Prédio Lousãs e Carvalho (BNU) do Alto-Maé.

mostrámos este prédio ao falar do segundo quarteirão da Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas contando a partir do seu fim no Alto-Maé. De facto é o terceiro quarteirão mas o primeiro da esquadra junto à avenida é muito pequeno.
O prédio foi durante vários anos o mais alto do bairro e é muito conhecido por nele ter estado instalada uma grande agência do Banco Nacional Ultramarino. Anteriormente ela tinha sido no prédio da Saratoga, casa de modas.
Na foto seguinte com o FIAT 600 preto vê-se o rés do chão do prédio virado para a Av. Pinheiro Chagas totalmente ocupado pelo BNU: 
Fachada principal em vista para sudoeste nos anos 60
Agora duas fotos de há cerca de um ano do FB Alto-Maé (Luis Cardoso) com a devida vénia: 

Entrada no prédio com as letras em ferro "Lousãs e Carvalho Lda" 
(dá ideia que o til em metal não chegou a ser feito)
Esta entrada para os apartamentos ficava virada para a Av. Diogo Cão, actual Luali.
Prédio completo. Foto FB Alto-Maé
Prédio do BNU e fim da Av. Pinheiro Chagas nos anos 60
A foto de cima segundo as minhas notas é do FB Naturais de LM mas que agora parece ser grupo fechado. Comparando com as fotos actuais nota-se nas de cima um pequeno edifício residencial de dois pisos que inicialmente focou encostado ao Lousãs e Carvalho (BNU). Ele foi depois substituido por um prédio de lojas e apartamentos com 3 pisos e que se pode ver nesta vista recente do prédio para sudeste. 
Foto de António Silva em 2016 no FB Alto-Maé
O Lousãs e Carvalho dos proprietários do prédio era a sociedade comercial que estava instalada na esquina à esquerda = norte vista nesta mensagem a uns 300 metros do local do prédio.

Comentários