Foto antiga da parte central rua da Mesquita, antiga Ferrer e Salazar vista do lado sul

Já tinhamos vimos esta foto mas olhando com mais atenção há nela pormenores interessantes. Foi tirada na parte central da antiga Rua Ferrer, depois Salazar e agora da Mesquita olhando para norte = lado da alta da cidade a partir do cruzamento com a Rua Araújo, actual Bagamoyo. Um pouco mais à frente daí era o cruzamento com a Rua Consiglieri Pedroso (CP) e esta era a zona por excelência da actividade comercial da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo no início do século XX. 
A FOTO 1 será de digamos de 1904 ou pouco depois pois já se vê o actual Mercado Municipal ao fundo para o lado norte da cidade. Começamos pela localização e edifícios mais importantes:

FOTO 1
Castanho escuro: CENTRAL HOTEL, fachada para a Rua Ferrer, actual da Mesquita
Laranja normal: prédio com dois pisos e fachada recuada.
Verde escuro e branco: prédio térreo 
Rosa: prédio na esquina a sudeste com a Rua Consiglieri Pedroso (CP)
Castanho claroprédio na esquina a nordeste com a Rua CP (ver mais em baixo)
Carmesim: prédio de dois pisos com varanda e colunas
 (vê-lo aqui na FOTO 6 com reclame NOV nos anos 60)
Verde normal: mesquita antiga da Baixa
Verde claro: telhados do actual Mercado Municipal
Azul escuroHotel Savoydepois Octávio R. Lobo e que existe embora renovado 
Roxo: prédio na esquina a noroeste do cruzamento das ruas Ferrer e CP
Laranja claro: Rua Ferrer, actual da Mesquita
Vermelho: Rua Araújo, actual Bagamoyo
Amarelo: Rua Consiglieri Pedroso
Em relação ao existente na esquina marcada a castanho claro na FOTO 1, nesse local veio a estar a antiga Farmácia Internacional mas não se consegue ver bem se ela já existia aí ou não. Penso que com a cobertura sobre o passeio se via um prédio que está agora encostado a esse e que faz esquina com a Rua da Gávea (ver mais pormenores em baixo).
Uma foto de há alguns anos mostra mais ou menos os mesmos dois quarteirões uqe aparecem à direita da FOTO 1, mas tendo-se passado mais de 100 anos houve muitas alterações que refiro na legenda:

FOTO 2
Castanho escuro: mesma fachada do CENTRAL HOTEL
Laranja claro: prédio envidraçado de 3 pisos, que em princípio 
nada tem a ver com o anterior nesse terreno
Verde escuro e branco: Casa Alcobaça
Rosa: prédio na esquina a sudeste com a Rua CP que nos anos 60/70 foi a Casa Marlin
Castanho claro e branco: não se vê bem mas estarão aí o prédio antigo na esquina que foi recentemente aumentado e outro a seguir que faz esquina com a Rua da Gávea
Carmesim: novo minarete da mesquita ocupando espaço de prédio anterior
Verde normal: mesquita ampliada da Baixa
Verde claro: telhado do Mercado Municipal sem alteração
Roxo: antiga Papelaria Spanos, não deve ser o da FOTO 1 nessa esquina
Quanto à Casa Alcobaça marcada a verde escuro e branco há alguns pormenores que apontam para que o edifício actual seja ainda o mesmo da FOTO 1 mas não temos a certeza. Quanto ao edifício actual marcado a Rosa, apesar das alterações talvez mantenha as paredes do que se viam no da FOTO 1. 
Podemos agora rever um detalhe da Casa Alcobaça (aqui artigo inicial), um pouco mais para norte = frente em relação à posição donde foream tiradas as FOTOS 1 e 2:

FOTO 3
Frente à porta da Casa Alcobaça, as paredes cobertas com material cerâmico
Seguindo para lá da Casa Alcobaça e aproximando-nos do cruzamento da antiga Rua Ferrer, depois Salazar e agora da Mesquita com a Rua Consiglieri Pedroso, temos foto recente dessa zona e muito melhor do que a FOTO 2:

FOTO 4
Castanho claro: prédio da antiga farmácia já aumentado para cima do passeio (FIROSAe outro a seguir que aqui está pintado de amarelo (FOTO 6)
Carmesim: novo minarete da mesquita ocupando espaço do prédio anterior 
e que passou a fazer esquina do lado norte da Rua da Gávea
Verde normal: mesquita ampliada da Baixa
Verde claro: telhado do Mercado Municipal/Bazar
Roxo: prédio da antiga Papelaria Spanos, que penso ser diferente
 do da FOTO 1 que tinha dois pisos
Voltando à FOTO 1 olhando com mais atenção o que lá estava escrito:

FOTO 1 com letras (clique para aumentar)
HOTEL e HANSA BIER HALLE: ver aqui o mesmo reclame no Hotel Savoy
HO LING & CO: conhecemos a firma da Av. Paiva Manso
talvez tivesse sido anteriormente neste local 
SALÃO IDEAL: provávelmente um barbeiro
C e CENT: duas referências a CENTRAL HOTEL
.. MAN BEER: presumo de cerveja GERMAN (alemã) que devia ser a 
mais reputada da altura. 
Em baixo do BEER à direita da FOTO 1 parece estar "ON RIGHT" o que apontaria para a porta do bar do Hotel que fica na esquina da antiga Rua Ferrer com a antiga Rua Araújo.

Estranhamente na lista de firmas em Lourenço Marques de 1908 e que inclui os ramos de actividade e os endereços delas, não encontro informação que permita acrescentar algo aos nomes que se vê na FOTO 1. Particularmente em relação à Hansa Bier Halle que quer dizer Cervejaria Hansa em alemão (infelizmente não se consegue ver umas letras mais pequenas por baixo) pensei no que pode significar. O mais lógico seria HANSA ser uma marca de cerveja alemã e de facto encontro duas possibilidades a esse nível:

HANSA: cerveja alemã produzida em Dortmund desde 1902
Apesar do tipo de letra antiquado o rótulo da esquerda é dos anos 50. O da direita deve ser recente mas tem interesse por mostrar o "desde 1902". Essa data é compatível com a FOTO 1 que seria de 1904 ou um pouco posterior, embora para que uma cervejaria em LM ostentasse o seu nome eu esperaria que a cerveja tivesse mais historial. Noto ainda que é estranho uma cerveja de Dortmund que é uma cidade do centro = interior da Alemanha chamar-se Hansa e ter como logo um navio, dois elementos relacionados com as cidades marítimas do norte da Alemanha, mas ...
Outra hipótese mas penso que mais fraca para origem do nome HANSA na cervejaria da FOTO 1 é uma cerveja fabricada no Sudoeste Africano. A actual Namíbia ao tempo da FOTO 1 era uma colónia alemã mas não sei se em 1904 já haveria essa HANSA africana. A firma que actualmente a produz é de 1920 mas foi criada por fusão doutras fábricas por isso o nome pode vir de trás. Noto a propósito uma ligação interessante da primeira fábrica de cerveja de Moçambique (de Dicca para a cerveja Nacional) com o Sudoeste Africano dado que a sua maquinaria veio desse território onde estava desactivada.
HANSA: cerveja fabricada no Sudoeste Africano mas não sei a partir de quando
Resumindo voltamos aqui a ver a actual Rua da Mesquita do passado ao presente e na sua parte mais central. Recordo que tinhamos visto o seu lado norte = da cidade neste e neste artigo. Vimos também aqui a rua em data anterior à FOTO 1 pois o terreno logo a seguir ao Hotel Central, para norte dele, ainda não tinha edifício construído.

Comentários