Caminho de ferro entre LM e Pretória - trabalhos recentes - km 74.1, provávelmente Sucutuini

    Continuando com a revisão da linha de caminho de ferro entre Lourenço Marques e Pretória que em Moçambique termina em Ressano Garcia, foco agora na ponte do km 74.1 que foi incluida num concurso (ou procedimento concursal como se diz agora, acho que só para complicar) organizado em 2013.  Vemos aqui com a devida vénia imagens da Revista Xitimela dos CFM do início e da conclusão das obras dessa ponte.
    Ponte antiga, ao início das obras de 2013/2015
    Lembro que a ponte antiga não era a original da linha pois essa, bem como a maior parte das outras pontes grandes, cerca de um ano depois da construção tinha sido destruída por enchurradas.
    Os pilares da nova ponte em preparação ao lado da ponte antiga 
    Depois dos trabalhos: 

    Ponte nova substituindo completamente a antiga que foi demolida
    Se a ponte dos "S" era ao Km 71.1, então a ponte do km 74.1 que vemos em cima será a da ribeira de Sucutuini. Essa estava estava registada ao km 73.9 nas fotos de Manuel Romão Pereira (MRP) no CPF mas com essa pequena diferença de 200 m e sendo esta uma ponte grande não havia ou podia haver outra nessa zona.
    Foto de MRP em 1889/90 com a nova ponte ao km 73.9 (73.870) quase acabada
    Dada a localização e algumas similitudes no desenho dos pilares e na constituição dos tramos metálicos (as vigas que suportam o tabuleiro), parece assim que depois de muitas voltas conseguimos fotos recentes duma das pontes de 1889/90. Mas parece ter sido no limite pois entretanto a ponte foi demolida. 
    É obvio que em condições normais de desenvolvimento da África Austral a ponte antiga teria já há muito sido substituida, entristece-me um pouco que isso tenha acontecido mas são as necessidades do progresso. O que me questiono é se antes de o fazer se terá considerado que para Moçambique e por isso para a humanidade esta e as outras pontes da linha que foram também demolidas eram monumentos insubstituíveis da sua história, que em termos de património edificado é muito recente. Já falei disso também a propósito do porto e para dar um exemplo sem esta linha de caminho de ferro a actual cidade de Maputo seria talvez como a Maxixe é agora, talvez o país Moçambique não existisse, etc. Em termos de tempo e construções, para pôr em perspectiva lembro que a ponte antiga (de 1889/90) era anterior aos combates entre Mousinho e Gungunhana (a partir de 1895) e desses tempos no sul de Moçambique quase nada resta. Há a Fortaleza e a Casa Amarela (o quartel do Alto-Maé é um bocadinho posterior) em Maputo mas que foram muito "reabilitadas" enquanto esta ponte parecia estar bem preservada até porque não era fácil fazer-lhe alterações profundas a menos que se interrompesse o tráfego durante meses, o que foi que acabou por acontecer neste periodo de entre 2013 e 2015. 
    Para já não falar de estudos que podiam ter sido feitos por historiadores/arquitectos/engenheiros sobre estas pontes, espero que elas tenham sido bem fotografadas e que os resultados estejam bem guardados e catalogados e preferencialmente que sejam tornados públicos. É que se o que resta da ponte antiga são únicamente as duas fotos que vimos aqui em cima, isso será um grande perda histórica e cultural, a começar para Moçambique, porque a partir delas nem conseguimos confirmar em absoluto se era ainda a mesma ponte que MRP tinha fotografado em 1889/90 ou não.

    Já tinhamos visto nas imagens de Google Earth haver indicação de ter havido trabalhos na ponte sobre a ribeira de Sucutuini, embora pareça que fora da cidade as imagens de satélite não são actualizadas frequentemente. Olhando de novo para o GE penso que o local da ponte de cima está aí bem identificado pois vê-se na imagem de baixo uma ponte com os dois pilares ao centro como se vê nas fotos de cima depois dos trabalhos, para além de pelo menos para um dos lados dela a linha férrea ter uma longa recta.
    Ponte na Ribeira de Sucutuine, 
    deve ser a das fotos de cima com os dois pilares centrais
    Pode-se ver mais globalmente esta zona no Google Earth ficando a estação de Chanculo do Km 76 um pouco mais para a frente da ponte em direcção a Ressano Garcia (para o canto superior direito).

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