A Papelaria e Livraria Progresso ficava na esquina a sudoeste da Av. da República com a Travessa da Laranjeira de Lourenço Marques, ou seja actualmente da Av. 25 de Setembro com a Travessa do Banco de Moçambique de Maputo.
A conhecida firma parece que desapareceu mas o seu edifício continua a existir. Estranhamente há poucas fotos de grande plano disponíveis na net, antigas ou recente, por isso começo por uma montagem do menos conhecido.
MONTAGEM 1
Edifício da Papelaria Progresso na esquina, ao centro direita da foto |
A foto da esquerda na montagem apesar da aparência antiga e tal como as outras é posterior a 1964, pois nelas surge o monumental edifício do BNU, actual BM. A foto da direita é a mais actual das três.
Podemos ver outra foto recente de Chofer Vitorino publicada no FB Cidade de Maputo:
Podemos ver outra foto recente de Chofer Vitorino publicada no FB Cidade de Maputo:
FOTO 1
Antiga Papelaria Progresso na esuina com a Travessa da Laranjeira, actual do BM |
Eis a foto completa donde foi retirada a da esquerda da MONTAGEM 1:
FOTO 2
À esquerda parte da Casa Coimbra, Banco Nacional Ultramarino ao centro e Progresso na esquina |
A travessa separando os edifícios do BNU e da Progresso era a da Laranjeira e foi vista neste artigo onde há uma foto que permite confirmar a presença da Papelaria e que recordo a seguir:
FOTO 3
à direita: o limite a sul do edifício da PROGRESSO |
Recorro agora com a devida vénia a uma foto publicada no site delagoabayworld e original de Alan Fitzpatrick:
FOTO 4
Começando pela esquerda, prédios antigos antecedendo o BNU, travessa da Laranjeira, edifício da papelaria na esquina e à direita parte dos Tabacos George |
Como se pode ver pelo que está escrito na parte superior da montra, nesta altura a firma que ocupava o edifício que veio a ser da papelaria era um CABELEIREIRO penso que REAL.
A FOTO 4 é indicada como sendo dos 30 do século 20. Cerca de 1937 aparecia esse edifício da Progresso neste artigo, com a marca a azul na primeira foto. Era visto aí mais para a esquerda = nordeste do que nas fotos vistas aqui, todas básicamente tiradas no sentido de norte para sul e seguindo a direcção da Travessa da Laranjeira.
Ver também aqui o edifício da papelaria a cerca de meados dos anos 60, localizada para nascente = leste dos Tabacos George e identificável pelo reclame no topo.
Ver também aqui o edifício da papelaria a cerca de meados dos anos 60, localizada para nascente = leste dos Tabacos George e identificável pelo reclame no topo.
Comentários