Filipe Branquinho é um promissor fotógrafo moçambicano da agência MAGNIN-A que tem sido seleccionado para exposições em salões internacionais de prestígio. Temos aqui uma nova selecção de fotos suas que são de exposições ou estão à venda em sites especializados. Já mostrei no blog fotos dele de lugares ou edifícios simbólicos da cidade em que há normalmente uma nota de decrepitude e de nostalgia. Exemplos são o prédio na rua da mesquita, Correios, Ferroviário, Velhos Colonos, RCM e Gil Vicente.
A maioria destas fotos são da recente exposição "Paisagens interiores" de 2016 como pode ver aqui.
Primeiro duas fotos do Cine África, antigo Manuel Rodrigues o mais luxuoso da cidade até à independência em 1975. Todos os antigos cinemas tem dificuldade de se adaptar aos novos tempos mas na entrevista de Filipe Branquinho ao jornal Público acrescenta-se que que ele nota que "ao trabalhar sobre a sua cidade, que ainda há uma ferida pós-colonial muito aberta e que, as pessoas, às vezes, esquecem-se que a cidade é delas”.
Antigo cinema Manuel Rodrigues decrépito em 2011. Não sei se estava em arranjo ou se era mesmo assim |
Casas de banho do antigo Manuel Rodrigues em bom estado. Penso ser ainda usado como teatro. |
Com o seu gosto pela decrepitude de coisas que em tempos foram vivas e modernas, infelizmente o manancial de Filipe Branquinho em Maputo parece inesgotável. Diz ele aqui em entrevista ao Público sobre a sua opção por edifícios pouco usados: “O meu objectivo não é só mostrar o que está à vista. Em Paisagens Interiores quero mostrar que os edifícios têm memórias, momentos, acontecimentos dentro delas e eu quero preservá-los”.
Um café de há 70 anos que há 50 não é reabilitado |
Edifício Khovolar, um dos grandes projectos de Pancho Guedes de 1966 |
Oficina de taxidermia no museu com répteis em frascos de formol e acumulando outros objectos desde uma pá a uma sanita |
Suponho que depósito morto dalguma instituição que deve estar pelo menos em coma |
Meninas na célebre Casa Velha (ver mais aqui) que apesar de algumas boas vontades caminha inexorávelmente para a ruina |
E mais informação sobre os trabalhos de Francisco Branquinho:
Exposição "Showtime" sob o tema das prostitutas no Hotel Central da Rua Araújo no site do crítico de arte Alexandre Pomar.
Exposição Ocupações em Lisboa.
Filipe Branquinho por volta de 2010 colaborou num blog Ocupações Temporárias de temática artístico-intelectual.
Comentários