Caminho de ferro entre Lourenço Marques e Pretória - reconstrução da ponte em Movene ao km 67.4 (1)

Começaremos por imagens da ponte sobre a ribeira de Movene já reconstruida na sequência dos acontecimentos de que falámos aquiA ponte não devia ficar longe da estação de Movene que na linha de caminho de ferro entre Lourenço Marques (LM) e Ressano Garcia (RG) fica actualmente a 69 km de LM.  
Todas as fotos neste artigo são de Manuel Romão Pereira (MRP) que seguiu os trabalhos de reconstrução entre 1889 e 1890. As numeradas de 1 a 4 são do arquivo do CPF que as decidiu colocar na net extremamente truncadas do que nos lamentámos aqui. 

FOTO 1
Dois vãos centrais da nova ponte de Movene
Ne origem essa foto é a CPF (16) e mostra os vãos centrais da ponte reconstruída com pilares de alvernaria e os seus tramos em malha de perfil metálico com a linha a uns cerca de 7 metros de altura em relação ao solo onde está o pilar central. 
A foto CPF (15) mostra a mesma ponte reconstruída de forma mais completa. 

FOTO 2
Vista geral da nova ponte sobre a ribeira de Movene
construida 100 m a juzante da antiga ponte 
Vê-se agora ladeando os dois vãos centrais o resto da ponte com tramos em chapa maciça, tudo assente em pilares de alvenaria. A duas legendas são claras em que se trata duma nova ponte e a segunda legenda informa que foi erigida num local um pouco diferente da primeira. Vendo as duas fotos seguintes (CPF 11 e CPF 12) relativas aos restos da ponte inicial, concluímos que a única alternativa era mesmo construir uma nova ponte, mas como é óbvio tentando recuperar o possível da anterior:

FOTOS 3 e 4
Legenda comum: Ruínas da primitiva ponte sobre a ribeira de Movene
depois da cheias de Janeiro de 1889
Clique nas fotos para aumentar mas lamentávelmente não verá grande coisa. Olhando para estas digitalizações e partindo do princípio que as fotos em papel têm boa qualidade como me foi dito, a minha vontade era de abandonar o assunto em protesto interior contra a decisão do CPF de não as disponibilisar em condições. Mas decidi seguir em frente e fazer o possível.

"Vemos" que da ponte original não ficou nada em pé. Há fotos deste tipo noutros locais da linha tiradas depois das cheias e antes da reconstrução que nos deixam na dúvida se o que se está a "ver" resultaria de desmantelamento adicional ao que foi causado pelas cheias já de modo a preparar a reconstrução. Mas neste caso de Movene o que se "vê" são destroços espalhados e peças deixadas no solo sem nexo, pelo que a ponte inicial deve ter ficado mesmo assim. Esta deve ser a imagem mais forte do desastre que foi a construção inicial dos pontos criticos da linha pelos ingleses de Mc Murdo, nem um ano tinha passado e estavam assim. Já sabemos que as duas parte assacaram culpas uma à outra, Portugal dizendo que o concessionário tinha feito mau trabalho e este dizendo que o traçado e as especificações que lhe tinham sido definidos estavam errados. Como sabemos a disputa acabou com a nacionalização e com Portugal a reconstruir a linha para que esta se pudesse ligar à África do Sul em 1890/91. 

Nas FOTOS 3 e 4 "vêm-se" tombados um pilar cilindrico metálico e um tramo de chapa maciça. Há também peças mais pequenas mas por aqui não se consegue saber como era a ponte inicial (se com as fotos originais se podia perceber, só os senhores do CPF saberão). Relembro que Fowler fotografou muitas pontes da linha em 1887 mas não lhes acrescentou legendas por isso para as identificar só a partir das fotos feitas por MRP em 1889/90 e que têm todas boas legendas, excepto o erro de que falámos aqui. O caso mais fácil é óbviamente quando as pontes iniciais foram pouco destruidas e/ou modificadas e se consegue ver algo na foto do CPF e tentaremos fazer essa identificação para alguns casos em mensagem posterior.

Da ponte de Movene reconstruida e dos trabalhos que levaram a ela, temos outras fotos de MRP do site do IICT-ACTD, também instituição pública e cultural do estado português como o CPF, mas que disponibiliza as suas fotos com bastante melhor qualidade mostrando a incongruência da política do CPF para a net. Curiosamente há uma única foto de MRP da linha férrea que está repetida nos sites do IICT-ACTD e do CPF e assim optamos pela  do IICT e será aqui a FOTO 5 (para continuar a bater no ceguinho compare-se com a do CPF #13). Noto ainda que vou usar agora duas fotos que foram deslocadas de mensagens anteriores.



FOTO 5

"Antiga ponte de Movene (que tinha sido, junto eu) 
feita pela companhia inglesa depois da cheia". 
Inicialmente eu não tinha percebido assim mas agora entendo que a companhia inglesa não fez nada depois da cheia, a legenda diz que a ponte era o que eles tinham feito antes dela. Para esta mesma foto no CPF a legenda é "Ponte provisória sobre a ribeira de Movene para restabelecimento de tráfego".
Juntando a informação das duas legendas dá ideia que nesta foto se teria uma recuperação preliminar da ponte inicial, que viu-se em cima ficou muito destruída, pois vê-se aqui uns pequenos destroços em redor e como vimos em cima fez-se depois uma ponte nova nas proximidades. Mas a ponte de Movene mesmo inicial devia ser longa por isso na FOTO 5 só se veria uma pequena parte dela. 
Se o que está na FOTO 5 fosse da ponte inicial ela tinha tido pelo menos em parte uma estrutura com vigas e diagonais (malha entrelaçada) a sustentar o tabuleiro superior onde assentam os carris. Uma coisa que noto na ponte nova principalmente na FOTO 1 é que a sua estrutura metálica central não aparecia em nenhuma das pontes dos ingleses, pelo que dá ideia que essa parte da ponte nova foi feita expressamente para a reconstrução de 1889/90.
A foto seguinte das acomodações do pessoal que fez a reconstrução da linha mostra que as suas condições de trabalho eram difíceis, para mais em região afectada pela malária:

FOTO 6
Acampamento da direcção das Obras Públicas em Movene
Em mensagem seguinte voltaremos a Movene, ponte, estação e acessos, para mais impressões mas posso adiantar que Movene é o caso em que cheguei a menos conclusões.

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