Xinavane, plantação de cana e fábrica de açúcar

Xinavane é uma localidade da província de Maputo, antigo distrito de Lourenço Marques a cerca de 80 km da cidade. A firma que é agora proprietária da fábrica e das plantações de cana de açúcar nessa zona é a sul africana Tongaat Hulett (mais sobre a firma em português). Ficamos aí a saber que a fábrica foi fundada em 1914 por investidores ingleses e que passou nos anos 50 para mãos portuguesas. Depois da independência teve as turbulências costumeiras e finalmente acabou em privados mas diferentes. Pois.
Edifício histórico da Açucareira de Xinavane recentemente
após tratamento de imagem 
Passamos a fotos de Santos Rufino publicadas em 1929 confirmando-se na frente do edifício o nome inglês da firma nessa altura:
Residência do gerente da Incomati Estates Limited cerca de 1929
Aspecto geral da fábrica de açúcar da Incomati Estates Limited.
Residência do gerente ao fundo para a direita (com a bandeira)
O possível ouro verde nos vales irrigados de Moçambique:
Plantações de cana do açúcar em Xinavane cerca de 1929
Passamos para tempos recentes. A primeira foto é donde retirei a foto inicial e foi publicada a propósito duma visita técnica à fábrica no início de 2017 (zivozest.co.za).
Preservação e conservação do património e blah, blah, blah ...
Como diz um dos textos das ligações, a fábrica actual está num local diferente da inicial tendo passado para junto da antiga residência do gerente como se vê aqui. Todos sabemos que é preciso desenvolver mas também acho que na zona devia haver espaço suficiente para que não tivesse sido preciso encavalitar a fábrica no edifício histórico e chegar-se ao cenário dantesco de cima.
Duas fotos de Carlos Rocha blog Olhar acidental de cerca de 2008:
Edifício histórico da Açucareira de Xinavane cerca de 2008.
Imediatamente por trás ainda tinha um pavilhão mais ou menos discreto. 
Fábrica açucareira de Xinavane em 2008
Xinavane fica nas margens do Rio Incomati e é acedida por um desvio à estrada nacional que sai de Lourenço Marques, actual Maputo para norte. A seguir uma foto do arquivo da missão suíça mas que no blog delagoabay aparece com melhor qualidade.

Xinavane para a direita (interior = oeste) a 9 km do cruzamento,
entre Lourenço Marques a sul a 80 km e João Belo (Xai-Xai) a norte

Comentários