Casa na avenida Elias Garcia e mais da sua zona na antiga Lourenço Marques

FOTO 1

Casa de estilo colonial holandês na Avenida Elias Garcia
  (postais à venda no delcampe.nete-bay)


Esta casa ficava então na Avenida Elias Garcia, depois Augusto de Castilho e actual Lenine. Como se pode observar era mesmo antes de começar a descida para a Baixa da cidade que se vê à direita ao fundo. Por isso a casa devia estar no cruzamento com a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane e onde se construiu acho que para o final dos anos 60 a Igreja Evangélica (falámos mais geralmente dessa zona aqui).
À entrada da casa está um casal e por cima parece-me ver qualquer coisa parecida com IAIOY  MENAABFON mas em caracteres gregos e não sei qual o significado. 
O espaço livre que se vê a seguir à casa seria então a Av. Pinheiro Chagas a cruzar na perpendicular.  Depois dele e do mesmo lado da Av. Elias Garcia já na descida sabemos que existiu esta casa.

FOTO 2
Grande casa na mesma Av. Elias Garcia a descer para a Baixa em 1907, 
com o estuário original antes de ser aterrado
Comparando as duas fotos:


MONTAGEM 3
Marcas com as correspondências, mais:
Verde claro: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane

Conclui-se que na FOTO 1 vê-se a casa da FOTO 2 de lado mas já a nível inferior dado que ela não ficava na esquina do quarteirão (a da Elias Garcia com a Pinheiro Chagas, antiga loja Pandora) a partir da qual a actual Av. Lenine começa imediatamente a descer. 
Em frente à casa da FOTO 2, do outro lado da actual Av. Lenine, ficava o quarteirão principalmente ocupado pela Missão Suíça (agora Igreja Presbiteriana) e cuja construção mais próxima era a clínica do Dr. Garin, virada para a Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré. 
Quanto à antiga Av. Pinheiro Chagas exactamente para oeste = poente do cruzamento que se vê na FOTO 1, ela aparece numa das fotos "perdidas" do HoM. A foto deve ser da primeira década do século XX (20), pois a igreja da missão já existia em 1910 nesta zona tradicionalmente chamada Khovo.

FOTO 4
Vermelho: telhado da igreja da Missão Suíça
Verde: (espaço para a) Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane 
seguindo para a direita para o Alto-Maé
Roxo: casa de missionários do lado leste e norte da Missão

A casa de missionários que se via em cima foi escalpelizada no mencionado artigo e foi demolida há pouco tempo. Via-se ainda na foto seguinte a sua traseira virada para a Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas com o resto do recinto da antiga Missão:

FOTO 5
Vermelho: telhado da igreja da Missão Suíça com entrada pela direita
Verde: antiga Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane 
Roxo: casa de missionários, em ruína antes da demolição
setas brancas: direcções para onde estiveram as casas antigas das FOTOS 1 e 2

Ficámos assim a conhecer um pouco desta zona para a qual anteriormente havia muito pouca informação do passado longínquo mas que devido à Missão encontra-se ainda parcialmente preservada.

Comentários