Gare de passageiros, cobertura da plataforma e museu da estação de caminho de ferro (1/3)

Vimos já muitos artigos sobre a gare da estação ou edifício do cais de passageiros (aqui actualmente) de Lourenço Marques (LM), actual Maputo que foi construida entre 1908 e 1910, depois do cais de passageiros (ou plataforma) ter sido inaugurado em 1907. 
Iremos olhar com mais atenção para certos detalhes e começamos por comparar uma foto de 1915 que vemos aqui pela primeira vez com uma publicada em 1929.


FOTO 1
Máquina Mallet na estação de Lourenço Marques em 1915
Noto que Mallet não é um fabricante mas um tipo de locomotiva produzido usando a patente do engenheiro suíço Anatole Mallet e que se pode ver a seguir mais completa:


FOTO 2
Locomotiva Mallet dos CFLM
Os pontos principais desta infraestrutura ferroviária em 1915, aqui vista do lado norte, eram: 

FOTO 1 com marcas
Amarelo: gare da estação ou edifício do cais de passageiros.
Edifício de alvenaria de que se vê aqui só o vértice do telhado
Azul normal: cobertura interior metálica da plataforma, em forma de "V" invertido
Azul escuro: cobertura metálica saliente e levantada para o exterior da plataforma
Rosa: torre de iluminação
que se via bem neste artigo da origem da estação (FOTOS 1 a 3)
Roxo: edifício auxiliar ao centro da plataforma, em linha recta com a gare
Noto que da cobertura interior metálica da plataforma em forma de "V" invertido só se vê na FOTO 1 o seu lado virado para o exterior. Essa cobertura vista deste local aparece a tapar a parte superior da parede da gare virada a norte.
Neste artigo tinhamos visto o crescimento da gare de passageiros e podemos rever uma das suas fotos que foi publicada por Santos Rufino em 1929 e que seria assim o mais tardar de 1928. 


FOTO 3
Laranja: edifício longo para poente da gare em construção
Verde: edifício exterior da estação em forma de H e que dá acesso à gare
Vermelho: cobertura metálica entre o edificio exterior e a gare
Amarelo: gare inicial
Azuis: coberturas da plataforma, interior em "V" invertido e exterior saliente e levantada
Roxo: edifício auxiliar ao centro da plataforma, em linha recta com a gare
Seta carmesim: ver FOTO 3 tirada aproximadamente nessa posição e sentido
Rosa: torre de iluminação
Fica-se daqui a saber que até 1929 a gare inicial não tinha ainda sido estendida para o lado do edifício roxo e que estava em construção o edifício laranja sendo essa a diferença mais perceptível em relação à FOTO 1.
Vejamos então o que se veria mais ou menos se estivessemos na posição da seta carmesim da FOTO 3 debaixo duma das coberturas/sobre uma das plataformas da gare de pasageiros:


FOTO 4
Vista da plataforma do lado sul da estação para poente = lado das linhas
No FOTO 5 de Google Earth em baixo destaquei a extensão (marcada a preto) da gare inicial (marcada a amarelo). O cais e o estuário estão à esquerda = sul da estação e os números na legenda indicam a sequência de construção, os 1 foram os primeiros e o 5 o último a serem construídos.


FOTO 5
(1') Amarelo: gare inicial
(1'') Roxo: edifício auxiliar ao centro da plataforma
(de 1 a 5) Azuis : coberturas da plataforma, inicialmente a sul e a norte da gare
 e depois prolongadas acompanhando os novos edifícios
(2) Verde: edifício exterior da estação em forma de H e que dá acesso à gare
(3) Vermelho: cobertura metálica entre o edificio exterior e a gare
(4) Laranja: edifício longo para poente da gare (do lado das linhas)
(5) Preto: extensão da gare
Seta castanha: ver em baixo
Do Google Earth retirei a FOTO 6 que é mais ou menos na direcção apontada na FOTO 5 pela seta castanha, permitindo ver em pormenor o que rodeia o edifício auxiliar central marcado a roxo. Nota-se bem ele estar separado do "preto" e também estar separado do "laranja", estando os três colocados no mesmo eixo ao centro da plataforma (ou cais) da gare e donde a foto foi tirada:

