Quatro grandes edifícios em construção no filme "Lourenço Marques" de 1950

No filme Lourenço Marques de Filipe Solms de 1950 disponibilizado pela Cinemateca Portuguesa aparecem em construção alguns dos edifícios mais célebres da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. Dado o interesse, retiro algumas imagens com as inerentes deficiências de qualidade. 
Começamos pela Baixa e com edifícios que já sabíamos tinham sido construídos nessa altura. Como não sabemos a data exacta em que o filme foi rodado não podemos tirar dele indicações mais precisas mas dá para perceber melhor o encadeado das construções. 
Prédio Rubi em construção cerca de 1950
Vemos à esquerda do Rubi outro prédio em construção, em fase mais atrasada. Trata-se do Prédio Santos Gil que ocupa a metade norte do quarteirão onde está o Rubi e que por isso vai até à esquina do quarteirão (a situada a nordeste) que fica diametralmente oposta à do Rubi como vemos na imagem seguinte.

Prédio Santos Gil em construção na esquina Av. da República
 com Travessa da Maxaquene. Prédio Cardiga em estado novo ao lado para sul

Mudando drásticamente de local agora um edifício escolar impressionante, na altura o melhor de todo o espaço intercontinental português. É o Liceu Salazar em construção junto à barreira da Maxaquene:

Hotel Cardoso para sudeste ao fundo do Liceu Salazar

Salão de Festas à direita seguido do corpo da entrada com pórtico
e vendo-se o pátio principal com acesso pela Av. Brito Camacho

Finalmente o Palácio da Rádio, digamos num ponto intermédio entre a Baixa e o Liceu: 
Sede do Rádio Clube de Moçambique em construção.
Ao fundo a Central Telefónica de 1946/48 completa

Comentários