Abastecimento de combustível junto ao mercado de Lourenço Marques nos anos 30

Tinhamos dito que a foto da Av Paiva Manso que é de 1938 ou de anos anteriores mostrava muitas viaturas e uma curiosidade. É uma foto do Arquivo Histórico de  Moçambique (Colecção da Câmara Municipal de Lourenço Marques) - Icon 45De facto aparece nela o que será uma bomba de combustível manual como eu não tinha visto ainda na cidade, talvez porque fotos destes tempos e do conhecimento público sejam raras.


FOTO 1
Bomba manual móvel da SHELL no primeiro quarteirão 
da Av. Paiva Manso ao lado do Mercado (clique na foto para aumentar)
Do lado contrário da mesma avenida, no quarteirão oposto para poente podemos ver o que me parece ser uma variante do mesmo artefacto:

FOTO 2
Bomba manual fixa com cilindro de vidro transparente em cima
 para se verificar o que se enchia
Na FOTO 2 o sistema era menos sofisticado do que o da FOTO 1 porque não era móvel. No da FOTO 2 é mais fácil ver que o combustível era aspirado - via movimento duma manivela ou manípulo - dos tambores que estão ao lado para o topo da bomba e depois devia descer por gravidade provávelmente para o tanque da viatura a abastecer que teria de estacionar na posição certa na borda do passeio. 
Sobre este assunto, um artigo de SafeRack diz que inicialmente havia bombas na berma no passeio e depois é que passou a haver postos de abastecimento mais afastados da estrada. De facto o que se vê aqui poderiam ser postos de venda de pequenas quantidades de petróleo para uso em casas particulares para onde seriam transportados em camionetas, mas com essa informação do artigo assumo que fossem bombas de combustível para automóvel (e pergunto-me, seria esse combustível nessa época ainda o petróleo comum ou um produto petrolífero mais refinado como seja a gasolina?). 
Destes dois exemplos fico com a ideia que este negócio estava ainda pouco regulamentado e imagino que fossem as drogarias que vendiam petróleo doméstico que o tivessem iniciado. Para o caso da FOTO 2 havia lojas desse ramo perto (ver também na última foto aqui), para a bomba da FOTO 1 poderia ser duma loja no Mercado Vasco da Gama, actual Municipal. 
Dos anos 50 vimos esta estação de serviço na Rua Lapa já com bombas motorizadas e quanto ao local da FOTO 1 tinha passado a existir por aí o Posto do Mercado da Caltex (desse lado na Av. Paiva Manso, ver n. 3 no mapa). Este local era conveniente porque havia muito movimento e porque as avenidas eram largas e localizadas centralmente. Esse posto da Caltex deve ter deixado de existir nos anos 50/60 mas havia uma outra estação de serviço um pouco mais adiante na avenida que era da SACOR e agora é da Petromoc. 
Na internet há muitas imagens de bombas antigas mas há poucas das que funcionavam manualmente e não consegui encontrar nenhuma do tipo da SHELL da FOTO 1 com rodas (outro fantástico site aqui).


Evolução das bombas (SafeRack)
A bomba da FOTO 2 parece ser do mesmo tipo da da TEXACO ao centro.
A bomba da TEXACO ao centro em cima era de manípulo e sem medidor e seria então típica de 1930. O exemplo da evolução seguinte (a bomba da RICHFIELD) que terá sido comercializada em 1932 parecia já ser motorizada e com medidor visual. Óbviamente o desenvolvimento em tudo o que estava ligado ao automóvel era rapidíssimo nos países capitalistas. A Moçambique as novidades deviam chegar com algum atraso em relação aos Estados Unidos mas pela proximidade do grande e avançado mercado sul-africano, em termos africanos Moçambique devia ser dos pioneiros a receber inovações.
A seguir (do mesmo artigo do SafeRack) um calendário mais pormenorizado da evolução falando também do design e da decoração das bombas nos Estados Unidos: 
1890 to 1900 – hand pump with no measurement device
1900 to 1910 – hand pump, some with clockface for measurement
1910 to 1920 – hand pumps with minimal color. Some with clockface (possibly attached visible attachment)
1920 to 1930 – hand pumps, some with color, some with clockface, some with glowing marketing globe on top
1930 to 1940 – art deco styled with color, some with both clockface and glass cylinders, glowing globe on top
1940 to 1950 – square styling and color, electronic with clock face and cylinder, some with sight glass (smaller cylinder), still has glowing globe on top
1950 to 1960 – box style only, glowing computerized measurement and price calculation

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