FOTO 6
Preto: extensão da gare inicial
Roxo: edifício auxiliar central
Laranja: edifício longo para poente da gare (do lado das linhas) 
que tal como o roxo faz actualmente parte do museu dos CFM
Castanho claro: linha férrea ladeando o edifício "laranja" e abaixo do nivel da plataforma
Azul normal: cobertura interior metálica da plataforma em forma de "V" invertido
Azul escuro: cobertura metálica saliente e levantada, para o exterior da plataforma

Podemos a seguir ver o que se passa para o fundo da FOTO 6 com mais pormenor na foto seguinte de Rafael Dantas, com a devida vénia.


FOTO 7
à esquerda, mais próximo: canto do edifício auxiliar central
ao centro esquerda: edifício longo, actualmente hangar do museu dos CFM
ao centro: linha férrea abaixo do nivel da plataforma
ao centro direita: plataforma para (des)embarque de passageiros
à direita: coberturass da plataforma e linhas férreas
A entrada na estação com o edifício marcado a verde e a gare inicial marcada a amarelo nas FOTOS 3 e 5 ficariam para as costas da FOTO 6 e mostram-se na FOTO 8 também retirada da panorâmica do Google Earth. 
FOTO 8
Preto: extensão da gare
Amarelo:  gare inicial
Verde: edifício exterior da estação em forma de H
Azul normal: cobertura interior metálica da plataforma, em forma de "V" invertido
Azul escuro: cobertura metálica saliente e levantada para o exterior da plataforma
Castanho claro: edifício auxiliar lateral. Há dois simétricos, este é o do lado norte 
Nas FOTOS 1 e 3 só havia coberturas metálicas ao longo da gare inicial e vêm-se em pormenor incluindo a sua estrutura aqui. As que agora existem e são muito mais longas, nas FOTOS 6 e 7 parecem semelhantes às originais. Na FOTO 9 que se mostra em baixo e que deve ser mais à entrada da gare, pode-se ver também que as coberturas (de que no entanto a parte saliente e levantada para exterior da plataforma mal se vê dada a perspectiva) são semelhantes às das FOTOS 6 e 7 e por isso às originais (ver mais coberturas aqui do lado da entrada na gare). Tudo levava assim a crer que embora construidas em fases diferentes as coberturas da plataforma da gare teriam seguindo sempre o mesmo desenho e usado os mesmos materiais, mas veremos noutro artigo que a certa altura uma delas parece ter sido diferente das originais pelo que terá sido modificada ulteriormente. 

FOTO 9
Vista da plataforma da gare de passageiros para noroeste com as coberturas.
À direita no limite do recinto do porto as vilas dos Caminhos de Ferro 
Quanto aos edifícios haverá um ponto de junção entre a gare inicial e a extensão mas não tenho meios de na construção actual encontrar a separação, pelo menos no rés do chão. O que se pode dizer é que a gare inicial tinha só cerca de dez secções no edifício com uma porta de parte superior arredondada ao centro e a que correspondem as secções das coberturas metálicas entre as colunas na ponta da plataforma e entre as vigas de sustentação das chapas do telhado em "V" invertido. Nas FOTOS 5 e 8 deste artigo e noutras dos seguintes tento respeitar essa distância para as marcações a amarelo e consequentemente para a marcação a preto, mas o resultado é simplesmente indicativo. 
Na continuação deste artigo falaremos mais do edifício "laranja" longo que é o hangar do museu dos CFM (aqui) e veremos que para além da extensão feita depois de ter sido tirada a FOTO 3 a gare inicial teve uma alteração importante e de que não tinhamos falado até agora.

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