Caminho de ferro entre Lourenço Marques e Pretória - reconstrução da linha em Movene ao km 67.4 - 68 (2)

Todas as fotos aqui apresentadas são de Manuel Romão Pereira e tiradas entre 1889 e 1890. As FOTOS 1, 2, 3 e 7 são da colecção do IICT que felizmente é um bocadinho mais mãos largas com os pixels do que o CPF.
Retomamos o tema da reconstrução da linha férrea na zona de Movene agora com imagens da construção da nova ponte sobre a ribeira de Movene (antes tinhamo-la vista já completada). É o que surge nas FOTOS 1 a 3 e tal como se vê noutros casos o fundamental terá sido fazer pilares de alvenaria para substituir os metálicos iniciais que aparentavam ser muito frágeis, o que se confirmou logo que apareceram as primeiras cheias.
Na primeira foto temos a fase intermédia da reconstrução em que está a ser colocado o tramo num dos extremos:

FOTO 1
Estado das obras da ponte de Movene, 30 de Dezembro de 1889
Vemos na foto seguinte a reconstrução muito avançada da ponte sobre o que suponho seja a ribeira de Movene. A data seria por isso já em 1890:

FOTO 2 
Continuação da ponte em Movene [ao kilometro 68 da 
Estrada de Ferro de Lourenço Marques ao Transvaal]
FOTO 3
Movene - Ponte, Estação do Kil.mto 68 E.F. Lourenço Marques ao Transvaal (n.º 1)
Aqui nota-se a primeira discrepância na localização desta ponte porque na foto do CPF estava escrito que ficava ao km 67.4.  Como se vê aqui nestas fotos aparece Km 68 duas vezes pelo que pode ter sido arredondamento. 
Nota-se na nova ponte, para além das colunas em alvenaria, que as partes laterais dos aterros que levam às cabeceiras tinham sido revestidas e até muradas na parte inferior. 
Voltemos às fotos com pixels truncados do CPF (#18 e #19) e que por isso não deixam ver o que deviam. 

FOTOS 4 e 5, com as legendas originais
FOTO 4 à esquerda: estação e variante de Movene. Vista geral.
FOTO 5 à direita: variante de Movene. Aterro e aquedutos
formando as avenidas da nova ponte.
Nestas duas fotos o mais importante, mas só se vê em traços gerais, é aparecer um grande aterro que se dava a entender nas legendas ser nova construção. Os também mencionados aquedutos (que devem ser canais elevados em relação ao solo) não se consegue perceber onde estejam. Mas parece haver uma passagem aberta no aterro sob a linha que devia relacionar-se com pelo menos um aqueduto que fizesse aí passar a água do lado mais alto para o mais baixo do terreno. 
Outro trabalho importante que foi realizado nessa altura já depois da linha nacionalizada pelo Estado Português, nessa época em que tudo era feito a pé e pica, é o duma trincheira vista noutra foto do CPF (#14) relativa a Movene. 
FOTO 6
Variante junto à nova ponte de Movene. Troço da variante em trincheira
A variante referida nas FOTOS 4 a 6 presumo que seja a mesma e que esteja relacionada com a nova ponte. Como já dissemos esta foi construída num novo local - certamente para evitar futuros problemas de cheias - o que obrigava ao desvio da linha do seu traçado original o que obrigava a fazer novos troços na linha, longos ou curtos depende. Mas as fotos podem ser de um ou dos dois lados da ponte e isso não sabemos, tal como não sabemos se nelas estamos a olhar em direcção a LM ou em direcção a Ressano Garcia. 
Finalmente uma foto relacionada com a estação de Movene também de MRP da colecção do ICCT:
FOTO 7
Estação da Estrada de Ferro em Movene. Kilometro 68
Vê-se que na FOTO 4 que a linha junto a Movene foi mudada, passando aparentemente do lado direito para o lado esquerdo da imagem para ficar sobre o novo aterro alto que se dava a entender suportava a variante. Isso terá levado à mudança da estação e como era um pré-fabricado não terá sido difícil fazê-lo. No entanto na FOTO 7 não se consegue entender se já tinha acontecido ou não pois a estação está virada para o lado de cá (tendo em conta a placa na parede e rampa da plataforma) mas o novo aterro está para o lado de lá, por trás dela.  
Noto que esta FOTO 7 nos permite dizer imediatamente que a FOTO 1 desta mensagem não era de Movene pois é evidente que o aterro alto que se vê aqui (e nas FOTOS 4 e 5) não aparecia nessa foto, confirmando-se depois pela comparação com outra que ela era de Lourenço Marques. 
Noto também que a estação actual de Movene não está na posição da que falamos aqui pois essa foi mudada (por isso pela segunda vez) entre 1891 e 1894. 
Noutro artigo tentei localizar o que se vê aqui no mapa da altura e no terreno actual através das imagens do Google Earth mas posso adiantar que Movene é o caso em que cheguei a menos conclusões.

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