Um pouco mais sobre a DETA e o correio aéreo em Moçambique

Cartaz art-deco da DETA em 1939 (Smithsonian)
Já aqui manifestei o meu espanto por aparecerem (à venda em sites de coleccionismo geral como o delcampe.net e noutros mais especializados) envelopes dos primeiros voos aéreos em Moçambique realizados há mais de 75 anos. 
Sobre o assunto há um texto no site Voando em Moçambique  (VeM) de autoria de Altino da Silva Pinto que aproveitarei com a devida vénia e que diz o seguinte:
"No ano de 1938, a DETA inicia a exploração das carreiras aéreas regulares com o estabelecimento em 11 de Abril de 1938, da ligação Lourenço Marques/Quelimane, com escalas em Inhambane e Beira"
O VeM mostra relativo a uns meses depois e de quando a DETA passou a ir a Porto Amélia (actual Pemba) "um envelope (#14) transportado nesse 1º voo de extensão costeira das rotas da DETA, enviado de Lourenço Marques (11/10/1938) para Porto Amélia (12/10/1938, no verso)". Esse envelope foi enviado de Lourenço Marques (LM) para Virgílio Netto em Porto Amélia. Ora num dos sites citados encontro o seguinte envelope com o mesmo carimbo comemorativo e enviado para o mesmo Virgílio Netto mas com morada  em LM e parece-me que em 17.10.1938
Carta enviada a 17.10.1938 parece-me que a partir da Ilha de Moçambique
Daqui conclui-se que o carimbo de FIRST AIR MAIL se aplicava durante pelo menos a semana depois do acontecimento a comemorar e que Virgilio Netto devia ser uma firma com presença em mais do que um local de Moçambique.

Precisamente sobre esses primeiros voos temos na wikipediamas sendo a fonte original a Torre do Tombo, a foto e o texto seguintes: "avião da linha DETA, assegurando as carreiras regulares do território entre as localidades de Lourenço Marques-Beira-Porto Amélia e Lourenço Marques-Beira-Tete". A carta de cima deve ter sido primeiro encaminhada da Ilha de Moçambique para o aeroporto do Lumbo que ficava no continente em frente e que devia ser escalado na linha Lourenço Marques-Beira-Porto Amélia.  
Um trimotor Junkers JU-52 DETA no aeroporto da Beira
(com uma avioneta por baixo das asas)
Como se vê escrito AK na asa pela lista do VeM este seria o avião Quelimane adquirido precisamente do ano de 1938 em que a DETA começou os voos de longa distância (CR-AAK Junkers Ju.52/3m 5967 QUELIMANE - 1938 - 1964 Desmantelado)
Voltando aos carimbos comemorativos, o texto de Altino da Silva Pinto no VeM diz também: "Em Abril de 1938, foi abandonado o aeródromo da Carreira do Tiro e passou a ser utilizado apenas o Aeroporto de Lourenço Marques (Mavalane). Em 29 de Julho de 1938 efectuou-se um voo experimental entre Lourenço Marques e Luanda, que foi precursor das futuras carreiras aéreas regulares entre as duas capitais". 
Mostra então o VeM um envelope (#13) que foi enviado de LM para Mário Lobato de Spínola com número de registo 13904. Curiosamente temos aqui um envelope semelhante enviado para o mesmo destinatário na mesma data mas lógicamente com número de registo diferente (13895). Noto que o carimbo comemorativo foi o mesmo do primeiro voo dentro de Moçambique para Porto Amélia visto em cima.
Envelope de LM para Luanda também carimbado a 28.7.1938
para ser transportado o dia seguinte
Por estas duas coincidências de destinatários para voos semelhantes vem-me à ideia se esta disponibilidade de envelopes tão históricos não será resultado de simples engenhosidade de cópias lá para os lados do Oriente mas se for está bem feito. 
E também temos outro envelope enviado para Luanda no mesmo dia 28/7/1938 para um destinatário diferente, Octávio Pereira de Lima. Noto que nesta altura o nome do remetente era escrito por trás do envelope, por isso ficamos sem saber quem ele foi.
Envelope de LM para Luanda também carimbado a 28.7.1938
para ser transportado no dia seguinte
O VeM refere também que: "A companhia aérea T.A.P. (Transportes Aéreos Portugueses) ...começou  em 31 de Dezembro de 1946 a exploração da chamada “Linha Aérea Imperial” entre Lisboa-Luanda-Lourenço Marques, com doze escalas e a duração de 15 dias (ida e volta) sendo, na altura, a mais extensa linha mundial a operar com DC- 3 (“Dakotas”). Este primeiro voo, que aterrou a 6 de Janeiro de 1947 no Aeroporto de Mavalane, em Lourenço Marques, e retornou a 11 de Janeiro, era pilotado pelo Comandante Manuel Maria da Rocha. Para a comemoração deste 1º voo, foi emitido carimbo comemorativo especial, aplicado nas cartas transportadas". Falámos no HoM do Com. Rocha e dessa linha da TAP aqui.
O VeM mostra uma dessa cartas enviada de LM para Celorico da Beira (Figura #16) mas não se vê bem a data em que os selos foram carimbados. Ora eu encontrei uma carta diferente enviada também de LM mas para Coimbra com o mesmo carimbo comemorativo especial de Linha aérea imperial 1o voo (do delcampe.net) e que foi carimbada a 11 de Janeiro de 1947, o que seria no próprio dia do voo.
Carta de Moçambique para a Metrópole com carimbo de primeiro voo
Resumindo, com recurso à informação do site Voando em Moçambique e a digitalizações de envelopes à venda em sites da net aqui fica mais uma pequena peça da história da aviação e filatelia em Moçambique e principalmente apresento um bonito poster da DETA, actual LAM.

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