Nesta série de artigos vamos tentar ver o que, pelo menos até há pouco, existia na linha actual de Ressano Garcia vindo do passado.
Teremos também boas imagens dos CFM mas neste artigo são da firma Campodagua que fez uma empreitada para os CFM chamada REABILITAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DO SISTEMA FERROVIÁRIO DA LINHA DE RESSANO GARCIA, PORTOS DE MAPUTO E MATOLA E GARE DE MERCADORIAS. O seu site tem esta foto que mostra uma das pontes antigas com os tramos metálicos do tipo que foram instalados em 1877 e na recuperação de 1889/90 sustentados pelos pilares de alvenaria típicos desta recuperação.
Teremos também boas imagens dos CFM mas neste artigo são da firma Campodagua que fez uma empreitada para os CFM chamada REABILITAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DO SISTEMA FERROVIÁRIO DA LINHA DE RESSANO GARCIA, PORTOS DE MAPUTO E MATOLA E GARE DE MERCADORIAS. O seu site tem esta foto que mostra uma das pontes antigas com os tramos metálicos do tipo que foram instalados em 1877 e na recuperação de 1889/90 sustentados pelos pilares de alvenaria típicos desta recuperação.
Obra de arte original da linha de Ressano Garcia dos CFM |
Podemos também comparar com a ponte de Movene que tinha a viga muito diferente mas os pilares semelhantes cima com sapatas salientes de forma primática com pirâmide no topo:
Ponte de Movene ao km 67.4 reconstruída em 1889/90 |
Outras fotos da Campodagua dão a entender que foi contratada para pequenos trabalhos de reparação de passagens de água sob a linha que se encontravam em mau estado como mostram as fotos seguintes.
Condutas de água sob a linha |
As duas fotos seguintes mostram outra dessas passagens com o interesse de ser numa zona de declive e em que na primeira se vê que o lado mais baixo do aterro ou da trincheira foi reforçado com revestimento de pedra aparentemente antigo.
Túnel para passagem de água sob a linha |
Aparentemente na mesma paisagem da foto de cima |
Finalmente uma foto que mostra mistura de travessas antigas de madeira com modernas de betão.
Balasto novo foi despejado mas a infrestrutura não foi reparada. |
Mas as pontes não devem ter sido reabilitadas nessa altura e em 2013 havia notícia que muitas estavam instáveis e perigosas. No entanto a partir daí fizeram-se importantes trabalhos da renovação e em muitos casos substituição completa de pontes que observaremos em artigos seguintes.
Um ponto a notar é que a linha de Lourenço Marques, actual Maputo a Ressano Garcia inicialmente era de via única salvo nas estações. Mas a certa altura foi ampliada pois actualmente é em via dupla até à estação da Matola Gare, numa distância de cerca de 20 km.
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