Novas fotos da escola particular Primeiro de Janeiro em 1909 e mais informação

Falámos já aqui da escola particular Primeiro de Janeiro de Lourenço Marques, actual Maputo fundada em 1898Temos fotos dela do site oficial português ACTD pouco conhecidas até agora e muito interessantes embora de fraca qualidade.


FOTO 1
Legenda original: recreio da escola (em 1909)
A legenda é enganadora porque o que se vê é o exterior da escola. Onde estão as crianças era a Rua da Imprensa e mais ou menos na direcção da Rua Joaquim Lapa, atual Slovo como se poderá ver pela posição da escola na FOTO 2. Ela utilisava o edifício que tinha sido construído cerca de 1890 para ser a fundição pela expedição das Obras Públicas. Do seu lado esquerdo na foto ou seja norte via-se o portal do Almoxarifado (um arco alto) de que tinhamos já falado aqui.

Localizo a escola nesta foto dos anos 30 com vista para nascente = leste = Ponta Vermelha, tomando como referência principal a mancha escura do portal do Almoxarifado:

FOTO 2
Roxo: escola particular Primeiro de Janeiro com portal do Almoxarifado à esquerda
Castanho escuro: capitania
Vermelho: bombeiros
Verde claro: Rua da Imprensa
Laranja claro: Av da República, actual 25 de Setembro
Rosa: Rua Joaquim Lapa
Castanho claro: limite natural da antiga enseada da Maxaquene, 
para lá do qual foi feito o aterro entre 1915 e 1920
Passamos às outras duas novas fotos do ACTD com alunos e professores.

FOTO 3
Retrato dos alunos 
Estes eram os alunos todos, dos mais pequenos aos maiores. Na FOTO 4 devem ser os que foram a exame (mais pelo menos uma mascote). O senhores adultos não sei se eram autoridades ou se eram alunos externos que se candidataram aos exames. 


 FOTO 4
 Escolas 1.º de Janeiro - Exames 1909 - faltam 15 alunnos. 
As FOTOS 3 e 4 devem ser do interior da escola, na FOTO 4 vê-se uma parede revestida a ferro zincado que não é da antiga fundição e por isso devia ser um anexo da escola.

Já conhecemos os dois professores, que estão à frente, numa ponta está a Dona Maria da Nazaré Judit Serra e noutra o Sr. Solipa Norte.
Eles eram casados e tinham uma filha que se chamava Amélia como se pode ver neste artigo de coleccionismo que penso esteve à venda no fantástico site delcampe.net.

FOTOS 5 e 6
Récita escolar em 1913 no Varietá com participação de Amélia Judith Norte (d'África?)
As FOTOS 1, 3 e 4 foram tiradas durante a Monarquia onde esta escola de espírito republicano devia ser únicamente tolerada. A récita é do tempo da República em que a escola se deve ter tornado a favorita do novo regime, inseguro e radicalmente anti-clerical. Desses ingredientes, aparecem a referência na capa ao "cidadão Encarregado de Governo" e no programa da récita temas como "o Sermão do Sr. Cura" e o "Patriotas e Conspiradores". Estes temas parecem inapropriados para crianças tão jovens mas lá diz o ditado (não sei se monárquico!) que "é de pequenino que se torce o pepino". 

Comentários