Prédios na Av. Álvares Cabral a norte do Mercado Municipal de Lourenço Marques

Houve no passado um conjunto de prédios de dois pisos na Av. Álvares Cabral, actual Manganhela que ficavam no quarteirão a norte do Mercado Municipal de Lourenço Marques ou Vasco da Gama, actual Central de Maputo. Eata zona estava imediatamente a oeste = oriente da que tinhamos visto aqui, por exemplo no cruzamento desta avenida com a Manuel de Arriaga, actual Marx.
Apesar de ser um conjunto raro na cidade nunca foram muito fotografados nem vi referências escritas a eles ou à sua utilização.
Ficavam ao lado da Central Geradora Eléctrica da Baixa mas não sei se estavam associados a ela. A única referência que tenho à sua utilização explico-a em baixo. 
A primeira foto é do ARPAC (no facebook) da pasta “Maputo Cidade XI, Monumentos e Locais Históricos” e foi gentilmente cedida ao HoM.


FOTO 1
Conjunto de prédios de dois pisos na Av. Álvares Cabral
A FOTO 1 deve ser dos anos 20/30. As lojas baixas com portas e janelas debruadas a branco à esquerda dos prédios vemo-las ainda aqui. Por trás deles está a chaminé da geradora de electricidade e à direita, no quarteirão anterior para sul está o Mercado Municipal Vasco da Gama (aqui principalmente essa zona das traseiras).
Vamos tentar seguir a evolução desse local com fotos em parte já conhecidas. A seguinte pode-se dizer que é posterior a 1904 devido à presença da central geradora dos carros eléctricos na Av. 24 de Julho ao fundo.
Recuando um pouco mais no tempo, penso que no lugar que veio a ser dos prédios mais recuados deste conjunto havia um único, comprido mas de um só piso.

FOTO 2
Face à Av. Álvares Cabral, viam-se as lojas pequenas e nada à direita delas
Na foto seguinte surgem os prédios e as árvores à volta do mercado estão com o mesmo desenvolvimento da FOTO 1. É uma foto de Santos Rufino de 1929 em que por qualquer motivo ele acrescentou à mão um cartaz ao primeiro prédio com o nome "Notícias". Não sei se se tratava do Jornal Notícias mas pela data era possível pois este tinha sido fundado em 1926.



FOTO 3

Mercado ou Bazar para a direita mais à frente e os
prédios mais recuados à esquerda, pelo menos o primeiro como na FOTO 1
Passamos para os anos 60 com a FOTO 4 adaptada duma original do Arquivo Histórico de Moçambique (Colecção Iconográfica da Câmara Municipal de Lourenço Marques) - Icon 390 gentilmente cedida ao HoM e que deve ser de 1963/64. Vê-se os prédios à esquerda mais ou menos para nascente = leste. 

FOTO 4
amarelo: prédios por trás do Mercado, cerca de 1963/64
vermelho: prédio separado para poente, no terreno por trás das lojas baixas
Noutra foto adaptada do original do Arquivo Histórico de Moçambique (Colecção Iconográfica da Câmara Municipal de Lourenço Marques) - Icon 395 com vista da Baixa para nordeste e da mesma altura da de cima, confirma-se que o prédio da frente era inteiro como se via nas FOTOS 1 e 3 e que os mais recuados eram divididos. Estavam todos contidos dentro dum terreno rectangular, ao seu lado esquerdo havia um prédio mais moderno que foi marcado na FOTO 4 também a vermelho e ao seu lado direito via-se ainda a central geradora mas que há muito tinha perdido a chaminé original. 

FOTO 5
amarelo: prédios atrás do Mercado, actual Central de Maputo
vermelho: 
prédio mais moderno no terreno por trás das lojas baixas
castanho: prédio African Life antes da ampliação
Mas ainda nos anos 60 ou no início dos 70 pelo menos a maioria destes prédios foi demolida e o seu espaço, pelo menos frente à Av. Álvares Cabral ficou inaproveitado como se pode ver aqui.


FOTO 6
amarelo: vista semelhante à FOTO 1
mas tendo pelo menos os primeiros prédios desaparecido

vermelho: prédio mais moderno no terreno por trás das lojas baixas
Na FOTO 6 por trás na diagonal das lojas pequenas e penso que no mesmo terreno dos antigos vê-se só um prédio mas de desenho muito diferente dos primeiros. A partir de cerca de 2010 a parte do terreno assim liberta nos anos 60 foi utilisada para a construção dum grande edifício que parece ser um parque de estacionamento.
Ver aqui mais desta zona no que fica para a esquerda da FOTO 6, principalmente ao longo da Av. Paiva Manso, actual Magaia.

Comentários