Como disse anteriormente apresento com os devidos agradecimentos ao autor e a quem as fez chegar ao HoM múltiplas fotos tiradas em Maputo, antiga Lourenço Marques em 1996 quer dizer mais ou menos a meio entre a actualidade e a data da independência de Moçambique. Nota-se por isso em vários casos uma grande diferença entre o que se vê nelas, nas fotos actuais e nas do período provincial português. Nalguns casos as construções foram bem mantidas e/ou recuperadas, noutros foram muito modificadas e noutros foram demolidas.
As fotos são de Luigi Corvaja e preparavam o seu livro publicado em 1998 intitulado "Maputo: città capitale del Mozambico: disegno e architettura" de 112 páginas e da editora Fratelli Palombi (ver capa no google). Não sei dizer quais destas fotos foram ou não incluídas no livro.
O prédio apesar de muito arruinado mantinha ainda a totalidade dos elementos originais. Lamentávelmente depois de uma degradação acentuada (restava-lhe agora a parede da fachada) e apesar de ser património protegido parece que foi demolido recentemente. Vê-se também que em 1996, vinte anos depois da independência, à esquerda = poente do histórico banco estava ainda a antiga loja do Alves Vieira.
|
Antigo Tobler na esquina da Rua Consiglieri Pedroso com a
Travessa António Furtado (antigamente do Hotel Real) que aparece à esquerda da foto |
|
Edifício antigo que não sei o que seja ou seria |
Procurei ver se era a Vila Jóia ou o a Residência do Governador mas não me parece pois não tinham as colunas duplas que aqui apareciam. Talveu um dia destes se faça luz ...
Comentários