Fotos de Marques Valentim em Lourenço Marques em 1972

Estas fotos são reproduzidas da página de facebook de Marques Valentim com o devido agradecimento. Marques Valentim é fotógrafo profissional e esteve colocado em Moçambique como fotógrafo do exército português tendo depois por exemplo feito carreira na imprensa escrita em Portugal. Eis uma selecção das suas fotos que me pareceram mais interessantes da zona de Lourenço Marques, actual Maputo no âmbito do HoM.
As duas primeiras foram tiradas de prédios altos ao fundo da Av. 24 de Julho na Polana (Ministério da Educação?). A primeira é vista para oeste = poente com o Alto-Maé para o fundo.
à esquerda da avenida: Escola comercial nova em construção. 
A antiga parecia estar lá ainda.
à direita da avenida: prédio de gaveto na Av. Magumbwe, antiga Belegrade da Silva
A foto seguinte foi, presumo, tirada do local da anterior mas rodando cerca de 90 graus à esquerda, para sul. Tinha começado a construção das Torres Vermelhas, estava a meio a primeira situada mais para a direita nesta foto = para oeste. Na legenda levanto alguns pontos e tento esclarecer outros.

Vermelho: apartamentos do Dr. Simões Ferreira, projecto de Pancho Guedes
Amarelo e azul: casas de combóio que suspeito serem de Pancho Guedes também
Rosa e castanho claro: edifícios antigos dentro do espaço do Governo Geral
de que nunca vi boas fotos
Os apartamentos do Dr. Simões Ferreira mostrados em cima ficam na esquina das avenidas Tivane, antiga Couceiro da Costa que segue para o fundo da foto e Muthemba, antiga Governador Simas que passa na foto da esquerda para a direita.
Na foto seguinte descemos da Ponta Vermelha para a baixa. Estamos na Av. Paiva Manso, não longe do Ho Ling e a olhar para sul (ver aqui a zona em sentido oposto mais de trinta anos antes).
Cruzamento com a Av. Álvares Cabral seria a uns 50 metros à frente
À direita do rapazinho vê-se o prédio das varandas alpendradas com a grande água furtada. Do lado sul da Av. da República, actual 25 de Setembro que é onde esta Av. Paiva Manso vais entroncar na perpendicular veê-se prédios modernos. O mais alto à direita é o prédio Sanguinhal e num plano mais ao fundo ficando já na Praça Mac Mahon vê-se o prédio Spence, ambos projectos de Pancho Guedes.
Saindo da cidade e seguindo ao longo da linha férrea para Ressano Garcia e Pretória estariamos na estação da Matola que vemos a seguir, segundo a informação de Marques Valentim.

Grande zona ferroviária antecedendo
o recinto do porto de Lourenço Marques, actual Maputo

Comentários