Falamos aqui da Residência Grace e Otto Barbosa que segundo a lista do Consulado Português dos projectos de Pancho Guedes é de 1950.
FOTO 1
Residência Barbosa na Polana |
O proprietário original Otto Barbosa era empresário - Sociedade Comercial de Automóveis - e curiosamente ue um pouco mais tarde voltou a ser cliente do arquitecto para o projecto da garagem na Baixa (Maé B).
No catálogo Vitruvius Pancho Guedes escreveu o seguinte sobre esta casa: "Logo que cheguei a Lourenço Marques soube que o Otto Barbosa queria fazer uma casa nova. Fui ter com ele e apresentei-lhe um lote de desenhos para uma casa poligonal um tanto ou quanto baseada na planta da Casa Anna, que Wright tinha feito na Califórnia. Os desenhos fizeram sucesso e em quinze dias o projecto foi posto a concurso. O projecto era uma exploração de espaços poligonais, nos quais estava interessado e que mais tarde seriam explorados na minha tese.".
Quanto à localização a informação da lista do Consulado é de que a residência era localizada na Carreira de Tiro e informação adicional era de que poderia ser na Av. Massano de Amorim, actual Tung. Informação mais recente obtida no FB de homenagem a M. Martins Gomes é de que provávelmente ocupou a esquina a oeste do entroncamento dessa avenida com a rua Egas Moniz. A residência terá sido vendida pelo proprirtário original e depois demolida para o final dos anos 60 ou início dos anos 70, o que é compatível com a construção nesse local do Prédio Parque / Tenente Montez que se terá iniciado pouco depois. Nesta montagem de fotos antigas teriamos então ainda essa residência:
MONTAGEM
Amarelo: limites do terreno da Residência Grace e Otto Barbosa
Rosa: Av. Massano de Amorim, a sul da residência
Azul claro: rua Egas Moniz a leste
Castanho escuro: a chaminé que aparece à esquerda na FOTO 1
Rosa: Av. Massano de Amorim, a sul da residência
Azul claro: rua Egas Moniz a leste
Castanho escuro: a chaminé que aparece à esquerda na FOTO 1
Estas fotos deviso ao ângulo, distância e impedimentos não permitem afirmar com absoluta certeza mas parece-me que se trata da mesma residência que a FOTO 1.
Para concluir temos ainda um esboço de Pancho Guedes para o projecto que a traços largos parece compatível com o que se vê na FOTO 1 e na MONTAGEM e com a localização estimada (embora o ficheiro disponível tivesse de ser rodado de 180 graus para esse propósito):
ESBOçO (com os espaços poligonais que PG refere)
Rosa: Av. Massano de Amorim, a sul da residência
Azul claro: rua Egas Moniz a leste
Castanho claro: chaminé num corpo lateral
Azul claro: rua Egas Moniz a leste
Castanho claro: chaminé num corpo lateral
Note-se que a chaminé no esboço estaria do lado da frente da residência, virada para a Av. Massano de Amorim. Na construção, tal como aparece à esquerda na FOTO 1, dá ideia que ela foi recuada para as traseiras desse corpo. Nota-se também que o telhado a nivel inferior à frente do corpo principal no esboço também parecia ser mais estreito e ficar mais baixo do que veio a ser na realidade (como aparece na FOTO 1) mas tais adaptações são normais.
Comentários