Casa Amarela de LM: restauro dos anos 70 (3/4)

Depois da primeira série de artigos sobre a Casa Amarela (primeiro e segundo) vemo-la agora durante os profundos trabalhos de restauro efectuados em 1970/71 em duas fotos de cerca de 1970 gentilmente cedidas ao HoM. 
Sobre esses trabalhos este artigo utilisa parte do conteúdo respectivo da tese de doutoramento
 de Lisandra Mendonça - Conservação da Arquitetura e do Ambiente Urbano Modernos: a Baixa de Maputo, páginas 288 a 290. As duas fotos fazem também parte dessa tese com os seguintes dados: FOTO 1: A Casa Amarela após o restauro, abril 1971, [s.a.], AHM, Coleção da CMLM, Cx. 13, Icon. 236; FOTO 2 - Casa Amarela, obras de restauro, 1 de jul. de 1970, [s.a.], AHM, Coleção Iconográfica da CMLM, Lourenço Marques, Cx. 13, Icon. 1902.

FOTO 1
Fachada da Casa Amarela virada para a Praça 7 de Março, actual 25 de Junho

A FOTO 1 é uma vista para poente = oeste duma das duas alas principais da Casa Amarela quando os trabalhos deviam estra a terminar. Ao fundo está o prédio do Lar Moderno e do lado direito as traseiras do do BNU (ver aqui na FOTO 1 provávelmente da mesma altura), agora ambos do Banco de Moçambique (BM). Penso que a Casa Amarela está também sob tutela do BM porque é actualmente o Museu Nacional da Moeda. 
Outra foto de 1972 que duponho seja também do AHM, depois do restauro, aqui reproduzida do FB de Tona Melo com a devida vénia:

FOTO 2
Vendo-se agora a fachada para a Rua Consiglieri Pedroso

Segue-se em vista para norte uma fase mais atrasada do restauro pois a Casa Amarela estava ainda (temporáriamente) sem cobertura: 

FOTO 3
amarelo: paredes exteriores da Casa Amarela
vermelho: onde estiveram frontões triângulares sobre entradas
 que foram retirados nestes trabalhos 
verde claro: Rua Consiglieri Pedroso passando transversalmente ao fundo 
entre a Casa Amarela e a traseira do BNU
azul (no canto inferior esquerdo): Travessa do tenente Valadim
 que segue para a direita até desembocar na Praça 7 de Março, actual 25 de Junho

Sobre o restauro do edifício, para completar o observável nas imagens e com a devida vénia acrescenta-se o seguinte da tese de doutoramento de Lisandra Franco de Mendonça:
"No início das obras, não havendo desenhos ou outros dados elucidativos sobre a traça primitiva do edifício, foi feita uma prospeção arqueológica, a desmontagem do telhado e a remoção completa dos rebocos. A análise da estratigrafia murária indiciou que a construção seria em terraço inicialmente e pôs “a descoberto outras modificações que lhe foram sendo introduzidas, alterando profundamente a traça inicial”. Esses dados justificaram a anulação definitiva do telhado e alterações substanciais nas fachadas durante as obras de “restituição”. Independentemente da análise que acordou essas alterações, a maior parte das imagens e relatos que se conheciam da Casa desde finais do século XIX evidenciavam a construção com o telhado por detrás das platibandas ornamentadas e frontão triangular com o escudo das armas. A documentação histórica disponível não foi considerada suficientemente “válida” — apenas o escudo das armas foi reposto a pairar sobre a verga da porta principal — e a Casa Amarela, em 1970, assumiu uma suposta configuração remota, da qual não se conheciam efetivamente dados fiáveis. No seguimento das obras, as janelas foram rebaixadas por não corresponderem ao traçado inicial, alteradas no tempo possivelmente devido ao aterro do antigo campo de tiro e da Rua Consiglieri Pedroso, levando a modificações nas cotas de soleira (visíveis nas diferenças de cota no pavimento no interior do edifício, entre a entrada principal, sobre a Praça 25 de Junho, e a ala virada a norte, sobre a Rua Consiglieri Pedroso)."
Completa-se agora o artigo com fotos recentes. Na primeira delas vê-se à esquerda a Casa Amarela agora pintada de cor ocre e do lado direito a Rua Consiglieri Pedroso a começar a partir da Praça 25 de Junho, antiga 7 de Março e é por isso semelhante à FOTO 2.

FOTO 4
Vista para poente a partir do topo norte da Praça 25 de Junho 
com a esquadra de 1914 encostada à Casa Amarela

Finalmente uma foto recente da fachada da Casa Amarela virada para a mesma Rua Consiglieri Pedroso:

FOTO 5
Museu Nacional da Moeda de Moçambique
com a Praça 25 de Junho ao fundo, para nascente

Comentários