Linhas de caminho de ferro da Baixa de Lourenço Marques para oriente (4/4)

Analisei aqui e aqui as hipóteses de traçados na Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo para a linha da obras do porto (que presumo tenha existido entre 1897 e c. 1899 mas não tenho a certeza) e para a linha da praia da Polana que existiu de certeza entre 1911 e 1922. 
Primeiro concluí que o traçado para oriente da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho deve ter sido pela Rua de Nossa Senhora da Conceição, depois Alexandre Herculano e actual de Timor Leste mas com poucas certezas. Todavia em relação à passagem pela Praça 7 de Março a partir desse ponto e na ligação ao lado ocidental = oeste da Baixa não consegui estabelecer o traçado. 
De qualquer maneira podemos agora olhar mais concretamente para o traçado da linha para poente = oeste = ocidente da Praça 7 de Março pois como veremos só há alternativa pelo recinto do porto e caminhos de ferro. Foi essa que previlegiamos desde o início pois Alfredo Pereira de Lima (APL) escreveu no seu livro História dos Caminhos de Ferro de 1972 que a linha da praia da Polana tinha partido da "estação central" que está nessa área e por isso a linha teria de atravessar de oeste a leste e paralelamente ao cais. 
Podemos por isso estimar por onde teria passado a linha nesta imagem dos anos 30 retirada dum filme da Cinemateca Portuguesa. Supondo que APL se referia à estação actual ela não aparece na FOTO 1 mas estaria na face da praça Mac Mahon imediatamente para a sua direita.


FOTO 1
Castanho escuro: centro da praça da Mac Mahon, actual dos Trabalhadores, 
só com o núcleo do pedestal do monumento
Branco: estação antiga (aqui também), que tinha sido desactivada
 em 1908/9 e que sabemos que mais tarde foi usada como alfândega
Seta rosa: aponta no sentido da Praça 7 de Março, Rua de NS da Conceição, 
obras do porto e praia da Polana (para leste =nascente = oriente)
Linha rosa: posição da linha férrea que passaria a sul da estação antiga 
e que desse lado estaria na direcção e sentido da Praça 7 de Março, etc. 
Linha laranja: posição da linha férrea na continuidade da marcada a rosa 
mas para o lado poente = oeste da estação antiga
Como se vê a estação antiga de 1895 ficava assim a sul-sudeste da actual Praça dos Trabalhadores e podemos dizê-lo já dentro do recinto do porto. Podemos recordar esse recinto nessa zona e visto para leste na penúltima foto deste artigo onde, já nos anos 50, se via o limite a sul da Praça Mac Mahon à esquerda da FOTO 1 mas à frente (para a direita) do qual já não exista a estação antiga.
Como indicamos na FOTO 1 uma linha férrea passava a sul da plataforma da estação antiga, na direcção leste - oeste e paralela ao cais. Ela prosseguia até ficar em face ao  centro-sul da Baixa como se pretenderia para a linha da praia da Polana (aparecem linhas desse tipo por exemplo na FOTO 1 do artigo anterior do seu centro para o canto inferior direito). 
Para o lado oposto ao da praia da Polana (poente = oeste = ocidente) essa mesma linha ir-se-ia integrar no feixe de linhas que partia para o interior do continente africano. Não tinha desse lado ligação directa à estação actual mas podia ter ligação indirecta. 
Para se compreender melhor o acima descrito usarei dois mapas de 1903 e 1915, notando que em relação às linhas férreas não há grandes diferenças entre eles.


