Clube Marítimo de Desportos de Lourenço Marques (2/2)

Completando o artigo anterior sobre o Clube Marítimo de Desportos (CMD) de Lourenço Marques, actual Maputo e reorganizando o seu conteúdo. 
Começamos com uma foto e o resumo dum texto do livro D'Ouro de Maria Helena Bramão publicado em 1970.

FOTO A

Exterior da sede do Clube Marítimo de Desportos na estrada marginal 
para a Costa do Sol no final dos anos 60
O CMD foi fundado por pessoal da Capitania do Porto de Lourenço Marques e a sua primeira sede e campo de jogos foi nos terrenos da Capitania, presumo que nesta zona habitacional onde me lembro existir um campo de basquetebol frente ao estuário. 
Mais tarde "foi construída a nova sede que se vê em cima na costa da Polana. Esta incluía um Salão de Festas, bares para Homens e Senhoras, cozinha e copa, sala para Direcção e Conselho Técnico, balneários, seis quartos de cama para alojar embaixadas desportivas, hangar coberto para trinta embarcações e uma esplanada para cem embarcações. No final dos anos 60 o CMD dedicava-se únicamente a desportos náuticos, muito principalmente, a Vela, Remo, Pesca, Caça Submarina, Ski aquático e Motonáutica".
Podemos ver as segundas instalações do CMD entre a Av. Marginal e a praia na foto aérea seguinte de Carlos Alberto Vieira reproduzida do livro "Recordações de Lourenço Marques":

FOTO B
Novas instalações do CMD construído entre a orla marítima e a 
estrada marginal seguindo para sul para o fundo (cimo) da foto.
Na FOTO B vê-se do lado esquerdo (leste = nascente = da baía) mais ou menos a meia altura da foto a rampa de acesso à água, a esplanada (parque descoberto) de embarcações, um edifício ao lado da rampa que seria o hangar coberto e mais para norte (para baixo na foto) as outras instalações do clube. Estas estavam acima do nível da praia numa plataforma suportada por uma grande parede aparentemente de betão. 
Contráriamente ao Clube Naval que fez uma doca, o CMD suponho que aproveitou um ponto mais elevado da costa para se instalar e optou pela rampa directa para a água. Certamente que isso teria limitações operacionais mas não sabemos agora quais foram os contrangimentos legais ou financeiros que levaram a essa solução. 
Na FOTO B vê-se no extremo norte do recinto um edifício em forma de oval que presumo fosse o salão de festas. Relembro que foi por aqui, suponho que já aproveitando o ponto mais elevado da costa, o antigo Restaurante Petters (ver ao fundo) e penso eu o seu sucessor "Ponta do Mar" que também era arredondado.
Em relação ao artigo anterior, esta FOTO B é mais antiga do que as duas que lá constam: aqui o parque descoberto para sul não tinha ainda a extensão que lá se via na FOTO 1 e aqui a marginal não tinha os postes de iluminação pública que lá se viam na FOTO 2. 

Na FOTO B vê-se uma estação de serviço com placa ondulada em betão do lado poente = oeste da marginal. Penso que a foto seguinte de fotold.com foi tirada nessa Estrada Marginal da praia da Polana para a Costa do Sol ainda com dunas elevadas e precisamente à entrada para essa estação de serviço e olhando-se para a zona norte do CMD. No entanto a FOTO A não permite a comparação em pormenor com a FOTO C,  por exemplo em relação às escadas que nesta se vê bem. 


FOTO C
Nesta data, a sede do CMD que ficaria para a direita = sul da foto,
estaria já já construída ou existia sómente a plataforma?

Noto ainda que a árvore que na FOTO C se vê no passeio do lado leste da marginal entre esta e o muro estava na FOTO A muito maior, confirmando o resto das indicações de que a FOTO C será uns anos anterior à FOTO A (que seria de cerca de 1970) e presumo que à FOTO B (que seria talvez de meados de 60). 
Para a esquerda da FOTO C vê-se o que devia ser o entroncamento da estrada interior que vinha da zona da Sommerschield e passava a sul do campo de futebol do Benfica de Lourenço Marques, actual Costa do Sol quando toda a área era ainda campo. Desse lado para a frente seriam os terrenos do autódromo. 
Ver aqui actualmente a zona toda construída e penso que ainda com a estação de serviço na mesma esquina.

Comentários