Liceu Salazar de Lourenço Marques - salão de festas (4/8)

O HoM tem vários artigos sobre o antigo Liceu Salazar de Lourenço Marques, actual Escola Josina de Maputo. Este é o mais histórico e neste aparecem fotos aéreas onde se nota um grande volume central (pavilhão) com cobertura abaulada em betão armado e situado imediatamente atrás do bloco com o pórtico monumental de entrada. Recordaremos uma dessas imagens antigas em baixo mas maioria aqui será recente
A primeira mostra no interior desse pavilhão o interior do salão de festas (ver em baixo comentário de leitor com pormenores) e é do promissor artista moçambicano Filipe Branquinho, com a devida vénia.
Salão de festas do liceu vista para o palco
Salão de festas visto no lado oposto ao palco
Segue-se uma vista aérea do liceu nos anos 50, para nordeste com a cidade delimitada pela barreira da Polana que fica no limite do plateau frente à baía.
Branco: cobertura do pavilhão cujo interior foi em parte visto em cima 
Castanho claro: cobertura do pórtico de entrada
Pavilhão visto do exterior na diagonal
Foto com o edifício a ser reabilitado recentemente
o que explica o excelento estado na primeira foto
Como não conheçia bem este liceu fiquei surpreendido pelas imagens do interior serem dum estilo afirmadamente moderno enquanto o exterior era clássico mas os estudos sobre ele referiam precisamente essa dicotomia, pelo menos no que respeita ao uso de materiais e técnicas de construção.
Finalmente o pavilhão visto à distância de nascente para poente em fotos cortesia de Fernanda Simões. Não sei de quando são mas nota-se que os murais psicadélicos que se viam na foto anterior estavam já muito deslavados. Suponho então que sejam anteriores à de cima.
Pavilhão em frente com o pórtico de entrada do liceu à esquerda, como na foto de cima
Aqui as instalações no exterior estavam com um aspecto deprimente.
Terá sido tudo entretanto reabilitado?
Aqui imagens de 1950 durante a construção do liceu.

Comentários

Anónimo disse…
Era "apenas" o Salão de festas e onde se desenrolavam os exames. O ginásio tinha instalação própria, repleto de equipamento e localizado na parte perpendicular direita atrás do Salão, no primeiro andar ao lado da sala anfiteatro/auditório usada para as aulas de musica ou, como a disciplina era chamada, Canto Coral. No R/C extrema direita, era um grande "hall" de entrada onde se fazia a formação e onde o professor -Tadeu ou Prata Dias- assinava o livro de ponto antes das aulas. Para a esquerda um balneário enorme em mármore rosa com chuveiros individuais e que dava acesso à piscina que estava já localizada na parte perpendicular esquerda atrás do Salão, ficando assim do lado feminino do Liceu -Liceu D. Ana. Era a única parte do liceu onde não havia simetria entre a ala direita e esquerda por causa da piscina. O ginásio poderia caber pelo menos 3 vezes dentro do salão de festas. O salão de festas foi usado simplesmente em cenas do filme "ALI" (Mohamed Ali) como ginásio, mas apenas isso. Na última foto, tirada do lado da rua L. de Camões onde era a terminal dos machibombos, vê-se o que era alcatroado agora em terra e que, mais do que uma justifição para a falta de recursos, demonstra a falta de interesse e uma gestão desenxabida e felistina....
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela informação e faço as correcções possíveis mas como não conheço o suficeinte para entrar em pormenores deixo mais o seu comentário mais específico. De facto eu só fui ao liceu fazer um exame e com 11 anos por isso, lembrava-me vagamente dessa sala e ao vê-la agora imaginei que fosse normalmente o ginásio. Se vi mais recentemente mencionado que isso era o ginásio ou se foi simplesmente minha (errada) dedução, já não sei dizer. Por exemplo eu não sabia que cenas do filme Ali foram aí rodadas. É com boa informação como a sua que se pode corrigir o que aqui vou tentando fazer. Cumprimentos.