Estúdio dos Lazarus na Rua Araújo, actual Bagamoyo em Lourenço Marques

FOTO 1
Foto no Forward Magazine por Anne Joseph
A FOTO 1 foi recentemente publicada num artigo no Forward Magazine por Anne Joseph e é aqui reproduzida com a devida vénia. Neste edifício esteve o estúdio dos fotógrafos Lazarus em Lourenço Marques, actual Maputo até 1906 (e deslocaram-se depois para aqui no prédio Pott onde estiveram nos dois anos seguintes). 
Anne Joseph é neta de Joseph, um dos irmãos e como delagoabayworld relata foi a partir de artigos nesse site que ela se re-interessou pela história da família que viveu entre África, Portugal e o Reino Unido. Anne Joseph depois contactou com Paulo Azevedo que é o especialista mundial sobre fotógrafos pioneiros em Moçambique e penso que na sua deslocação a Moçambique o historiador local Dr. António Sopa serviu de cicerone a Anne Joseph. 
O HoM participou nesta saga num aspecto relacionado com construções. Primeiro Paulo Azevedo no seu livro (segunda edição a sair em breve) localizou numa foto da Rua Araújo - através da tabuleta colocada perpendicularmente à parede - onde tinha sido o estúdio Lazarus. Essa foto é da 1a década do século 20 e o seu ponto fulcral aparece no medalhão na montagem seguinte mostrando-se como se localizou exactamente esse edifício a partir duma foto dos anos 60. Concluiu-se assim que o estúdio estava do lado poente dum edifício (no lado norte da Rua Araújo, actual Bagamoyo como já se sabia e que era uma das ruas principais da pequena cidade) que fazia esquina com a Travessa da Catembe.

MONTAGEM 1
Seta branca: tabuleta do estúdio de Lazarus identificada por Paulo Azevedo
Canto superior a poente do edifício: pôde constatar-se neste edifício 

nos anos 60 diversas correspondências com o estúdio na foto mais antiga
Outras marcas: ver em baixo
Sabendo assim que o edifício ainda existia nos anos 60 e a sua possível localização na cidade actual mas desconhecendo se teria sido entretanto demolido ou não, Anne Joseph relatou assim o tocante momento em que encontrou o local onde o seu avô exerceu a sua profissão (The Jewish Chronicle): "Procurando na rua ... finalmente encontrei o estúdio do meu avô. Cento e oito anos depois dele ter saído da cidade e pouco mais de dois anos após a morte de meu pai, eu estava em frente a um prédio com telhado ondulado e de pintura deslavada. O nome e a numeração desta rua estreita podem ter mudado ao longo dos anos, mas não havia engano. Foi aqui que os Lazarus fizeram um contributo significativo para a história inicial da fotografia e que está registado em colecções privadas e públicas em todo o mundo."
Revemos aqui a foto recente de Anne Joseph com marcas para ver o que resta do passado no edifício actual, comparando-a com as imagens da MONTAGEM 1:


FOTO 1 com marcas
Marcas: foto recente, comparar com MONTAGEM 1 de duas épocas
Podemos concluir que a estrutura de base do edifício se manteve desde há mais de 100 anos mas que muitos pormenores construtivos iniciais se perderam nos últimos anos. O telhado foi também modificado de quatro para duas águas.
Agora uma vista para poente da actual Rua Bagamoyo com o extremo do edifício onde esteve o antigo estúdio dos Lazarus do lado direito = norte na esquina antes da Travessa da Catembe:

FOTO 2
Vermelho: porta principal do estúdio dos fotógrafos Lazarus
Marcas: comparar com fotos de cima
Podemos ver uma foto tirada em 1904 nesse estúdio com a família WandscheiderNoto que Theodor Wandscheider devia estar nessa altura estabelecido na vizinhança dos Lazarus, uns 80 metros para a frente do estúdio no mesmo lado norte da rua Araújo. 


FOTO 3
Ida, Lilly, Edgar e Theodor Wandschneider em 1904 em Lourenço Marques
 fotografados pelos Lazarus
Finalmente um pequeno resumo da vida dos Lazarus na contracapa da primeira edição do livro de Paulo Azevedo.

Photographos pioneiros de Moçambique - primeira edição por Paulo Azevedo

Comentários

Anónimo disse…
Tenho uma fotografia do meu avô e meu tio avô tirada nesse estúdios. A data precisa não sei, deve ser entre 1910-1914.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Como digo no artigo os Lazarus sairam desse estúdio para o do prédio Avenida em 1906 e depois partiram de Lourenço Marques para Lisboa em 1908. Por isso se a sua foto for de 1910-1914 será dos Lazarus em Lisboa. Por isso para contextualizar a sua informação seria preciso mais informação. Cumprimentos.