Edifício art-deco/modernista da Identificação Civil em Maputo do livro do Dr. Philipp Schauer

Já falámos aqui e aqui do livro do Dr. Philipp Schauer "Maputo Architectural and Tourist Guide" publicado em 2015 que tem muitos pormenores interessantes sobre edifícios e locais da cidade de Maputo, antiga Lourenço Marques e que como é da norma tenho usado só no essencial.
Quanto às fotos tenho aproveitado algumas também com a devida vénia e quando não há alternativa. É o caso da foto seguinte do interessante edifício art-deco/modernista da Direcção Nacional de Identificação Civil do Ministério do Interior. 
É bastante volumoso para a sua época, dentre os anos 40 e 50, e tem colunas na fachada de que não me recordo outro exemplo. Penso que a intenção principal tivesse sido dar ilusão de maior altura mas parece-me que ficaram demasiadamente juntas e dão mais impressão de solidez.
Que eu saiba não há fotos dele na net e talvez por estar fora do centro da Baixa é pouco conhecido e procurado pelos turistas. Sobre os interesses fotográficos dos residentes em Maputo já me pronunciei e o que me apetece dizer é que se este edifício fosse em Miami até havia posters dele à venda nas lojas.  
As fotos do livro são bastante pequenas por isso temos aqui uma versão muito limitada da realidade apesar do photoshop.
Direcção Nacional de Identificação Civil a meio da tarde, "achado" pelo Dr. Schauer
O Dr. Schauer dá também a localização e assim podemos identificar o edifício na imagem recente de Google Earth onde o sul (porto, estuário) está para cima. Como há muito não circulamos virtualmente por esta zona em tempos actuais, para além do edifício e vias circundantes, recapitulo alguns pontos interessantes: 
Castanho escuro: edifício art-deco/modernista entre as marcas
Verde claro: Av. Fernão de Magalhães
Laranja claro: Av. Luthuli, antiga Luciano Cordeiro passando a poente
do Campo Eng. Freitas e Costa do Ferrroviário
Rosa: Av. Farinha, antiga João de Deus
Roxo: Edifício Fátima
Vermelho: Cervejaria Coimbra
Castanho claro (em baixo): Escola maometana (agora creche)
Amarelo (em cima): SIPAQ, já na Av. Manganhela, antiga Álvares Cabral

Comentários