Continuamos a recordar o fotógrafo Lu Shih Tung agora com vistas aéreas da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo penso que em 1955.
O primeiro postal é inédito no HoM e os outros foram usados em artigos anteriores.
Vista da parte oriental do Alto-Maé para o bairro Central |
Roxo: Av General Machado, actual Guerra Popular Azul claro: Av. Pinheiro Chagas actual Mondlane. Castanho escuro: esquina do futuro Prédio Valente Verde: Cemitério de S. Francisco Xavier Laranja claro: Av. 24 de Julho Seta creme: Hotel Royal Seta castanha clara: edifício Karmali Seta cinzenta: Hotel Universo Seta amarela: Igreja da Missão Suíça Vermelho: Depot dos carros eléctricos e central geradora Seta laranja: Templo maçónico, depois escola industrial Azul (à direita): antiga casa de Goa Rosa: Rua dos Voluntários |
Notas relacionadas com a foto de cima são:
- A avenida General Machado, actual Guerra Popular passa de norte, à esquerda e a nível mais elevado para sul, à direita da foto e na baixa da cidade.
- A Av. Pinheiro Chagas actual Mondlane para o lado do Alto-Maé (o de cá na foto) estava mais fechada por árvores do que na parte mais para leste = oriente. Vê-se assim que, antes da alteração dos anos 60 para toda ela assumir o aspecto actual que a avenida não tinha o aspecto da avenida não era uniforme. Sabíamos isso para datas mais longíquas, mas não para cerca de 1955.
- O Hotel Royal e o edifício Karmali estão em esquinas opostas no cruzamento da Av. 24 de Julho com a Av. Paiva Manso, actual Magaia.
Agora as duas fotos aéreas de Lu Shih Tung já usadas no HoM:
Vista do porto e da baixa da cidade para o Alto-Maé e subúrbios ao fundo |
Vista da barreira do Hotel Polana para a Polana e Carreira de Tiro, ainda com parte do campo de golfe da Polana/Sommerschield à direita |
Com a devida vénia a Mário Santos e ao FB Alto-Maé LM reproduzo suponho que um envelope de fotos do estúdio de Lu Shih Tung do ano de 1965:
FOTO LU SHIH-TUNG na Av. Manuel de Arriaga ao lado das Obras Públicas |
Pode desta informação intuir-se que o estúdio estaria acima da Repartição Técnica das Obras Públicas de que falei aqui. Presumo que estivesse no prédio que se vê no limite à direita desta foto que mostra esse quarteirâo a partir do seu ponto mais elevado na esquina dessa avenida, actual Marx com a Av. 5 de Outubro, actual Josina.
Comentários