Caminho de ferro entre LM e Pretória - reconstrução em Movene ao km 68 (3)

Falou-se aqui e aqui dos trabalhos na linha e ponte de Movene aos Km 67.4 ou km 68 conforme as legendas, da linha férrea entre Lourenço Marques (LM), actual Maputo e Ressano Garcia. 
Esta é a estação de Movene (parecida com a da Matola) que existia cerca de 1929. É uma construção posterior à dos tempos iniciais da linha que tinhamos visto ao fim do artigo anterior


FOTO 1
Estação de Movene entre a Moamba e Chanculo cerca de 1929
Temos um mapa onde está marcada esta estação e a situação da linha férrea. O mapa é de 1930 por isso mostrará alterações que tenha havido em relação às instalações iniciais, pois sabemos que a posição da estação de Movene foi modificada logo nos primeiros anos.
O mapa tem poucos pixels mas dá para ver o básico (um pormenor é que devia haver uma represa alimentada por duas ribeiras entre Movene e Chanculo mais a noroeste e da qual se devia irrigar as várias quintas de Joaquim de Matos Ribeiro situadas entre a linha e o rio Incomáti). 


MAPA de 1926/1930 (clique para aumentar)
Roxo: estação de Movene ao Km 69 nesta altura
Vermelho: linha férrea ao serviço na altura
Circulo vermelho: primeira ponte na linha a seguir a Movene

 ao km 70.7 aproximadamente (71.1 por outras contas)
Círculo verde claro (mais acima): segunda ponte na linha a seguir a Movene

Laranja: um traçado paralelo à linha
Castanho: ver a FOTO 8 em baixo
Amarelo: ponte sobre a Ribeira Major cerca do km 66.9
Azuis: cursos de água na zona, ribeiras depois do km 69
Olhando para o mapa e por ficar mais alinhada com o resto da linha para cima e para baixo eu diria que a linha férrea inicial teria passado pelo troço marcado a laranja e que depois esse troço e a sua ponte teria sido abandonado. 
Em cima temos o mapa e vamos ver o que resta disso no terreno com imagem de Google Earth. Clique para aumentar nas imagens seguintes.

FOTO 2, zona vista mais de longe em cima 
e mais de perto em baixo
Roxo: estação actual de Movene, só na imagem de cima
Vermelho: linha férrea ao serviço actualmente
Círculo vermelho: primeira ponte da linha a seguir a Movene, ao km 70.7
Círculo verde claro: segunda ponte da linha a seguir a Movene, só na imagem de cima

(penso mostrar-se aqui a ponte actual que seria a da ribeira de Sucutuini)
Laranja: restos dum traçado paralelo à linha
Rosa: parece uma picada paralela à linha férrea, 
sem relevância para o nosso caso.
Podemos ver a seguir em pormenor os pontos mais importantes da zona de Movene:


FOTO 3
Estação actual de Movene com os dois edifícios 
que devem pelo menos estar na posição dos da FOTO 1
FOTO 4
Circulo vermelho: primeira ponte na linha a seguir a Movene. 
Está em funcionamento (ver aqui, é a do km 71.1).
FOTO 5
Laranja: colunas da ponte que deve ter sido da linha inicial
e que em 1930 teria já sido abandonada como se via no mapa
Este local das FOTOS 4 e 5 baixo não se deve tratar da ponte inicial e da substituta de 1889/90 de Movene que vimos na mensagem anterior construida e em construção e que segundo a legenda duma das fotos (CPF #15) tinha sido desviada para juzante. Embora por serem sobre a ribeira de Movene não devessem estar longe da estação com esse nome, as legendas indicavam ser aos Km 67.4 e 68 (os dados não são muito exactos) e essas pontes estão para lá do Km 69 cerca de 1.7 km. Por isso as pontes que vimos na mensagem anterior teriam ficado antes da actual estação de Movene do Km 69. Há uma ponte ao Km 67,5 que podia ser o local dessas duas mas é demasiadamente pequena para estar relacionada com elas (ver em baixo a FOTO 8). Há uma ponte grande ao Km 66.9 que podia estar relacionada com elas mas fica um pouco longe dos referidos Km 67.4 e 68. 

