Sete fotos de Fowler de 1886/87 da Biblioteca Nacional Digital de Portugal com grupos de pessoas e aspectos da construção da linha férrea entre Lourenço Marques (LM) e a estação de Incomáti. Não as tinhamos usado ainda e têm algum interesse pelo menos histórico:
|
As vantagens de se ir para o emprego na viatura do serviço! |
Banda que não se parecia com a simpáticamente conhecida como "arroz com caril" |
Um aterro certamente para ser continuado por uma ponte |
Em cima dum aterro preparado para se atravessar um vale com uma ponte |
Desbravamento do futuro traçado |
Carruagens e grupo na linha num aterro |
Grupo dos construtores |
Estas fotos de Fowler foram publicadas num álbum preparado pelo concessionário Mc Murdo que se bem me lembro foi oferecido aos participantes na inauguração da linha que ocorreu a 15.12.1887 como se pode ver na página de intróito em baixo. Presumo então que o álbum tenha sido entregue depois da cerimónia pelo que as fotos poderão ser de até Dezembro de 1887 e talvez mesmo da altura da inauguração como poderá ser o caso das duas últimas aqui em cima. Inicialmente eu tinha assumido que o álbum teria sido entregue na inauguração e por isso que as fotos teriam de ser de uns meses anteriores.
Página do álbum de Mc Murdo comemorativo da inauguração com fotos de Fowler |
Pelo estado português:
Coronel (Joaquim) José MACHADO: Sendo raras as situações na história em que se pode dizer que uma pessoa foi determinante numa cadeia complexa de eventos, penso ser o mais tarde GENERAL MACHADO o maior responsável pela cidade de Maputo actual. Começou por chefiar a expedição de engenheiros militares portugueses para as Obras Públicas que chegada a 7 de Março de 1877, básicamente veio preparar a desolada e insalúbre povoação para ser a capital de Moçambique, p.ex. saneando os pântanos, criando a Praça 7 de Março e idealizando a expansão da cidade. Foi director das Obras Públicas e depois Governador Geral de Moçambique de 1890 a 1891.
Para além disso envolveu-se directamente no projecto e na construção do caminho de ferro dando continuidade a esta primeira iniciativa de McMurdo pois ela viria a fracassar (apesar do album das fotos). Como básicamente sem C.F. não haveria cidade de Maputo bastava o Gen. Machado ter feito isto para ter sido determinante em tudo o que se seguiu e que óbviamente se reflecte na zona urbana iniciada à volta do Porto/Caminhos de Ferro e onde vivem agora mais de 1 milhão de pessoas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_Machado.
Augusto de Castilho: Militar e diplomata português que foi o 67o Governador de Moçambique de 1885 a 1889, por isso durante o periodo coberto nestas fotos.
Pinheiro Chagas e Ressano Garcia: Como é indicado do documento tinham cargos políticos na "Metrópole" mas parece que não tiveram qualquer actividade em Moçambique.
Comentários