Foto de Lazarus e bares na Rua Araújo por volta de 1900

No livro de Alfredo Pereira de Lima (APL) "Pedras que já não falam" de 1972 aparece uma foto dos irmãos Lazarus que viveram em Lourenço Marques, actual Maputo de 1899 a 1908 e que eu desconhecia. Esta reprodução tem pouquissima qualidade mas para efeitos de divulgação de conhecimento é melhor que nada.


FOTO 1
(255?) Rua Araújo vista para nascente (mais à frente)
A legenda original parece ser "A locust store in Lourenço Marques" o que, mesmo procurando na net, não parecem termos muito comuns. Locust é gafanhoto que é um insecto que dá saltos grandes, talvez fosse uma indirecta à frequência feminina da zona que comentaremos. Mais em baixo a foto é capaz de ter a data mas só adivinhando. 
APL é mais descritivo e legendou "Rua Araújo ao tempo dos night clubs em barracões de madeira e de ferro zincado". O que temos visto noutros artigos é que do lado esquerdo = norte da rua havia lojas compatíveis com a rua ter sido chamada dos Mercadores mas é possível que o seu lado sul fosse mais das Meretrizes. Vemos na FOTO 1 à direita a uns 25 metros na diagonal escrito numa fachada a palavra HALL e na tabuleta pendurada no poste de electricidade certamente que estará MUSIC HAL(?), por isso o grande barracão devia ser uma sala de baile. Podia ser uma coisa muito honesta e digna mas APL  descreve a rua em tons de perfumes baratos, beldades internacionais de passado desconhecido e a correspondente fauna de aventureiros do lado masculino.
Podemos comparar a FOTO 1 com a seguinte já conhecida do ACTD e dos mesmos autores:

FOTO 2
(218) Rua Araújo vista para nascente
Marquei a vermelho na FOTO 2 mais ou menos o ponto a partir do qual se vê a rua na FOTO 1.  
Diz APL que em 1907 a rua tinha 37 bares de que lista uma boa parte e que tinham nomes estrangeiros de índole muito diversa. Os/as proprietárias eram ao que parece todos estrangeiros. APL diz que um dos mais antigos era o "International Music Hall" o que nos liga à FOTO 1 para mais que a primeira palavra pode ser a que está escondida na fachada do barracão por trás da tabuleta. 
Estas fotos suponho que sejam dos sucessivos álbuns publicados pelos Lazarus e daí talvez se pudesse ver qual a mais antiga e a mais recente. Sem tal informação e olhando para as construções, a única diferença entre elas parece ser que na FOTO 1 há um edifício térreo na posição onde na FOTO 2 e marcada a amarelo se vê a parte inferior duma varanda alpendrada. Esse edifício alto na FOTO 2 é o Hotel Carlton e é por isso natural que a FOTO 2 seja posterior à FOTO 1 mas determinar mais exactamente as datas das fotos só a partir desse dado é difícil. 
Outro informação de APL é que partir de 1906 começou a repressão das autoridades aos bares. Na FOTO 2 que como disse me parece ser posterior à FOTO 1 já não havia a tabuleta do MUSIC HAL no poste da electricidade à direita. Mas como APL disse também que essa medida demorou muito tempo até fazer efeito não se pode estabelecer relação de causalidade entre a repressão e o ocaso da tabuleta. De facto a rua manteve sempre essa característica libertina, em coabitação com actividades normais, como se pode ver neste artigo no HoM.
Resumindo, mais uma foto que nos mostra principalmente que haverá ainda muito nos álbuns dos Lazarus que não está divulgado na net e que haverá assim muito de interessante a descobrir e a relacionar com o que já é conhecido, em imagens e textos, da cidade nos primeiros anos.

Comentários