Caminho de ferro entre LM e Pretória - mais fotos de Fowler. Personalidades portuguesas.

Sete fotos de Fowler de 1886/87 da Biblioteca Nacional Digital de Portugal com grupos de pessoas e aspectos da construção da linha férrea entre Lourenço Marques (LM) e a estação de Incomáti. Não as tinhamos usado ainda e têm algum interesse pelo menos histórico:
As vantagens de se ir para o emprego na viatura do serviço!
Banda que não se parecia com a simpáticamente conhecida como "arroz com caril"
Um aterro certamente para ser continuado por uma ponte
Em cima dum aterro preparado para se atravessar um vale com uma ponte
Desbravamento do futuro traçado
Carruagens e grupo na linha num aterro
Grupo dos construtores
Estas fotos de Fowler foram publicadas num álbum preparado pelo concessionário Mc Murdo que se bem me lembro foi oferecido aos participantes na inauguração da linha que ocorreu a 15.12.1887 como se pode ver na página de intróito em baixo. Presumo então que o álbum tenha sido entregue depois da cerimónia pelo que as fotos poderão ser de até Dezembro de 1887 e talvez mesmo da altura da inauguração como poderá ser o caso das duas últimas aqui em cima. Inicialmente eu tinha assumido que o álbum teria sido entregue na inauguração e por isso que as fotos teriam de ser de uns meses anteriores.

Página do álbum de Mc Murdo
 comemorativo da inauguração com fotos de Fowler
Assunto também tratado aqui
Das personalidades portuguesas envolvidas no projecto destaco:
Pelo estado português:
Coronel  (Joaquim) José MACHADO: Sendo raras as situações na história em que se pode dizer que uma pessoa foi determinante numa cadeia complexa de eventos, penso ser o mais tarde GENERAL MACHADO o maior responsável pela cidade de Maputo actual. Começou por chefiar a expedição de engenheiros militares portugueses para as Obras Públicas que chegada a 7 de Março de 1877, básicamente veio preparar a desolada e insalúbre povoação para ser a capital de Moçambique, p.ex. saneando os pântanos, criando a Praça 7 de Março e idealizando a expansão da cidade. Foi director das Obras Públicas e depois Governador Geral de Moçambique de 1890 a 1891. 
Para além disso envolveu-se directamente no projecto e na construção do caminho de ferro dando continuidade a esta primeira iniciativa de McMurdo pois ela viria a fracassar (apesar do album das fotos). Como básicamente sem C.F. não haveria cidade de Maputo bastava o Gen. Machado ter feito isto para ter sido determinante em tudo o que se seguiu e que óbviamente se reflecte na zona urbana iniciada à volta do Porto/Caminhos de Ferro e onde vivem agora mais de 1 milhão de pessoas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_Machado.
Ver aqui e aqui no HoM.
Augusto de Castilho: Militar e diplomata português que foi o 67o Governador de Moçambique de 1885 a 1889, por isso durante o periodo coberto nestas fotos.
Nos orgãos sociais da companhia concessionária da linha:
Pinheiro Chagas e Ressano Garcia: Como é indicado do documento tinham cargos políticos na "Metrópole" mas parece que não tiveram qualquer actividade em Moçambique.

Comentários