Continuando o artigo anterior com fotos de Rui Lebreiro Henriques reproduzidas no seu flickr com a devida vénia - maputo em quadradinhos (sobre a Ilha de Moçambique ver aqui também uma das suas três extraordinárias reportagens fotográficas).
Primeiro umas torres erigidas numa avenida aberta penso que para o final dos anos 60 na continuação para poente da Av. Nossa Senhora de Fátima e que é agora chamada Av. Chissano. Ficava na altura no limite da cidade de cimento ao nível do Bairro da Malhangalene mas já do lado da avenida oposto a esse bairro.
Muito próximo dos prédios de cima ficava o Bairro da COOP.
FOTO 1
Torres de apartamentos em frente ao Bairro da Malhangalene |
FOTO 2
Um dos PH da COOP |
Nas duas fotos seguintes temos uma avenida larga com separador central e para o fundo = norte deve começar o Bairro da Malhangalene. Vemos na foto à direita uma construção antiga que deve ser interssante e pelo menos as duas torres mais próximas devem ser anteriores à independência.
FOTOS 3
Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga depois do cemitério em direcção às antigas escolas primárias |
FOTO 4
Av. 24 de Julho a caminho da sua parte central e da Polana |
Noutra zona central da cidade aparece um prédio bem conhecido mas que em 2013 já não via um balde de tinta há uns anos largos (talvez desde 1975?)..
FOTO 5
Prédio Invicta, visto aqui de frente e virado para a Baixa |
FOTO 6
Ministério da Saúde de 1971 à direita, mais perto um bloco mais baixo e depois outro mais alto e paralelo à Av. Mondlane |
O prédio que se vê bem printado de branco à esquerda da esquina do Ministério da Saúde é uma construção recente (shopping 24) e fica no cruzamento da antiga Av. Princesa Patrícia com a Av. 24 de Julho que mostramos, embora a cerca de 2 kms desse local na FOTO 4.
Terminamos assim um circuito virtual pela cidade de cimento da actual cidade de Maputo tornado possível pelas prestimosas fotos de Rui Lebreiro Henriques.
Comentários