Vimos já muitos artigos sobre a gare da estação ou edifício do cais de passageiros (aqui actualmente) de Lourenço Marques (LM), actual Maputo que foi construida entre 1908 e 1910, depois do cais de passageiros (ou plataforma) ter sido inaugurado em 1907.
Iremos olhar com mais atenção para certos detalhes e começamos por comparar uma foto de 1915 que vemos aqui pela primeira vez com uma publicada em 1929.
Iremos olhar com mais atenção para certos detalhes e começamos por comparar uma foto de 1915 que vemos aqui pela primeira vez com uma publicada em 1929.
FOTO 1
Máquina Mallet na estação de Lourenço Marques em 1915 |
Noto que Mallet não é um fabricante mas um tipo de locomotiva produzido usando a patente do engenheiro suíço Anatole Mallet e que se pode ver a seguir mais completa:
Os pontos principais desta infraestrutura ferroviária em 1915, aqui vista do lado norte, eram:
FOTO 2
Locomotiva Mallet dos CFLM |
FOTO 1 com marcas
Amarelo: gare da estação ou edifício do cais de passageiros. Edifício de alvenaria de que se vê aqui só o vértice do telhado Azul normal: cobertura interior metálica da plataforma, em forma de "V" invertido Azul escuro: cobertura metálica saliente e levantada para o exterior da plataforma Rosa: torre de iluminação que se via bem neste artigo da origem da estação (FOTOS 1 a 3) Roxo: edifício auxiliar ao centro da plataforma, em linha recta com a gare |
Noto que da cobertura interior metálica da plataforma em forma de "V" invertido só se vê na FOTO 1 o seu lado virado para o exterior. Essa cobertura vista deste local aparece a tapar a parte superior da parede da gare virada a norte.
Neste artigo tinhamos visto o crescimento da gare de passageiros e podemos rever uma das suas fotos que foi publicada por Santos Rufino em 1929 e que seria assim o mais tardar de 1928.
FOTO 3
Laranja: edifício longo para poente da gare em construção Verde: edifício exterior da estação em forma de H e que dá acesso à gare Vermelho: cobertura metálica entre o edificio exterior e a gare Amarelo: gare inicial Azuis: coberturas da plataforma, interior em "V" invertido e exterior saliente e levantada Roxo: edifício auxiliar ao centro da plataforma, em linha recta com a gare Seta carmesim: ver FOTO 3 tirada aproximadamente nessa posição e sentido Rosa: torre de iluminação |
Fica-se daqui a saber que até 1929 a gare inicial não tinha ainda sido estendida para o lado do edifício roxo e que estava em construção o edifício laranja sendo essa a diferença mais perceptível em relação à FOTO 1.
Vejamos então o que se veria mais ou menos se estivessemos na posição da seta carmesim da FOTO 3 debaixo duma das coberturas/sobre uma das plataformas da gare de pasageiros:
No FOTO 5 de Google Earth em baixo destaquei a extensão (marcada a preto) da gare inicial (marcada a amarelo). O cais e o estuário estão à esquerda = sul da estação e os números na legenda indicam a sequência de construção, os 1 foram os primeiros e o 5 o último a serem construídos.
Vejamos então o que se veria mais ou menos se estivessemos na posição da seta carmesim da FOTO 3 debaixo duma das coberturas/sobre uma das plataformas da gare de pasageiros:
FOTO 4
Vista da plataforma do lado sul da estação para poente = lado das linhas |
FOTO 5
Do Google Earth retirei a FOTO 6 que é mais ou menos na direcção apontada na FOTO 5 pela seta castanha, permitindo ver em pormenor o que rodeia o edifício auxiliar central marcado a roxo. Nota-se bem ele estar separado do "preto" e também estar separado do "laranja", estando os três colocados no mesmo eixo ao centro da plataforma (ou cais) da gare e donde a foto foi tirada:
FOTO 6
Preto: extensão da gare inicial Roxo: edifício auxiliar central Laranja: edifício longo para poente da gare (do lado das linhas) que tal como o roxo faz actualmente parte do museu dos CFM Castanho claro: linha férrea ladeando o edifício "laranja" e abaixo do nivel da plataforma Azul normal: cobertura interior metálica da plataforma em forma de "V" invertido Azul escuro: cobertura metálica saliente e levantada, para o exterior da plataforma
Podemos a seguir ver o que se passa para o fundo da FOTO 6 com mais pormenor na foto seguinte de Rafael Dantas, com a devida vénia.
FOTO 7
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FOTO 8
Preto: extensão da gare
Amarelo: gare inicial
Verde: edifício exterior da estação em forma de H
Azul normal: cobertura interior metálica da plataforma, em forma de "V" invertido Azul escuro: cobertura metálica saliente e levantada para o exterior da plataforma Castanho claro: edifício auxiliar lateral. Há dois simétricos, este é o do lado norte |
Nas FOTOS 1 e 3 só havia coberturas metálicas ao longo da gare inicial e vêm-se em pormenor incluindo a sua estrutura aqui. As que agora existem e são muito mais longas, nas FOTOS 6 e 7 parecem semelhantes às originais. Na FOTO 9 que se mostra em baixo e que deve ser mais à entrada da gare, pode-se ver também que as coberturas (de que no entanto a parte saliente e levantada para exterior da plataforma mal se vê dada a perspectiva) são semelhantes às das FOTOS 6 e 7 e por isso às originais (ver mais coberturas aqui do lado da entrada na gare). Tudo levava assim a crer que embora construidas em fases diferentes as coberturas da plataforma da gare teriam seguindo sempre o mesmo desenho e usado os mesmos materiais, mas veremos noutro artigo que a certa altura uma delas parece ter sido diferente das originais pelo que terá sido modificada ulteriormente.
Quanto aos edifícios haverá um ponto de junção entre a gare inicial e a extensão mas não tenho meios de na construção actual encontrar a separação, pelo menos no rés do chão. O que se pode dizer é que a gare inicial tinha só cerca de dez secções no edifício com uma porta de parte superior arredondada ao centro e a que correspondem as secções das coberturas metálicas entre as colunas na ponta da plataforma e entre as vigas de sustentação das chapas do telhado em "V" invertido. Nas FOTOS 5 e 8 deste artigo e noutras dos seguintes tento respeitar essa distância para as marcações a amarelo e consequentemente para a marcação a preto, mas o resultado é simplesmente indicativo.
Na continuação deste artigo falaremos mais do edifício "laranja" longo que é o hangar do museu dos CFM (aqui) e veremos que para além da extensão feita depois de ter sido tirada a FOTO 3 a gare inicial teve uma alteração importante e de que não tinhamos falado até agora.
FOTO 9
Vista da plataforma da gare de passageiros para noroeste com as coberturas. À direita no limite do recinto do porto as vilas dos Caminhos de Ferro |
Na continuação deste artigo falaremos mais do edifício "laranja" longo que é o hangar do museu dos CFM (aqui) e veremos que para além da extensão feita depois de ter sido tirada a FOTO 3 a gare inicial teve uma alteração importante e de que não tinhamos falado até agora.
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