Cinemas Dicca e Estúdio 222 na Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo - Arq. Tinoco

Depois de termos visto aqui a primeira mensagem sobre este complexo de cinemas na Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo voltamos com novas e melhoradas imagens dos tempos aúreos. 
O pequeno texto seguinte é uma adaptação e as três primeiras fotos são retiradas com a devida vénia do livro "Arquitectura em África – João José Tinoco": "o conjunto de cinemas Dicca e Estúdio 222 foi um dos equipamentos de iniciativa privada projectados por Tinoco que merece atenção pois dada a vocação lúdica foi desenvolvido com uma abordagem "Pop". Fazia inicialmente parte dum projecto mais amplo com centro comercial, parking e três torres de habitação".
Começamos por três fotos de pouco após a inauguração: 
Vista noturna da fachada
Vista geral e da fachada, diurna
 Interior: foyer, bilheteiras e entrada para as salas (suponho). 

Mais um texto do citado livro
de "Arquitectura em África – João José Tinoco"

E agora um texto da dissertação para mestrado de Jéssica Bonito escrita em 2011:" ...  O edifício apresenta características próprias do programa que alberga, salas de espectáculo. Tentando quebrar o seu aspecto opaco e sólido, alguns elementos estruturais são pintados de verde-escuro ou vermelho. O logótipo e o lettering destacam-se pela sua expressividade e contraste com a aparência geral do edifício, e garantindo a sua coerência em simultâneo. Hoje em dia, as cores originais foram alteradas e o edifício está bastante degradado".
Segue-se duas vistas mais recentes com o conjunto na Travessa do Varietá do seu lado poente = oeste:
Foto à tarde: Estúdio ainda com letras originais. Dicca ainda com logo original
Do mencionado antes, tudo em pantanas. Não sei qual a situação actual.

Ao fundo da travessa do Varietá vê-se a cruzar a Rua Bagamoyo, antiga Araújo e primeiro dos Mercadores, onde se vê o prédio falado aqui. Nota-se da primeira para a segunda das fotos de cima o que parece ser a deterioração de suas janelas.
A foto seguinte foi tirada na antiga Av. 28 de Maio, actual M. de Inhaminga vendo-se aí a cobertura em betão, as traseiras e a face (mais curta) sul do Estúdio 222 à esquerda, depois a Travessa do Varietá e depois desta o prédio da antiga JCE a partir da esquina.
Vista para nascente = leste vendo-se ao fundo as árvores 
da Praça 25 de Junho, antiga 7 de Março

Era à esquerda desta rua a praia do burgo inicial onde as barcaças vinham encalhar para desembarcar as mercadorias para os armazéns da Rua dos Mercadores depois Araújo que tinham entrada também por este lado, um tema que foi desenvolvido aqui.

Comentários