Mais dois projectos do Arquitecto Pancho Guedes (PG) em Lourenço Marques, actual Maputo rodeados de dúvidas e que ficam aqui mais para a possibilidade de com este começo se esclarecerem posteriormente. Os desenhos estão no site oficial de PG com os nomes dos projectos.
Primeiro o bairro de seis casas para Eileen Cardoso.
Bairro com três casas de cada lado e acesso ao meio |
Este desenho mostrava um mural que não se via no desenho de baixo a menos que fosse na parede ao fundo do bairro (ver aqui os murais mais conhecidos de PG). Eis esse desenho que é mais completo que o de cima e a "três" dimensões:
Projecto de bairro de seis casas para Eileen Cardoso |
Na lista do consulado de Portugal em Maputo preparada em 2010 existe um bairro de oito casas para essa proprietária com data de 1959 e localizado na Ponta Vermelha (o site artefacts diz o mesmo). Como os desenhos de cima são de seis casas poderá ser o mesmo projecto se tiver havido engano na lista, mas também pode ter havido dois projectos de bairros diferentes para Eileen Cardoso. Não sei se foram construídos pois as listas por vezes não distinguém o que o foi do que não passou do desenho. Se por exemplo o bairro de cima tiver sido construído e não tiver sido demolido devia ser fácil identificar-se pelas varandas arredondadas e muito grandes em baixo e pelas chaminés. Bairros interiores destes dos anos 50/60 com casas em combóio e que não sejam ainda conhecidos não deve haver muitos na relativamente pequena área da cidade de Maputo que se não for na Ponta Vermelha será certamente na Polana ou na encosta da Maxaquene.
Segue-se um projecto de PG de identificação ainda mais complicada. É o da sede da Associação dos antigos estudantes de Coimbra cujos desenhos estão no site oficial mas o seu nome não consta de nenhuma das listas que tenho usado (artefacts, consulado, guedesburgo e architect works). Esta colectividade ficava na av. António Enes do lado da barreira no bairro da Sommerschield e a partir da disposição do terreno este projecto se tiver/tivesse sido executado seria orientado conforme adicionei aos desenhos:
Laranja: Av. António Enes, actual Nyerere |
No entanto como se pode observar em duas fotos dos anos 60, o grande edifício dessa associação parece ser diferente do dos desenhos:
Laranja: Av. António Enes, actual Nyerere Branco: Associação dos antigos estudantes de Coimbra (construído provávelmente nos anos 60) |
Depois da independência de Moçambique o edifício foi expropriado e penso que passou a fazer parte da Presidência de República e por isso tenha sido rodeado de muros altos, de modo que ficou escondido. Mais recentemente deve ter sido demolido para se construir um novo palácio presidencial (google maps). O mais estranho é não haver fotos na internet dele tiradas antes da independência o que permitiria tirar as dúvidas relativamente aos desenhos.
Comentários