Este é o Instituto do Algodão na Machava projectado pelo Arq. João José Tinoco. É estranho não encontrar fotos actuais deste edifício que deve continuar a existir mas provávelmente pertencendo a outra entidade pública. Talvez procurando-se no Google Earth se pudesse achar mas a Machava é grande ...
As fotos e o texto são retirados com a devida vénia do livro "Arquitectura em África – João José Tinoco" de António Matos Veloso (arquitecto colega de Tinoco), José Manuel Fernandes e Maria de Lurdes Janeiro. O livro está à venda pelo menos na Internet e mostra entre outros os projectos notórios de Tinoco espalhados por Moçambique.
Sobre o edifício o livro diz o seguinte: "Obra modesta de dimensões reduzidas e soluções simples. Corpo dominante de dois pisos, rectilíneo formando com a caixilharia uma parede cortina".
Temos aqui uma maquete onde conseguimos localizar as partes fotografadas. Na maquete havia uma secção à entrada com um só piso que não sei se foi executada ou não pois não aparece nas fotos (só se vê o princípio duma das suas paredes).
Corpo dominante em grande parte fechado por caixilharia |
Os dois extremos do corpo dominante um dos quais visto em cima. À direita a parede que seria de ligação à secção de entrada. |
A fachada oposta do corpo dominante com um corpo exterior cilíndrico |
A maquete do edifício com as cores marcadas nas fotos de cima |
Comentários