FOTO 6
Ponte grande ao km 66.9 cerca de 2.1 km antes da estação actual de Movene,
 que está no mapa no círculo marcado a amarelo
No mapa esta ponte é sobre a ribeira Major enquanto as duas pontes eram sobre a de Movene, pelo que somando à diferença nos Kms da linha não me parece que a posição delas tenha sido esta também. Também na zona desta ponte a amarelo não parece haver restos duma variante tão nítida como a que marcamos a laranja. Ficamos assim na dúvida do que se teria passado na zona dos Km 67.4 - 68 pois devia haver mais rastos do passado (ver aqui no Google Earth, a estação de Movene fica para o canto superior esquerdo). Estariam essas medidas mal indicadas nas legendas das fotos e essas pontes teriam sido cerca do Km 70.7 isto é na zona da FOTO 2? 
Uma das dúvidas que tinha era se as alterações da linha de 1887 até agora tinham implicado diferenças significativas no seu comprimento, que dizer se seria errado comparar posições antigas com as recentes usando os mesmo km como indicador. A conclusão a que cheguei é que as alterações não foram grandes. Uma diferença até 0.5 km pode ter essa explicação mas diferenças maiores, neste caso superior a 2 Km, não e por isso não era por aí que se podia dizer que a alteração das pontes de Movene de 1887/90 foi na zona central das FOTOS 2. Mas o facto é que as alternativas também não parecem melhores por isso ficaremos na dúvida.
Para analisarmos isto temos de ter em conta que muito pode ter acontecido na zona pois sabe-se que se voltaram a fazer novos trabalhos entre 1891 e 1894 em Movene pois foi nessa altura que a estação inicial foi mudada para o local actual. E sabe-se pelas fotos de Hily que houve mais trabalhos importantes numa das pontes da linha no ano de 1911 ao Km 82.2 pelo que pode ter havido trabalhos do mesmo tipo em mais locais e ter-se perdido assim o traço das pontes iniciais.
O leitor(a) mais interessado em arqueologia industrial pode deslocar-se ao local mas tem o recurso de pesquisar no google maps sobre o que estamos a falar. Um ponto interessante seria tentar descobrir nas imagens do GE onde estão ou estiveram o aterro e a trincheira e para que lado estava LM e Ressano Garcia e onde esteve a primeira estação de Movene, a partir das fotos de Manuel Romão Pereira de 1889/1890 que se viram nas mensagens anteriores. 
Informação que podia ajudar mas não ajuda a esclarecer o que existia na zona antigamente é a da seguinte foto com legenda de Santos Rufino de até 1929.

FOTO 7
Rio Changalane em Movene até 1929. 
Teria esta sido uma das pontes mencionadas até agora?
Como não tenho um mapa com os nomes de todos os cursos de água na região, não tenho a certeza de qual é a Ribeira de Movene mencionada nas fotos de 1887/90 nem consigo localizar fácilmente esta ponte. Mas o local da FOTO 7 é parecido com o actual da já referida ponte imediatamente antes da estação actual de Movene e que vemos aqui:

FOTO 8
Ponte no Google Earth antes de Movene ao km 67,5. 
Será ainda a da FOTO 7 ou uma herdeira directa?
Resumindo, para as fotos antigas de Movene básicamente não consegui saber donde eram. 
Um mapa que seria muito útil para localizar estas pontes se tivesse maior resolução porque mostra também as ribeiras maiores com nome e tem a vantagem de ser depois da linha construída enquando o do General Machado era um pré-projecto  é este, mas infelizmente quase só se vê o nome das três estações que repliquei:

Mapa de 1893 da linha férrea
 Linha férrea entre Pessene e Ressano Garcia com as receitas das estações.
Seria Movene junto ao lago?
Veaqui fotos de reportagem sobre a linha actual em 2006 por Yves Traynard.

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