de Lourenço Marques e de Incomáti que foi inicialmente construída pelos ingleses e inaugurada em 1887. Esses trabalhos decorreram depois da sua nacionalização por Portugal em 1889 e daremos deles depois mais pormenores, mas vamos-nos para já focar num ponto.   
AS FOTOS 1 e 2 são de Manuel Romão Pereira (MRP) e estão no Centro Português de Fotografia (CPF) mas já vimos outras dele dos mesmos trabalhos que estão noutros sítios oficiais portugueses. 
Estas do CPF parece que na versão material são de razoável qualidade mas para uso na Internet são disponibilizadas com cerca de 30kB, quando uma foto decente precisa de pelo menos 500 kB. Saber que uma instituição cultural pública do meu país tem esta política deixa-me frustrado porque o CPF não fica ao virar da esquina para que eu possa ir ver os originais e porque o que eu pudesse lá descobrir não podia partilhar aqui. 
Mas mesmo vendo-se muito mal dá para se fazer umas constatações interessantes. Começamos pela primeira foto do CPF, aqui sujeita a algum photoshop, e que tem legenda (antiga) muito clara:


FOTO 1
Estação de Movene - Vista geral (cerca de 1889-90)
Sobre a FOTO 1 duas primeiras perguntas: Não era estranho que Movene, que sempre foi uma pequena localidade a uns 60 km de Lourenço Marques (LM), tivesse tantas instalações dos caminhos de ferro? E que apesar de Alfredo Pereira de Lima ter dito que toda a linha férrea era de via única com excepção das estações depois de LM onde era dupla, que aqui se visse a linha em via quádrupla?

Passamos à segunda foto de Movene no CPF de MPR, com os 30 KB "da sua ordem" e também aqui depois de um pouco de photoshop :


FOTO 2
Estação e variante de Movene - Vista geral
Voltaremos noutro artigo a ver em pormenor a estação de Movene e podemos confirmar que a FOTO 2 é de lá.  Mas tentando relacionar a FOTO 2 com a FOTO 1, onde estariam os muitos pavilhões da FOTO 1, dita de Movene, na FOTO 2, confirmada de Movene? E onde estava na FOTO 1, em que parecia tudo plano, o aterro largo, alto e longo da FOTO 2?
Temos assim uma série de questões que o próprio MRP vai ajudar a responder, dado terem também sido feitas por ele as fotos da primeira estação de LM e mais ou menos na mesma altura das suas de Movene. Vamos aqui relembrar uma foto de LM colocando-a na montagem seguinte em cima para compará-la com a FOTO 1 dita de Movene que é aqui colocada em baixo.

MONTAGEM de foto de LM com a FOTO 1 dita de Movene
Tão semelhantes que eram as duas estações, não acham?
Concluindo, mesmo com a FOTO 1 do CPF de 30 kB, o HoM pode dizer que a sua legenda está errada e talvez seja um erro que vem de há mais de 100 anos. Se o CPF já sabia do erro era seu dever avisar no seu site os incautos, se não sabia devia tomar agora nota.
Assim passamos a ter menos uma foto de Movene e mais uma da estação de LM. Haverá algo de novo e importante na nova de LM (a FOTO 1 que "era de Movene")? E o que fica escondido no "nevoeiro" da FOTO 2 de Movene? Se for verdade que as fotos são de boa qualidade mas é política do CPF disponibilizá-las deste modo, quanta informação e conhecimento ficamos a perder com isso? É que só de MRP sobre a reconstrução da linha há mais de 50 fotos no CPF e veremos em artigos seguintes algumas que poderiam revelar muito do que não se sabe sobre esta fase crucial da história de Moçambique.
A meu ver, mantendo-se óbviamente os originais no "museu" do CPF, essas fotos deveriam ser disponibilizadas digitalmente a quem estivesse interessado, com alta qualidade e a um preço que cobrisse os custos administrativos e mantendo-se a marca da instituição. Quem decidiu que não devia ser assim? 
Esta é a capa do livro conforme é publicada pelo CPF:


FOTO 3  
Colecção de fotografias relativas ao Caminho de Ferro de Lourenço Marques

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