Gare de passageiros, cobertura da plataforma e museu da estação de caminho de ferro (2/3)

Começaremos este artigo com duas fotos recentes da estação de caminho de ferro de Lourenço Marques, actual Maputo de Hiroki Ogawa que foram publicadas no facebook A janela moçambicanaSão as duas vistas do lado das linhas para o lado da estação quer dizer com o nascente = leste = baixa da cidade para o fundo e foram tiradas na plataforma imediatamente a sul da plataforma central. 
Em relação ao referido no artigo anterior, na FOTO 1 estamos mais ou menos ao lado do edifício auxiliar central aí marcado a roxo e que ficaria para a esquerda da foto. O poste de distribuição de linhas telegráficas que existia cerca de 1910 deve ter estado por onde agora termina o edifício marcado a preto.

FOTO 1
Amarelo: gare de passageiros inicial com segundo piso acrescentado
Preto: extensão da gare de passageiros inicial para poente = oeste
Verde: edifício exterior da estação em forma de H que dá acesso à gare
Noto que os comprimentos das secções marcadas a amarelo e preto são aproximados. 
Em relação à foto de cima, a seguinte foi tirada bastante mais longe do edifício exterior da estação em forma de H. Daí já não se ver a gare (inicial e extensão) e o edifício auxiliar central ter ficado para o fundo, aparecendo um outro edifício que podemos ver em mais detalhe.

FOTO 2
Laranja: edifício longo que veremos serve de hangar para o museu dos CFM
Na FOTO 2 vê-se ladeando uma parte do edifício longo uma cobertura metálica constituida por dois elementos separados, um interior em forma de "V" invertido e outro mais curto no exterior. Esta cobertura do cais de embarque dos passageiros continua da gare inicial até este ponto mais a poente = oeste onde a plataforma termina, vendo-se uma rampa descendo até ao nível das linhas.
Lindsay Bridge fotografou o edifício longo em 1969 numa sua parte onde era ladeado por cobertura metálica. Como se vê o edifício exterior da estação ao fundo, a FOTO 3 foi tirada na mesma direcção da FOTO 2 só que um pouco mais para a frente e para a esquerda.


FOTO 3
Exterior do edifício longo em 1969, reconhecível pelas vidraças
Na FOTO 3 vê-se um pormenor interessante que não é bem perceptível na FOTO 2 e que é uma linha que segue junto ao edifício numa certa distância, quer dizer pelo lado de dentro da plataforma dos passageiros e a um nível inferior ao dela (já se tinha indicado isso nas FOTOS 4 e 5 do artigo anterior). 
O edifício longo serve de hangar e é actualmente o espaço principal do Museu dos Caminhos de Ferro inaugurado em 2015. Podemos ver fotos do seu interior muito bem recuperado e mantendo as vidraças de antanho.

FOTO 4
Duas locomotivas no museu com a entrada ao fundo = lado de Ressano Garcia 
A FOTO 4 é reproduzida de artigo no mozlife que tem mais fotos do museu incluindo a secção das ferramentas dos CFM.



FOTO 5
Outra perspectiva do hangar do museu = edifício longo nas outras imagens
FOTO 6
Dentro do hangar do museu dos CFM em Maputo as duas linhas paralelas
com o lado da gare de passageiros = baixa da cidade para o fundo
Ver aqui outra foto tirada no museu dos CFM junto às carruagens de madeira no sentido das FOTOS 4 e 5 e a sua referência no tripadvisor.
Este tema completa-se neste terceiro artigo.

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