Prédio do Scala de Lourenço Marques, actual Maputo em 1971. Sobre plágios e plagiadores.

Temos aqui duas bonitas fotos coloridas com protecção adicional contra chico espertos. Lamento e peço muita desculpa aos leitores normais mas como sempre pagam os justos pelos pe(s)cadores. 
Esquina da Pastelaria Scala em 1971

A seguir podemos ver mais de perto o exterior da pastelaria e café com uma foto de Fernando Lucena e que será de entre 1965 e 1967:
Esplanada e montra do café Scala até 1967 e em 1971 sem grandes alterações

Voltamos às fotos de 1971:
Entrada do Cine-Teatro Scala com a Pastelaria ou Café à esquerda
e barbearia Salão Cristal à direita
Cartaz do filme "Herói Tarde Demais" de 1970 - IMDB

Esta é a boa oportunidade para falar mais sobre plágios e plagiadores depois de ter feito, sem sucesso parece, uma espécie de parábola sobre as senhoras que faziam vestidos pela revista Burda e as que iam à modista fazer modelos originais. Explicarei melhor a minha posição porque se sou vítima nuns casos o contrário também acontece. 

Eu fico e ficaria muito satisfeito se as minhas fotos que são exclusivas forem / fossem usadas em sites que estejam dentro do mesmo âmbito de divulgação cultural que o housesofmaputo.blogspot.com (HoM) tenta ter. Entendo ainda que haja pessoas com uma aproximação mais ligeira aos conteúdos e que vejam utilidade em usá-las nas suas brincadeiras e aceito isso.
A regra é que me deviam pedir autorização prévia e que eu a deveria conceder antes da publicação (caso a caso ou em geral se se estabelecer uma relação de confiança). Mas sei que é pesado para os dois lados e eu também só aplico quando antecipo que vou ter utilização mais que ocasional do conteúdo alheio. Por isso a menos que eu constate que haja abuso anterior de fotos do HoM num site dispenso o pedido de autorização. 
A regra é também que publicações de material (as fotos nomeadamente) tenham uma ligação activa (link) à origem, neste caso a página de entrada no HoM ou o artigo específico. No mínimo da aceitabilidade a publicação teria de ser acompanhada pela menção correcta / completa do nome do site de origem. 
Compreendo ainda que alguém possa não ter esses cuidados se ocasionalmente encontrar aqui o que procura e / ou se aparentar distracção ou falta de conhecimento sobre as regras e práticas na Internet. 
Mas há quem actue violando as regras universais de comportamento e excedendo a minha margem de tolerância. Vêm deliberada, consciente e sistemáticamente ao HoM ROUBAR conteúdo exclusivo sem pôr o link nem citação do site no que publicam. Para mais há alguém que se dá ao trabalho de adulterar fotos exclusivas do HoM e que tinham a marca, Isso só para escamotear a sua fonte, quando colocar a devida ligação ao site ou nomeá-lo seria muito mais simples e honesto. Porque fazem isso? Sinceramente não percebo. Nestas duas fotos do Scala, que suponho lhes interessem, vão ter um bocadinho mais de trabalho se quiserem violar as regras e já agora a lei. Se as quiserem respeitar é muito mais fácil e estão ao vosso dispor.
Agora mostrando o outro lado da moeda e porque não sou perfeito, houve um único caso em que recebi uma queixa concreta sobre utilização indevida de fotos no HoM que era absolutamente legítima e corrigi-o imediatamente e procedo da mesma maneira para todos os casos como esse. Haverá no entanto centenas de fotos de outrém no HoM para as quais eu deveria e/ou poderia ter feito a citação do sítio de origem e não fiz. Agradeço a tolerância e peço desculpa a quem prejudiquei mas como expliquei no artigo das Burdas penso que há casos em que pode haver atenuantes e outros em que não as haverá. A força das atenuantes para mim têm relação inversa com a proximidade (no tema do site, no conteúdo do artigo, na distância geográfica e no período temporal) do HoM com o site de origem. 
Vamos ver situações bem distintas de possíveis fotos sem links e/ou identificação do autor que terei usado no HoM: 
1. Eu ter copiado há anos uma foto dum site sem relação com Moçambique que me apareceu por acaso e de que me esqueci qual era o site e nem o encontro agora com o Google Images. A foto é usada no HoM num artigo focado em Moçambique com muito mais informação; 
2. Eu ter encontrado num sítio pessoal em que não era explicita alguma relação com Moçambique as poucas fotos dum turista ocasional que passou em Maputo e que as deixou sem mais informação e de quem eu constato agora não registei nem o nome da pessoa nem do site. A foto no HoM também fará parte dum conjunto de informação mais vasto que ela; 
3. Eu ter copiado a foto publicada ontem num site bem conhecido sobre Moçambique para a publicar hoje no HoM não dizendo a fonte nem pondo a ligação (e já a outro nível de análise não lhe acrescentando nada de relevante);
O que quero dizer é que no HoM haverá certamente muitos casos como os dois primeiros (1. e 2.) mas como o terceiro (3.) conscientemente não há nenhum, porque para além da questão moral e da falta de motivação material para o ROUBO eu teria vergonha de o fazer e de ser apanhado tanto pelo autor do site original como pelos leitores dos dois sites. 

Há também o caso particular dos postais à venda em sites especializados e dos anúncios imobiliários de que reproduzo os anúncios. Nesses casos normalmente digo a sua origem pelo menos genéricamente e tento compensar o prejuizo indirectamente causado fazendo um pouco de publicidade aos sites e chamando de forma positiva a atenção dos leitores para o que está à venda e dessa situação para já não tive queixas.

Comentários