Caminho de ferro entre Lourenço Marques e Pretória - trabalhos recentes - Campodagua

Nesta série de artigos vamos tentar ver o que, pelo menos até há pouco, existia na linha actual de Ressano Garcia vindo do passado. 
Teremos também boas imagens dos CFM mas neste artigo são da firma Campodagua que fez uma empreitada para os CFM chamada REABILITAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DO SISTEMA FERROVIÁRIO DA LINHA DE RESSANO GARCIA, PORTOS DE MAPUTO E MATOLA E GARE DE MERCADORIAS. O seu site tem esta foto que mostra uma das pontes antigas com os tramos metálicos do tipo que foram instalados em 1877 e na recuperação de 1889/90 sustentados pelos pilares de alvenaria típicos desta recuperação.

Obra de arte original da linha de Ressano Garcia dos CFM
A Campodágua não indica se esta ponte era objecto da empreitada e a que km seria/é na linha e eu também não consegui encontrar o equivalente original. Comparei com a ponte que ficava perto dum hangar e que não tinha conseguido localizar (a das 2a e 3a fotos mostradas aqui) mas apesar de os vales terem certa similitude nessa havia dois tipos de tramos metálicos e nesta há um único. 
Podemos também comparar com a ponte de Movene que tinha a viga muito diferente mas os pilares semelhantes cima com sapatas salientes de forma primática com pirâmide no topo:
Ponte de Movene ao km 67.4 reconstruída em 1889/90
Que esta ponte tenha os pilares de alvernaria em vez de tubos metálicos não é relevante para comparar com fotos da construção inicial dado que essa transformação, como aconteceu para Movene, deve ter sido feita para todas as grandes pontes da linha pouco depois da inauguração. Relembro que a ponte de Movene é uma das grandes desta linha de que temos fotos do passado e de que nem sei em que local seria.
Outras fotos da Campodagua dão a entender que foi contratada para pequenos trabalhos de reparação de passagens de água sob a linha que se encontravam em mau estado como mostram as fotos seguintes.
Condutas de água sob a linha
As duas fotos seguintes mostram outra dessas passagens com o interesse de ser numa zona de declive e em que na primeira se vê que o lado mais baixo do aterro ou da trincheira foi reforçado com revestimento de pedra aparentemente antigo.
Túnel para passagem de água sob a linha 
Aparentemente na mesma paisagem da foto de cima
Finalmente uma foto que mostra mistura de travessas antigas de madeira com modernas de betão.
Balasto novo foi despejado mas a infrestrutura não foi reparada. 
A linha foi renovada em 2008 mas nessa empreitada deve-se ter limitado a realinhar os carris e colocar-se balasto novo, do que resulta a cor cinzenta clara nestas ou nas imagens de satélite (Google Earth), ainda sem a oxidação/poluição da superfície das pedras com o passar do tempo
Mas as pontes não devem ter sido reabilitadas nessa altura e em 2013 havia notícia que muitas estavam instáveis e perigosas. No entanto a partir daí fizeram-se importantes trabalhos da renovação e em muitos casos substituição completa de pontes que observaremos em artigos seguintes.
Um ponto a notar é que a linha de Lourenço Marques, actual Maputo a Ressano Garcia inicialmente era de via única salvo nas estações. Mas a certa altura foi ampliada pois actualmente é em via dupla até à estação da Matola Gare, numa distância de cerca de 20 km. 

Comentários