Missão Suíça a sul de Lourenço Marques - estação de Makulane/Maculane (2/5)

Continuamos a ver os locais onde a Missão Suíça (agora Igreja Presbiteriana em Moçambique e DM Exchange et Mission na Europa) esteve presente no sul de Moçambique com as fotos e legendas do seu arquivo na USC. Continuamos com Makulane (Maculane) de que falámos para o fim do artigo anterior a propósito de supostamente ficar na margem do Rio Maputo (chamado Great Usutu até um pouco a montante daí) - ver mapa aqui de lagoa com esse nome. 
Esta era a casa missionária de Maculane vista de frente em 1903:

FOTO 1
Frente e um dos lados da casa, o que estava livre
Podemos ver de perto as escadas e varanda da casa e mais dos seus ocupantes estrangeiros e população local nas fotos seguintes tiradas entre 1901 e 1907 por David Paul Lenoir a quem já nos referimos.


FOTOS 2 e 3

Missionários suíços e empregados locais
A legenda da foto da direita na montagem de cima diz: Família Bovet e Menina Perrenoud  Fotografia de um grupo de missionários da Suíça romanda (de língua francesa) em pé, Samuel Bovet, sentadas, Mathilde Perrenoud e Georgine Bovet com as crianças Bovet. Escadas e a galeria (HoM: varanda em torno) da casa missionária da estação de Makulane.
Na FOTO 4 seguinte estão então as traseiras da mesma casa em 1901 com um pequeno edifício recuado e mais ou menos a meio, que pelo que veremos a seguir talvez fosse a cozinha:

FOTO 4
Mission_house_Makulane_Mozambique_August_1901
Segue-se uma vista geral da estação de Makulane entre 1901 e 1907:


FOTO 5
Foto de David Paul Lenoir de 1901/1907 no arquivo da USC
Da legenda original da FOTO 5 e do que se vê em todas elas pode-se dizer que à esquerda está a casa missionária e a cozinha, ao centro direita vê-se a capela / escola que aparece nas FOTOS 6 e 7 e na legenda são ainda mencionados a loja e o galinheiro. No entanto nas diversas fotos não consigo esclarecer bem a posição da cozinha e a razão pode ser que ela tenha sido mudada ao longo do tempo. 
Agora duas fotos da escola de Makulane no mesmo período e que se pode confirmar ser a palhota de forma rectangular ao centro direito da FOTO 5:


FOTOS 6 e 7
Aula de ginástica em 1903 e grande grupo em pose 
com a escola por trás (entre 1901 e 1907)
Em baixo está a capela de Makulane entre 1896 e 1911, mais longa que a escola e que no topo do telhado parecia ter um campanário rústico


FOTO 8
Chapel_Makulane_Mozambique_ca_1896 1911
Uma foto da população local de Maculane atravessando o Rio Maputo:

FOTO 9
Canoa tradicional movida com paus pelo que o rio devia estar pouco fundo
A última foto mostra uma inundação em 1909 e pode deduzir-se que a estação missionária presbiteriana ficava numa elevação na margem do rio Maputo:

FOTO 10
Flood_in_Makulane_Mozambique_29_December_1909
Como se pode ver com estas e com as outras fotos da USC sobre Maculane, elas cobrem em detalhe os edifícios, os missionários e as populações locais e suas actividades e muitos outros aspectos geográficos e etnográficos. Muito negativo e como já me lamentei será uma pena se os pixels das fotos assim disponibilizadas ao público curioso tiverem sido reduzidos de propósito e se não se oferecem alternativas viáveis para as estudar, o que para já não consegui.

Comentários