Quiosque dos restaurantes Oriental e Wolff's na Praça 7 de Março (2/4)

Demos num artigo precedente uma perspectiva geral do lado norte da antiga Praça 7 de Março, actual 25 de Junho e dos seus quiosques = kiosks, na cidade em Lourenço Marques, actual Maputo.
Voltamos agora a esses kiosks principalmente para seguir o que ficava na esquina sudeste da praça. Como esta estava dividida a meio (ver nas FOTOS 5 e 6 em baixo), na altura essa esquina estava diametralmente oposta à fortaleza. No kiosk aí localizado esteve primeiro instalado um restaurante que se chamava o Oriental e que depois passou a ser o Wolff's. Esse kiosk teve vida mais curta do que a dos outros principais que ocuparam os outros cantos da Praça pois cerca de 1929 já tinha sido demolido.  
Algumas destas fotos são já conhecidas no HoM, outras são novidade. Começamos com quatro que foram tiradas no topo a norte da Praça e olhando para sul.

FOTO 1
à esquerda: para além do kiosk Chalet aparece a hora na fortaleza
ao centro: kiosk Oriental-Wolff's com três pisos
à direita: coreto da praça

A praça ao tempo da FOTO 1 estava pavimentada em calçada à portuguesa que tinha substituido os jardins iniciais. Tinham sido plantadas novas árvores que estavam ainda jovens e estavam por isso protegidas. 
Na FOTO 2, já conhecida no HoM mas importante para esta sequência, as árvores estavam mais desenvolvidas embora mantivessem essas protecções. Como nela aparece o Capitania Buildings a FOTO 2 deve ser de cerca de 1905.

FOTO 2
Vista semelhante à da FOTO 1, vendo-se o Oriental-Wolff's à esquerda

Na FOTO 2 à direita do Oriental-Wolff's mas mais para o fundo vê-se o kiosk Pyramid que já aparecia na FOTO 1 e vê-se também o coreto, com a banda a actuar, ao centro da metade a norte da Praça.
Na FOTO 3 as árvores na praça calcetada estavam mais desenvolvidas e tinham deixado de ter as protecções. Ao seu centro-esquerda vemos o kiosk Oriental-Wolff's e à sua direita, ao centro da foto, ainda o coreto. Nos extremos da foto surge para além do quisque Chalet que tinhamos visto na FOTO 1 mais um dos outros kiosks principais da praça. 

FOTO 3

à esquerda: ainda o kiosk Chalet
ao centro: Oriental-Wolff's, Capitania Building e coreto
à direita: aparece o kiosk ABC, antigo Levy

Só faltará mostrar neste artigo o kiosk Central-Nacional que ficava no canto a noroeste  da praça, em frente à  Casa Amarela e ao banco Standard. Noto que nesta altura a praça tinha desenho rectangular e só depois os cantos originais foram arredondados para o desenho actual, por isso os cantos e os edifícios em redor estavam próximos.
Nas FOTOS 4 e 5 muda-se de posição em relação às anteriores tiradas no topo a norte da Praça e olhando para sul. Passa-se para entre o kiosk Oriental-Wolff's e a fortaleza e olhar-se-à do lado leste = oriental da praça para o lado (poente = oeste) da Rua Araújo, actual Bagamoyo. Esta aparece a seguir para o fundo e em direcção ao centro-sul da antiga praça Mac-Mahon (a fachada da estação actual de caminhos de ferro não existia ainda). É nestas duas fotos que se pode confirmar que nessa altura a praça 7 de Março estava dividida a meio, paralelamente ao estuário. 
A FOTO 4 é já conhecida (FOTO 2 do artigo inicial sobre o Oriental / Wolff') mas esta é uma versão a cores também do site delcampe.net e pelos carimbos o que retrata terá de ser anterior a maio de 1905.  

FOTO 4
O ainda chamado Oriental Kiosk RESTAURANT à direita.
Rua Araújo para o fundo - ver sua entrada a partir da praça aqui

A FOTO 5 seguinte tinha sido já vista para o kiosk Pyramid que aparecia à sua esquerda. Como esse kiosk foi destruído num incêndio em 1910 e não foi depois reconstruído esta última foto do artigo tem de ser no máximo desse ano.

FOTO 5
em frente: Rua Araújo, actual Bagamoyo 
à direita: restaurante Oriental tinha passado a Wolff's

Nas FOTOS 4 e 5 vê-se a Rua Araújo em direcção à praça dos caminhos de ferro, primeiro Azeredo, depois Mac-Mahon, actual dos Trabalhadores.
Concluímos assim a observação do kiosk = quiosk onde primeiro esteve instalado o restaurante Oriental e que passou depois a ser o Wolff's. Enquanto que para os quiosques dos outros cantos da metade norte da praça, à mudança de nomes das firmas correspondeu por vezes uma mudança mais ou menos radical dos edifícios, para este kiosk o nome da firma que o explorou mudou mas o edifício, pelo menos nos traços gerais manteve-se.
Ver aqui a série com mais dosi artigos.

Comentários