Vila da Manhiça no distrito de Lourenço Marques - edifícios desaparecidos

Depois de termos falado de Xinavane, mais outra vila a norte do antigo distrito de Lourenço Marques, actual província de Maputo. Trata-se da Manhiça de que não encontro na internet imagens antigas e por isso coloco aqui as de Santos Rufino publicadas nos seus álbuns em 1929 (Universidade da Florida) e as reaproveitadas dum postal antigo descarregado do site de vendas de antiguidades delcampe.net. A Manhiça tinha muita actividade agrícola e era ponto de passagem na estrada nacional do sul para o norte de Moçambique.
Primeiro os edifícios e uma pequena praça da vila:
A administração da Manhiça no postal e no livro de Santos Rufino.
As fotos de cima confirmam ser aqui um local alto junto a uma escarpa. Para o fundo está o vale do rio Incomáti que encontrou aí o caminho para descer para a costa do oceano Índico. Parece-me que a Manhiça fica no mesmo plateau em que fica a parte alta de Marracuene e que vai daí até à cidade de Maputo, do bairro da Polana ao Alto-Maé. 
O edifício tem o que parece ser uma torre de farol mas como fica a cerca de 16 km do mar (ver aqui da Manhiça ao mar) e apesar de estar num sítio relativamente alto (40 metros), duvido que um farol daqui teria alcance útil ou não. Para tirar a dúvida era preciso consultar  os registos dos faróis mas uma consulta rápida deu em nada por isso considero a torre simplesmente decorativa. 
O postal deve ser mais antigo do que a foto de Santos Rufino pois havia um jardim privado em frente à administração que depois deve ter sido transformado num dos topos da praça principal da vila, que prevejo seja também a que se vê do lado oposto na foto seguinte:
Presumo que fosse a praça em frente à administração mas ...
A foto seguinte foi tirada à distância já da escarpa e olhando para a parte alta da Manhiça. Por isso vê-se o edifício da administração por trás.
Segundo Santos Rufino, a Manhiça em dia de sombra
Parece-me que nada resta destes edifícios na Manhiça actual que à primeira vista me parece sobre-ocupada. Mesmo a praça no topo da qual estaria/estará a administração não consigo localizar
Veremos no entanto noutro artigo alguns edifícios públicos relacionados com a antiga administração construidos nos anos 50 e 60 que parecem nem conservados e preservados.
Aqui fotos interessantes num blog (azimute) dum senhor que fazia mapas e passou pela Manhiça.
Ver aqui os edifícios públicos actuais na Manhiça que foram construídos talvez dos anos 40 a 60.

Comentários

Bisouterie disse…
Se não me engano, nasci na casa do administrador. Tenho duas fotografias que poderia partilhar.
Rogério Gens disse…
Caro, se estiver à mão envie então digitalização razoável para housesofmaputo@gmail.com que depois eu tento confirmar se já está nesses artigos e vejo onde será melhor inserir. Obrigado.R. Gens