Mapas do recinto do porto e caminhos de ferro e do centro-sul da Baixa
Branco (seta e traço): estação antiga de 1895 a sul sudeste da Praça Mac Mahon
Rectângulos azuis à esquerda: edifícios da estação actual, 
na horizontal a gare de 1908 e na vertical o seu edifício exterior de 1916
Castanho escuro: centro da Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores
Vermelho: traçado mais provável das linhas do centro da Baixa para nascente  
seguindo pela Rua de NS da Conceição
Rectângulo purpura: zona ao centro-sul da Baixa onde não consegui saber qual terá sido o(s) traçado(s) da(s) linha(s) ligando a esquerda = poente à direita = nascente
Linha rosa grossa: traçado de linha a sul e para a direita = oriente da estação antiga
Círculo rosa: ao fim dessa linha rosa, ver análise em baixo
"S" rosa fino: traçado que em 1914 seria necessário para ligar o do recinto do 
porto ao da Rua de NS da Conceição (hipótese HoM)
Linha laranja: traçado de linha a sul e para a esquerda = ocidente da estação antiga, 
ver análise em baixo
Triângulo laranja: ver análise em baixo
Verde claro: limites a sul, leste e oeste da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho
Linhas azul claro: limites a sul, leste e oeste da praceta de António Enes
Verde escuro: Av. 18 e depois 28 de Maio, actual M. de Inhaminga, limite 
a norte do recinto do porto e caminhos de ferro para nascente da Praça Mac Mahon
Penso que com os mapas se pode perceber bem as vantagens que teria havido se a linha da praia da Polana tivesse saído da estação antiga. Em relação à distância, podemos ver que a parte de linha para a esquerda = ocidente da estação antiga marcada a laranja (um "V" com vértice à esquerda) seria o acréscimo do trajecto se o combóio partisse da estação (gare) actual. 
Em termos de tempo, para além do mencionado acréscimo do trajecto, as manobras que o combóio tinha de fazer nas agulhas do triângulo (à esquerda dos mapas) para mudar de sentido de marcha implicavam demora adicional até ele chegar à frente da estação antiga (a partir da qual não haveria diferenças pois os trajectos passavam a ser comuns). Como no artigo que se via ao fundo daqui se falava em viagem de cinco minutos até à praia, assumi que ela fosse o mais directa possível e por isso que partiria/chegaria da/á estação antiga. Mas como acabámos de ver aqui usar-se a estação (gare) actual também era exequível e tinha a vantagem de se concentrar a operação numa única estação. Fico então na dúvida se a referência de APL a "estação central" como término a ocidente da linha da praia da Polana terá sido uma imprecisão, mas também não é importante. 
Estes mapas mostram também que linhas a saír da zona das duas estações para oriente só havia as que passavam pelo recinto do porto e dos CFLM, por isso hipóteses de passagem de linhas nessa direcção pela Rua Araújo e Av. da República não seriam substanciadas aqui.
Partindo-se para a praia (para leste = nascente = oriente) da estação actual ou da antiga, em ambos os casos seria usada a linha marcada a "rosa grosso" que nos dois mapas se vê chegava até sul da praceta de António Enes. Nessa zona, como vimos na FOTO 2 e na MONTAGEM 2 do artigo anterior, a linha deveria curvar para cima dos mapas = norte de modo a uns 150 metros mais a norte poder voltar a curvar para a direita dos mapas = leste para poder aí e ao terminar esse "S" (que juntei a traço "rosa fino" aos mapa de 1914 mas que não estava lá e é uma hipótese HoM) seguir pela Rua de NS da Conceição. Mas observando o interior dos círculos rosa vemos que a representação da linha termina aí, tanto em 1903 que era um ano em que suponho não houvesse ligação para oriente e por isso não era relevante estar, como em 1914 ano que em que a linha da praia da Polana estava a funcionar e por isso era essencial estar. Dado que não conheco fotos provando que a linha tivesse feito esse "S" a partir de 1911, se ele aparecesse desenhado no mapa de 1914 ficaria confirmada a minha ideia de que realmente a linha tinha saído do recinto do porto para entrar no centro-sul da Baixa urbana para depois prosseguir para oriente. Como esse "S" não está no mapa de 1914 ficamos sem saber por onde foi esse trajecto. Acrescento que nessa rua do "S" do lado nascente da Praça 7 de Março (Tavares de Almeida) houve durante muito pouco tempo uma linha de eléctrico que aparece aqui e na FOTO 2 em baixo, talvez só em 1904 e 1905 quer dizer antes de se ter feito a linha da praia da Polana. Mas o advogado do diabo perguntaria "se há fotos da rua para o eléctrico porque não terá havido para o combóio"?


FOTO 2 (à venda no delcampe.net)
Amarelo: linha do eléctrico que funcionou até c. 1905
"S" rosa fino: parte norte do traçado de via férrea que em 1914 seria necessário
 para ligar o do recinto do porto ao da Rua de NS da Conceição (hipótese HoM)
Vermelho: traçado mais provável das linhas do centro da Baixa para nascente  
seguindo pela Rua de NS da Conceição
Concluo assim o tema das linhas de caminho de ferro da Baixa para oriente ficando muitas dúvidas sobre aspectos fulcrais. Certeza é que a linha da praia da Polana existiu de 1911 a 1922, que partiu duma estação na Baixa e por isso têve de a atravessar para seguir depois pela zona da enseada da Maxaquene. Como pano de fundo para as dúvidas há uma grande ausência de informação pois no mais esta resume-se a isto: 
- APL faz referida menção à "estação central" mas penso que nada mais diz sobre o traçado da linha da praia da Polana da Baixa até atingir a base da Ponta Vermelha; 
- Alexandre Lobato diz só o pouco que referi nos artigos anteriores, sómente em relação ao traçado da Praça 7 de Março para nascente e penso eu que provávelmente só em relação à linha das obras do porto (à qual penso que APL não se refere de todo). 

Estranho que este tema tenha sido ignorado no passado e no presente mas o mesmo sucede para a primeira linha de Marracuene que aparentemente teria subido da Baixa para a alta da cidade por uma das avenidas "verticais". Para além da raridade (só é conhecida uma da linha de Marracuene) fotos de composições ferroviárias atravessando o meio urbano de LM por espaços que não tinham sido especialmente previstas para tal, podiam ter sido impressionantes.

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