Caminho de ferro entre Lourenço Marques e Pretória - reconstrução em Umquanhene e Sucutuini aos kms 72 e 73.87

FOTO 1
(CPF # 24) Pequena ponte sobre o Km 72,2
 construida por ocasião das reparações para facilitar a vazão de água
A FOTO 1 introduz o "estudo" seguinte da secção da linha férrea entre a estação actual de Movene ao Km 69 (mais próxima da Moamba) e a estação de Chanculo ao km 76 (mais próxima de Incomáti). É uma ponte pequena e sem história mas do que trataremos aqui é principalmente de duas pontes grandes, como dissemos na mensagem anterior
É nesta zona que fica já falada variante em forma de "S" (de que restam as marcas no chão e colunas duma ponte visíveis no Google Earth) e vamo-nos então focar no que fica entre o km 70.8 (onde há uma ponte actual e perto houve a ponte em variante) e a estação de Chanculo ao km 76.  A zona é abrangida nesta imagem do Google Earth (GE) e entre esses dois pontos da linha temos um vale maior e com uma ponte longa que fica aproximadamente ao Km 73.6. 
Para começar veremos fotos de 1889/90 das duas grandes pontes desta secção da linha que não tinhamos visto ainda no HoM e que ficaram em ruinas com as cheias de Janeiro de 1889. As fotos são de novo de Manuel Romão Pereira (MRP) e disponibilizadas pelo CPFsofrendo na net da falta de qualidade que é aparentemente política da instituição.
Começamos pela ponte de Umquanhene ao Km 72 (clique nas fotos para aumentar)


FOTOS 2 e 3
à esquerda: ruinas da ponte sobre a ribeira de Umquanhene
 depois da cheias de Janeiro de 1889 (CPF # 22)
à direita: ponte sobre a ribeira de Umquanhene nova construção ao Km 72 (CPF # 23)
Depois da ponte vista em cima sobre a ribeira de Umquanhene e um pouco mais na direcção de Chanculo, se as indicações da legendas das fotos de MRP estiverem correctas fica a ponte sobre a ribeira de Sucutuini ao km 73.87 de que vemos em baixo também duas fotos. Pelo que se pode imaginar da pobre FOTO 4 do CPF a ponte era também longa e a sua queda foi muito semelhante à de Umquanhene, em que de facto parece que tudo se evaporou, e à de Chicongene ao km 61.8. Note-se que nessa ponte, pelos menos ao tempo da foto, o tramo da direita estava completamente tombado enquanto que nesta de Sucutuini o tramo do mesmo lado ficou pendurado. Digo isto porque a catástrofe que atingiu estas pontes foi tão generalizada que eu tive dúvidas se não haveria fotos das mesmas pontes repetidas com nomes de diferentes locais. 

FOTOS 4 e 5
à esquerda: ruínas da ponte de Sucutuini 
depois das cheias de Janeiro de 1889 (CPF #25)
à direita: nova construção de Sucutuini ainda não acabada ao Km 73.87 (CPF # 26)
Noto que em 1889/90 ainda se via um pilar de cilindro metálico da ponte original de Mac Murdo à direita, confirmando que a nova ponte não estava acabada. 
Pelo que se vê dos restos da ponte na FOTO 4 reforço a convicção de que o ponto fraco nas grandes pontes terão sido os pilares metálicos e por isso a solução foi substituir completamente os pilares metáticos por pilares em pedra e argamassa como se vê aqui nas reconstruções. O resto (tramos) das pontes iniciais que não estivesse danificado ou que fossem reparável deve ter sido mantido, embora como já disse antes seja possível que algumas partes tivessem sido trocadas de lugar. 
Para ver onde eram estas duas pontes temos de olhar para as suas posições absolutas e  relativas (marquei as minhas medidas naturalmente imprecisas pois feitas com regra de GE a partir de km 69 de Movene, o que pode já incluir um arredondamento):


FOTO 6
Laranja (na variante fora de uso): uma ponte grande de Umquanhene da FOTO 3
Verde claro: ponte grande de Sucutuini da FOTO 5
Vermelho: outra ponte grande de Umquanhene 
construida depois de 1890 na linha em uso
Creme: ponte pequena entre essas duas ribeiras
A legenda de cima foi baseada na avaliação seguinte. Como se pode ver na zona só existem três pontes grandes. Se tomarmos em conta as posições absolutas aos kms 72 e 73.87 das legendas antigas, o mais próximo dos kms "reais" inscritos na FOTO 6 é que a de Umquanhene fosse a ponte laranja fora de uso e que a de Sucutuini fosse a ponte verde clara, mas as diferenças para as posições das legendas seriam superiores a 1 km. Noto no entanto que começando estas medições em Movene ao Km 69, usando a régua do GE chego a Chanculo com a medição de 75.1 km o que é menos 900 metros do que a posição oficial da estação que é ao km 76. Por isso temos de aceitar uma tolerância nestas minhas medidas de 1 km. 
Para confirmação adicional agora vendo pela posição relativa, a distância entre estas duas pontes grandes era de 1.7 km (73.7 - 72 km das legendas antigas de MRP) o que corresponde muito aproximadamente à distância que medi no GE entre as pontes laranja fora de uso e a verde clara. A distância entre as pontes vermelha e a verde clara é de 2.54 km por isso muito maior que os 1.7 km esperados das legendas.
Por isso, penso que a legenda da FOTO 6 estará correcta e que posso dizer o seguinte (embora com os devidos cuidados):


FOTO 7
Locais onde suponho estiveram as pontes sobre as duas ribeiras
 que em 1889/90 foram fotografadas por MRP - Sucutuini e Umquanhene
Tendo identificado as pontes antigas desta maneira, quer também dizer que a ponte vermelha e a sua variante em forma de "S" actualmente em uso foram construidas depois de 1889/90, a data de quando são as fotos desta primeira reconstrução da linha.
Pela sua posição em termos absolutos a pequena ponte sobre o Km 72,2 da FOTO 1 é capaz de ter sido no local onde existe agora uma ponte cerca do km 72.5 (ao centro dessa imagem). 
Pode ver esta zona em pormenor no Google Maps, podendo deslocar-se e fazer zoom a seu belo prazer. Pode ver por exemplo em pormenor a ponte de Sucutuini (verde claro) e observar que parece ter havido aí construções que foram demolidas e ver aqui imagens de construções recentes muito provávelmente nesse local (que será de facto ao km 74.1 e não ao km 73.3 das minhas contas).

Assim em parte devido à ausência de outras possibilidades nos três quilómetros em questão propus a localização destas duas grandes pontes fotografadas por MRP depois da grande reparação de 1889/90. Falta tentar saber se elas nas versões iniciais estavam nas fotos de Fowler de 1887 e como eram, pois a linha teve de atravessar estas duas ribeiras e certamente que pontes teriam sido previstas e construidas inicialmente pelo concessionário Mc Murdo. Esse tema continua em próximo artigo mas infelizmente os resultados da pesquisa do HoM não serão espectaculares, quer dizer a poeira do tempo por aqui está pesada. 

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